Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP lançará curso superior de Tecnologia em Produção Cultural

Numa perspectiva sociológica, cultura simboliza tudo o que é aprendido e partilhado pelos indivíduos de um determinado grupo e que confere a esses indivíduos uma identidade dentro do seu grupo de pertença. Embora a “indústria cultural” e os meios de comunicação de massa tratem cultura como sinônimo de entretenimento, seu conceito é bem mais amplo.

Como um campo amplo, a cultura recebe contribuições de cada indivíduo, de cada grupo social, de acordo com cada período histórico. A cultura se perpetua através das gerações de modo dinâmico e suas criações possuem normas próprias. Além disso, a cultura se apresenta como um complexo sistema comunicativo.

A cultura é o elemento que garante a todos - criadores, artistas e platéias – o direito à celebração de sua identidade, à manifestação de sua sensibilidade e emoção, desenvolvendo, a um só tempo, o espírito crítico, a imaginação e o sentido de coletividade, num processo de conscientização, socialização e transformação social. (CORREA, Marcos Barreto, 2004, p.31)

A pluralidade cultural como conhecimento e valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional e a crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira são aspectos que precisam ser refletidos e trabalhados pela educação a fim de contribuir para o conhecimento do Brasil como um país multicultural e multifacetado.

Com essa compreensão sobre cultura, o Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP projeta o Curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural por entender que, num mundo globalizado onde o individualismo e a competição se fazem presentes nas relações produtivas e sociais, nada pode fazer mais sentido do que a oferta de um curso que atenda tanto às exigências científicas e técnicas de formação profissional, quanto ao conhecimento de si mesmo e do meio social, bem como o desenvolvimento de capacidades que permitam a cada um agir enquanto sujeito consciente de seu papel na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

O Curso
Para contribuir no processo de superação da discriminação e de construção de uma sociedade mais justa, no campo da cultura, livre e igualitária para todos, sem distinção, o Curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural propõe-se tratar do campo étnico, tomando como referência como se desenvolvem atitudes e valores, no campo social, voltados para a formação de novos comportamentos, novos vínculos, em relação à diversidade cultural do país e, em particular, do Estado de São Paulo e região de São José do Rio Preto.

O Curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural propõe uma concepção de sociedade que busca explicitar a diversidade étnica e artístico-cultural que a compõe, compreendendo suas relações, marcadas pelas desigualdades socioeconômicas, e apontar transformações necessárias, contribuindo para a afirmação da diversidade cultural como traço fundamental na construção de uma identidade nacional e/ou regional que se põe e se repõe continuamente, além da contribuição para a comunicação entre as diversas culturas, inclusive de outros povos.

A UNIRP, comprometida com o desenvolvimento cultural e contando com tradição, experiência, capacidade instalada e profissionais qualificados, procura contribuir na formação de produtores culturais, formando-os por meio do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural. O curso em nível superior tem como objetivo suprir, numa proposta diferenciada, a demanda local e regional de profissionais para a área de Produção Cultural, tendo como princípio básico a compatibilização das novas exigências legais com as necessidades do mundo da cultura e da arte e da articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

Informação sobre o curso:
(17) 8155-8801 – Renato Bacani Ponton

Fonte: Renato Bacani Ponton

Read Users' Comments (0)

0 Response to "Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP lançará curso superior de Tecnologia em Produção Cultural"

Postar um comentário