Cultura é Currículo: alunos de Riolândia visitam Museu


Projeto proporciona interatividade cultural entre alunos de diversas escolas estaduais da região, além de mostrar a história de Votuporanga

As visitas de alunos de escolas estaduais da região de Votuporanga ao Museu Municipal “Edward Coruripe Costa”, pelo projeto Cultura é Currículo 2010, já foram iniciadas. Na manhã da última terça-feira (04/05), 28 alunos do 5.º ano da escola “Clarinda Machado de Souza”, de Riolândia, visitaram o Museu em Votuporanga.

Segundo o encarregado do Setor de Museus e Patrimônios Históricos da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga, Evandro Junior Ferreira da Silva, “os alunos nunca haviam visitado nenhum outro museu, então eles estavam bem curiosos e aprenderam sobre as três temáticas que temos expostas: a histórica, geográfica e artística. Eles apreciaram as fotos, móveis, quadros e todos os materiais que compõem o Museu de Votuporanga”.

Também participaram da primeira visita deste ano professoras da escola de Riolândia e Daniela Cristina do Amaral, da Diretoria de Ensino. Evandro explica ainda que, por meio deste projeto o Museu já tem visitas agendadas de várias escolas as terças, quartas e quintas-feiras nos períodos da manhã e tarde, e da noite para as quintas.

Vídeo documentário

Durante a visita foi exibido o vídeo gravado em 2009 pela TV Cultura em todas as instituições participantes do projeto. “As visitas são guiadas e os participantes assistem ao documentário que trata sobre o surgimento da cidade. É um momento de interatividade cultural onde relatos de histórias intermunicipais são compartilhados”, comenta Evandro Silva.

“Nosso vídeo teve a participação da Corporação Musical Zequinha de Abreu, que conta a história de um músico que chega à cidade para fazer uma apresentação com a banda no adro do museu municipal. O vídeo mostra vários lugares da cidade até o personagem encontrar o museu”, explica.

O material fará parte da programação da TV Cultura, como vinheta do Projeto Cultura é Currículo. “Para nós, é uma imensa satisfação poder integrar o DVD que reúne todos os vídeos como Museu Casa de Portinari, Museu de Arte Primitivista de Itu, Museu Paleontológico de Marília e demais instituições”, comemora Evandro.

Cultura é Currículo

Pelo segundo ano consecutivo, o Museu Municipal “Edward Coruripe Costa” foi escolhido pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Educação, para continuar recebendo incentivos do projeto Cultura é Currículo.

O convênio com o projeto foi assinado pela secretária municipal da Educação, Cultura e Turismo, Eliane Baltazar Godoi, disponibilizando parte das vagas do museu às escolas estaduais. O museu também mantém projetos como Roteiros Culturais, que levam escolas municipais, estaduais e particulares a conhecer os patrimônios históricos da cidade.

Fonte: Lara Rodrigues
Assessora de Imprensa
Prefeitura de Votuporanga

Read Users' Comments (0)

0 Response to "Cultura é Currículo: alunos de Riolândia visitam Museu"

Postar um comentário