Festa Junina agita Valentim Gentil

Música caipira, comida típica e a encenação do casamento na roça são algumas das atrações

Na próxima quinta-feira, dia 1º de julho, na Praça da Matriz, às 19h30, a Prefeitura de Valentim Gentil realizará mais uma edição da tradicional festa junina popular do município. Na ocasião, diversas atrações estão previstas, como terço cantado, apresentação de dança e a distribuição de pipoca, quentão, amendoim, chocolate-quente e doces típicos. A festa é aberta para toda população.

De acordo com o prefeito Adilson Segura, a expectativa é de que um grande público prestigie o evento, alusivo a Santo Antônio, São João e São Paulo. “Esperamos uma bela confraternização entre os munícipes na Praça Central, onde todos poderão desfrutar de muita música, diversão e guloseimas que serão fornecidas gratuitamente”, comenta o prefeito.

Arraiá na “Melhor Idade”

Na última quinta-feira, 24, aconteceu no CCI (Centro de Convivência do Idoso), em Valentim Gentil, a festa junina da entidade. Distribuição gratuita de doces e salgados típicos, além da formação da tradicional quadrilha foram as atrações do evento. Na oportunidade, estiveram presentes 75 pessoas do Grupo “Melhor Idade” do município.


LEGENDA DA FOTO: Prefeito Adilson Segura compareceu ao CCI para prestigiar o evento

Fonte:Breno Guarnieri
Chefe do Setor de Comunicação e Imprensa
Prefeitura de Valentim Gentil - SP
Contato: (17) 3485-9400

Read Users' Comments (0)

Expô/Fisav terá Rancho Theodoro´s todas as noites no recinto

Confirmada a presença de uma das maiores boates e casas de shows dentro do recinto da Expô/Fisav 2010. A Comissão Organizadora da maior festa 100% filantrópica do interior fechou contrato com a boate Rancho Theodoro´s, que irá oferecer grandes novidades ao público que comparecer no recinto de exposições “Presidente Costa e Silva”.

Conforme o presidente do Fisav (Fundo das Instituições Sociais e Associadas de Votuporanga) Jair Batista de Oliveira, o Rancho Theodoro´s é considerado uma das principais empresas de eventos e promoções do País e trará a Expô/Fisav o que há de melhor no gênero musical, principalmente com a presença de duplas de sertanejo universitário. Os promotores da boate prometem trazer as melhores duplas sertanejas universitárias e outras atrações durante os dias de festa da exposição deste ano.
Com uma programação extensa durante a exposição e três grandes festas promovidas pela Theodoro´s, a boate promete fazer Votuporanga e região tremer nos dias da Expô/Fisav 2010.

Segundo os organizadores, no dia 7 de agosto, acontece a Noite do Barão; dia 8, Noite da Baronesa; dia 14 Ressaca do Barão. Todos os dias da festa, logo após os shows programados pelo Fisav no palco do recinto, tem início o Rancho Theodoro´s com várias atrações.

Abrindo a programação de shows, a dupla sensação do momento, Christian e Cristiano, trazendo para o palco do Rancho Theodoro´s, a música Fã, sucesso em todo o País. No dia 7 – sábado, Marcelo Viola e Ricardo e Grupo Theodoro´s; no dia 8 – domingo, Wesley & Gustavo; dia 11 – quarta-feira, Grupo Theodoro´s e Dayane Thavares; dia 12 –quinta-feira, Alex e Conrado; dia 13 – sexta-feira, Diego e Diogo; dia 14 – sábado, Betho e Menom e DJ Allan Passos – ex-Big Brother Brasil.

Para o presidente do Fisav, o rancho será um grande diferencial da festa deste ano, oferecendo shows todas as noites, DJs e outras atrações para o público. “Estamos inovando em todos os setores da Expô/Fisav e o Rancho Theodoro´s terá grandes atrações, shows e outras novidades para agitar as noites da festa”, disse Jair Oliveira. Melhores informações sobre a boate no site www.theodoroseventos.com.br.

