Votuporanga recebe apresentações e oficina pelo ProAC



Grupo Seres de Luz Teatro se apresenta na cidade na quinta, sexta e sábado; parceria foi firmada entre ProAC e Secretaria da Educação, Cultura e Turismo

Convênio entre Secretaria da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga e o ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Estado Cultura possibilitou a vinda de mais um grupo de teatro para o município: Seres de Luz Teatro, que cumprirá programação diversificada em três dias de permanência na cidade, todas realizadas gratuitamente.



A primeira será uma oficina de “Técnicas de manipulação de bonecos e animação de objetos”, na próxima quinta-feira (06/05), às 19 horas, no Teatro Municipal “Tenente Mario Bernardes”. A oficina trabalha alguns dos fundamentos e técnicas básicas sobre a arte da animação e manipulação de títeres e objetos, tentando destacar as infinitas possibilidades do boneco. “O boneco, mediador entre a realidade e o imaginário, provoca em cada espectador, crianças ou adultos, uma viagem introspectiva, onde o impossível pode se tornar possível”, segundo consta no projeto elaborado pela oficina.



A oficina é voltada ao público em geral, além de atores, bailarinos, bonequeiros, estudantes de artes cênicas e arte-educadores. Podem participar da oficina 30 pessoas. As inscrições estão sendo feitas na Secretaria da Educação, Cultura e Turismo, no Departamento de Cultura, pelo telefone 3405-9750 ou na rua Santa Catarina, 3.747, das 7h às 17h30.



O Acrobata
Na sexta-feira (07/5), às 15 horas, o grupo fará apresentação de “O Acrobata”, também no Teatro Municipal. A peça é um clássico trabalho de clown, fruto de intercâmbio com o mestre Nani Colombaioni na Itália, em janeiro de 1998. Desde sua estreia em Berna-Suíça em 1998, já foi apresentado no campo de refugiados de Kosovo (Suíça), asilos de idosos, hospitais, escolas, praças, circos e teatros na Itália, Espanha, Colômbia, Brasil, Peru e Argentina.

Neste espetáculo, a dupla de domador e mascote, Jasmim e Pippo, se envolve em uma tradicional saga de domadores de feras, tentando inutilmente fazer proezas acrobáticas. A dupla demonstra uma relação onde o domador e a mascote surpreendem à plateia pela ternura e simplicidade.

“A figura do clown revela aspectos essenciais da condição humana. Dotado de uma lógica própria, estabelece uma comunicação direta com aquele que o assiste, “levando-o pela mão” para um longo caminho de reencontro com o patético, lírico e cômico de cada um. Com sua aparência desajeitada cria situações inusitadas, provocando hilaridade e ternura, num exercício livre, corajoso e generoso”, de acordo com a sinopse da peça.

Pipistrello
Ainda na sexta-feira, porém às 20 horas, o Teatro Municipal irá receber o espetáculo “Pipistrello”, uma história de um títere-clown que vive um amor à primeira vista e utiliza diversas artimanhas para conquistar sua amada, porém não é correspondido. O jogo de sedução demonstrado na peça desencadeia uma série de situações cômicas e imprevisíveis que leva a reflexão sobre as variadas maneiras de demonstrações de amor.

“Pipistrello” reúne, em uma só história, um amor não correspondido, infinitas desventuras, e a inocência de um títere que desperta no público ternura e cumplicidade, utilizando uma técnica mista ou combinada, de manipulação direta de partes do corpo do manipulador representando assim uma originalidade na linguagem.

A-la-pi-pe-tuá!!
Por fim, no sábado (08/5), às 10h e às 16 horas, o grupo apresenta a peça “A-la-pi-pe-tuá!!” na Praça Cívica junto à Concha Acústica. Esta apresentação clown foi desenvolvida para ser executada em circos, ruas ou espaços alternativos, o que promete muita diversão para quem passar pelo centro da cidade.

“A-la-pi-pe-tuá!!” representou o Brasil em vários festivais internacionais na Colômbia, Equador e Peru e tem como intuito resgatar e recriar números clássicos da clowneria e do circo-teatro, transportando ao teatro o clima como se estivéssem no picadeiro.

O espetáculo consegue fazer com que o público participe e protagonize com entusiasmo e inocência cada uma das cenas que a dupla de artistas Tanguito e Jazmim propõe. As mágicas serão desvendadas, os truques denunciados, mas sempre estão presentes o jogo, a emoção e ingenuidade dos clowns.

Serviço:
Oficina “Técnicas de manipulação de bonecos e animação de objetos”
Data: 06/05
Horário: 19 horas
Local: Teatro Municipal “Tenente Mario Bernardes”

“O Acrobata”
Data: 07/5
Horário: 15 horas
Local: Teatro Municipal “Tenente Mario Bernardes”

“Pipistrello”
Data: 07/5
Horário: 20 horas
Local: Teatro Municipal “Tenente Mario Bernardes”

“A-la-pi-pe-tuá!!”
Data: 08/5
Horário: 10h e 16 horas
Local: Praça Cívica junto à Concha Acústica

Fonte:
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Votuporanga
Foto:
Vitor Damiani

Read Users' Comments (0)

0 Response to "Votuporanga recebe apresentações e oficina pelo ProAC"

Postar um comentário