ENCONTRO DE FOLIA DE REIS

No próximo dia 23 de maio (domingo) o município de Sebastianópolis do Sul o 11º Encontro de Companhia de Reis. O evento será realizado na praça da matriz com a missa de abertura às 09 horas. O objetivo do evento é incentivar uma das mais antigas manifestações da cultura popular brasileira. O evento é realizado pela Companhia de Santos Reis Resplendor do Oriente de Sebastianópolis do Sul com o apoio da Prefeitura da cidade.
No Brasil, a Folia de Reis é uma das tradições herdadas dos colonizadores portugueses, com influências das religiões praticadas pelos escravos. A festa comemora o nascimento de Cristo, com um enredo de músicas que lembram a viagem que os três reis magos - Baltazar, Belchior e Gaspar - fizeram a Belém para encontrar o Menino Jesus. Os palhaços, vestidos a caráter e cobertos por máscaras, representam os soldados do rei Herodes, em Jerusalém, cuja função na Folia é animar a festa e espantar os maus espíritos.

Assim como na tradição portuguesa, os foliões visitam as casas da população com os seus instrumentos (sanfona, reco-reco, caixa, pandeiro, chocalho, violão). Os foliões levam consigo a bandeira, cujo estandarte é enfeitado com fitas e quadros religiosos. Quem comanda a Folia é o mestre e contra-mestre, que puxam o canto, conhecido como toada, no qual o mestre canta e os outros foliões respondem.

Fonte: Renato Bacani
Assessor de Comunicação
Fórum GRANLAGOS

Read Users' Comments (0)

0 Response to "ENCONTRO DE FOLIA DE REIS"

Postar um comentário