Fonte:
EMERSON BORTOLAIA
Assessor de Imprensa

Read Users' Comments (0)

Demônios da Garoa



Fonte:
Depto de Cultura
Prefeitura de Fernandópolis

Read Users' Comments (0)

JUNINÃO 2010 FOI UM SUCESSO


Aconteceu nos dias 18 e 19 de Junho a 2ª Edição do JUNINÃO de Paulo de Faria. E mais uma vez a Prefeitura surpreendeu a todos, proporcionando uma grande festa para toda população. Na sexta-feira dia 18, foram apresentadas as Quadrilhas da Pré-Escola Camillina Floriano Gouveia e da EMEB José Francisco Rodrigues. Logo após as apresentações, à Dupla João Renan e Rafael subiram ao palco e esquentaram a noite com muita música e animação.

No sábado foi a vez das Quadrilhas do Bairro Patrimônio Novo, Clube da Vitalidade Terceira Idade Dr Salustiano Ribeiro e da EMEB Vicente Luiz da Costa, onde os alunos da Professora Daniela encantaram a todos com a apresentação da Quadrilha da Copa. O Prefeito Herley Rossi, fez questão de agradecer a presença da população e dos visitantes e ainda falou sobre algumas das obras a serem entregues durante os meses de Junho e Julho, como a nova Praça de Caminhada, que além de toda reforma ecologicamente correta, ainda irá receber aparelhos de ginástica do Projeto Academia ao Ar Livre, proporcionando mais qualidade de vida aos adeptos das atividades físicas. O Prefeito disse ainda sobre a conclusão da reforma do Ginásio de Esportes Marrequinho que já está na sua fase final e dos avanços na area da Educação do município.

Em seguida a população pode acompanhar uma linda queima de fogos, mais um presente da Prefeitura aos que ali estavam acompanhando esse grande evento. A atração musical da noite ficou por conta da Dupla Tonny e Kleber que cantaram seus grandes sucessos e o melhor do sertanejo universitário. Fica aqui registrado em nome do Governo Municipal, os agradecimentos a todos que participaram da realização do JUNINÃO 2010 e especialmente a população e aos visitantes, que lotaram a Praça Peregrino Benelli durante as duas noites de festa na cidade.

Fonte:

Read Users' Comments (0)

Enquete aponta show musical para aniversário da cidade

46% dos votos computados foram direcionados para show musical; Prefeitura está fechando calendário comemorativo que será divulgado em julho

A Prefeitura de Votuporanga presenteará a população votuporanguense com um show musical em comemoração ao aniversário de 73 anos da cidade, comemorado em 8 de agosto. A escolha pela atração se deu através de grande participação dos internautas que elegeram esta opção na enquete que ficou disponível no site da Prefeitura.

Dos 700 votos apurados pelo Departamento de Turismo da Prefeitura, 46% apontavam preferência por Show Musical. Sendo assim, a Prefeitura está definindo a atração e fechando o calendário oficial de comemoração do aniversário da cidade que será composto por vasta programação cultural. O calendário oficial será divulgado em julho.

Entre as outras opções da enquete estavam Apresentação Teatral (25%), Desfile Cívico (11%), Espetáculo de Dança (8%), Ato Cívico (7%) e Outros (3%).

Fonte:
http://www.votuporanga.sp.gov.br/www/noticia/?nid=1933

Read Users' Comments (0)

Espetáculo de dança em Votuporanga neste domingo


“Fora de Si” acontece neste domingo pelo Circuito Cultural Paulista e expressa através da dança frustrações, medos e anseios que vivemos

A Prefeitura de Votuporanga traz, neste domingo (27/06), às 20h30, no Teatro Municipal “Tenente Mário Bernardes”, mais um grande espetáculo pelo Circuito Cultural Paulista: “Fora de Si”, um trabalho que fala dos sentimentos não expressados pelo ser humano, tudo através da dança. O espetáculo gratuito conta com 12 artistas da Ribeirão Preto Cia. de Dança e a direção artística de Luciana Junqueira e Alexandre Alves.

De acordo com a sinopse, o trabalho fala “sobre a forma que adaptamos nossas frustrações, medos e anseios, pois vivemos nesta torre de babel na qual não temos caminhos claros. Escolhemos e seguimos sem ao menos pensarmos nas conseqüências”.

A coreografia retrata ações naturais do ser humano, mas que não se deixam fluir. “Fora de Si” transporta para as cenas, uma forma de tornar a dança mais natural e direta. Com duração de uma hora e classificação livre, é um programa pra toda a família e promete impressionar o público através desse lindo espetáculo de dança.

