Cardoso - Onde a natureza fez morada



Na Aventura deste mês visitamos Cardoso/SP, uma cidade hospitaleira que além de forte vocação turística, conta com o povoado de Vila Alves e o distrito de São João do Marinheiro, onde a natureza se mostra exuberante. Rodeada por três grandes rios, o Turvo, o Marinheiro e o Rio Grande, Cardoso possui grande potencial para a pesca, com uma variedade enorme de espécies de peixes. Acompanhe nossa viagem e desfrute dos belos momentos vividos pela equipe da Imagem, você é nosso convidado!

Cardoso é uma daquelas cidades que, quando se conhece, logo um pensamento invade a cabeça: “eu moraria nesse lugar”. Com cerca de 11.600 habitantes e uma das maiores cadeias de ranchos e casas de veraneio da região, com aproximadamente 1.400 casas destinadas ao ecoturismo e a pesca, a cidade é bem estruturada e conta com um comércio forte e diversificado. A atual administração do prefeito João da Brahma de Oliveira, tem voltado seus esforços no fomento da vocação turística e na preservação do meio ambiente. O resultado é uma cidade bem cuidada e acolhedora, que inspira o lazer e o turismo.

Não foi difícil encontrar em nosso primeiro dia de aventura, a Prainha de Cardoso. Localizada nos arredores da área urbana do município, é um lugar que impressiona pela estrutura ampla e arborizada. Dotada lanchonete, playground e quiosques com pias, churrasqueiras, mesas e bancos dispostos à sombra das árvores. É um autêntico local destinado ao lazer de turistas e da população que, durante o ano todo, pode contemplar sua beleza e usufruir do contato próximo com a natureza, a pesca e a presença maciça de aves pantaneiras, como o tuiuiú e os cabeças secas.

Tínhamos um encontro marcado com a Diretora Municipal de Turismo, Anna Cecília Santana Inoue, que nos acompanharia em nossa aventura e com o guia local Marcos Antonio da Silva Bono, conhecido como “Cespinha”, piloto experiente, há mais de 12 anos percorrendo os rios da Região.

Ao chegamos ao embarcadouro, uma rápida passada nos detalhes do roteiro e depois de checados os itens de segurança, subimos a bordo em busca de belas imagens da bacia hidrográfica compreendida pelo encontro de três rios: o Turvo, o Tomaizinho e o Tomaizão.



Não foi preciso rodar muito para percebermos o porquê de tantos barcos e pescadores. Rapidamente conseguimos captar através de nossas lentes, belos exemplares de peixes. A pesca na região de Cardoso atrai um grande número de turistas de cidades grandes como São Paulo, Campinas, Jundiaí e Americana entre outras.

O Pequeno Pantanal

Depois de alguns minutos seguindo em direção ao Rio Turvo, chegamos ao que os pescadores e turistas chamam de “Pequeno Pantanal”, um verdadeiro berço para muitas espécies de peixes de couro e escamas, além de encontrarmos plantas e flores aquáticas que dão um colorido especial à paisagem, como o famoso “aguapé”.




Fonte: Revista Imagem
Reportagem: Mauro de Sá
Fotográfo: J. Sthréppe
Contato: Admilson - 17 9715-4897

Read Users' Comments (0)

0 Response to "Cardoso - Onde a natureza fez morada"

Postar um comentário