Fonte:
Rivaldo Silva
Prefeitura de Votuporanga

Read Users' Comments (0)

PEQUENOS ROTEIROS: BONS NEGÓCIOS

Se vasculharmos os roteiros turísticos oferecidos, constata-se um vazio mercadológico: a maioria deixa os destinos de curta duração e baixa quilometragem à descobertos. Tal tendência está sendo revertida. Se tomarmos alguns indicadores como: populações concentradas nas grandes áreas metropolitanas do país; o número de pessoas da terceira idade e aposentados; a quantidade de pessoas que, mesmo possuindo habilitação para dirigir, tem medo de enfrentar estradas; as pessoas descasadas, viúvas e solteiras; as de faixa etária até 13 anos; as dificuldades econômicas para gastos mais altos; a tendência de viajar mais vezes foras das férias anuais, pede novas alternativas de roteiros.

É preciso, pois, quebrar tabus.

O primeiro que roteiros de curta duração e baixa quilometragem são inevitáveis economicamente. Os mesmos não podem ser vistos como conceito de turismo social, ou como ações voltadas para os denominados “farofeiros”.
O segundo que o público só quer excursões de média e longa duração, acoplados a médias e longas distancias.
O terceiro: que para roteiros de pouca quilometragem os interessados vão por conta própria.

Devemos atentar para a quantidade de pessoas que nos grandes feriados permanecem na cidade e poderiam ser conquistadas com programação diferenciada junto a hotéis, spas, parques temáticos entre outros.
Devemos realizar levantamento de opinião, pesquisas concentradas em fábricas, escritórios, condomínios, faculdades, escolas, aeroportos, estações rodoviárias, postos de gasolina etc e depois trabalhar os resultados e oferecer ao público , os destinos que foram indicados, com os preços mais justos. Imprescindíveis ações de parcerias no receptivo, envolvendo governo local, comunidade, empresários, fornecedores de serviços, juntamente com os agentes de viagens.

Os caminhos da venda devem ser diferenciados, sendo tais excursões apresentadas e até comercializadas em super e hiper mercados, shopping centers, grandes shows, casas noturnas, faculdades, escolas, clubes, levando assim, o agente de viagem a esses locais de compras , lazer, entretenimento e cultura.. Esse vazio e ao mesmo tempo nicho, podem ser ocupados por “pool” de pequenas agencias, minimizando custos e ampliando horizontes.

Outra possibilidade é o roteiro temático, que além de amarrar todas as opções de lazer, traz consigo atividades específicas, de educação, treinamento, cultural, ambiental, científico, técnico, como por exemplo: esportes radicais, sáfari fotográficos, exploração de cavernas, mini spa, com mínimo de pernoites, tendo como possível alternativa de alojamento as propriedades rurais, onde a vivência do campo, mesmo perto dos grandes centros, com alimentação típica, sejam motivos de satisfação e aumento de vendas.

Fonte:
Otavio Demasi
Consultor de Turismo/Jornalista
odtur@ig.com.br - www.odtur.blogspot.com
Telefones: 11.5548.5105 / 11.8342.2672

Read Users' Comments (0)

Sebastianópolis do Sul se prepara para o Juninão

O final do mês de Junho será festivo com a realização do tradicional festa junina do município de Sebastianópolis do Sul. Aberto gratuitamente para toda a população, o evento já se tornou típico e tradicional no município e região. O “Juninão” como é chamado o evento ocorre no dia 26 de Junho, às 19 horas no Recinto Municipal Luiz Paulani.

O evento tornou-se muito tradicional ao longo dos anos de realização e movimenta a cidade com os atrativos preparados para a festa. O local do evento vai contar com a participação da população local e visitantes que poderão apreciar pratos e bebidas típicos para todos os presentes, terço, grandiosa queima de fogos. A animação do Juninão vai ficar por conta do show sertanejo da dupla Cesar e Paulinho e o som do DJ Lukinha.

A realização ficou sob encargo da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo de Sebastianópolis do Sul e apoio da Prefeitura e Câmara municipal. A cidade se prepara para um grande evento e, assim, incentivar os moradores e visitantes a novamente marcarem presença no evento que promete entrar para a história pela grandiosidade e festa.

Fonte:
Juliana Paiva
Prefeitura de Sebastianópolis do Sul
Renato Bacani
Fórum GRANLAGOS

Read Users' Comments (0)

Paulo de Faria comemorou o dia do Meio Ambiente


Dia 02 de junho de 2010, na praça Peregrino Benelli foi o ponto de encontro para a celebração do evento em comemoração ado dia do Meio Ambiente, que contou com EMEB Vicente Luiz da Costa, EMEB José Francisco Rodrigues, EMEB Camillina Floriano Gouvea e as creches Pe. Francisco José Geisnner, Centro Social do Patrimônio Novo e Casa da Criança, Projetos Sociais Peti e Ação Jovem e a EE Professor Nelson Alves Tremura.

Iniciando esse brilhante evendo com uma passeatas pelas principais ruas do nosso município, partindo da EMEB José Francisco até a praça Central, onde aconteceu várias manifestações culturais (apresentação de teatro, músicas, danças, jogral e etc). Com exposições em tendas dos trabalhos feitos pelos alunos de materiais reciclados e também toda a população pode contar com uma feira de produtos confeccionado em couro, diretamente de Franca/SP.

Fonte:
Franciela C. Garofolo
Prefeitura de Paulo de Faria

Read Users' Comments (0)

Deputado Júlio Semeghini destina R$ 140 mil para Valentim Gentil

Recurso será empregado em melhorias na área de infraestrutura turística

O deputado federal Júlio Semeghini (PSDB) destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 140 mil para o município de Valentim Gentil. O referido recurso, que será disponibilizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, será empregado na realização de obras de infraestrutura turística, isto é, melhorias em áreas de lazer da cidade.

“Este programa (infraestrutura turística) do Ministério do Turismo permite que a gente faça, por exemplo, recapeamentos, pavimentações e reformas em geral, visando a melhorar as condições de atendimento aos turistas”, explica o engenheiro Francisco Belém, assessor de Infraestrutura do município, que conclui: “temos vários projetos e dentre eles vamos escolher para cadastrar um que se enquadre a esta faixa financeira que será disponibilizada”.

Para o prefeito Adilson Segura, o recurso destinado por Semeghini será muito importante para ajudar nos projetos desenvolvidos pela prefeitura. “O deputado Júlio Semeghini é um cidadão valentim-gentilense e sempre tem ajudado a cidade nas suas principais dificuldades. Dessa vez não foi diferente”, destaca.

O deputado, por seu turno, lembra que “mais uma vez estamos ajudando Valentim Gentil. Esta emenda reforça o compromisso que temos com esta cidade, com o prefeito Adilson e toda sua equipe. E pode ter certeza que vamos continuar trabalhando por vocês (munícipes)”, comemorou Semeghini.

Fonte:
Breno Guarnieri
Chefe do Setor de Comunicação e Imprensa
Prefeitura de Valentim Gentil - SP
Contato: (17) 3485-9400

Read Users' Comments (0)

Matéria gravada no 9º Salão São Paulo de Turismo



Fonte: Alfredo Farah

Read Users' Comments (0)

Arraiá do Água Viva



Fonte: Água Viva

Read Users' Comments (0)

Baile da escolha da Rainha da 44° Festa do Peão Riolândia



Fonte: Léia Ramos
Prefeitura de Votuporanga

Read Users' Comments (0)

Canal da SKY grava reportagem sobre Votuporanga

Equipe do programa Cidades em Harmonia esteve na cidade na última segunda-feira gravando reportagem que mostra potenciais do município

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura Votuporanga está sendo protagonista de mais uma reportagem de emissora de televisão, desta vez, o programa Cidades em Harmonia, transmitido nas noites de sábado pelo canal 102 da SKY.

A equipe de reportagem esteve na cidade durante a última segunda-feira pegando imagens de locais característicos como a praça da Igreja Matriz, o centro comercial e muitos outros.

Logo quando chegaram eles foram recepcionados pelo prefeito Junior Marão que falou sobre os potenciais turísticos e econômicos do município. “Votuporanga é uma cidade bem desenvolvida. Um exemplo disso é o pacote de mais de 60 obras lançado recentemente abrangendo diversas regiões da cidade. Estas obras certamente farão com que Votuporanga se desenvolva ainda mais em vários aspectos”, declara o prefeito em entrevista gravada em seu gabinete.

Na sequência a equipe visitou o Complexo Educacional no bairro São João, composto pelos CEM “Irma Pansani Marin” e Cemei “Profª Mercedes Fernandes de Lima”. No local a secretária da Educação, Cultura e Turismo, Eliane Baltazar Godoi, apresentou a nova estrutura física e pedagógica implantada pela Prefeitura de Votuporanga na rede municipal de ensino. “O grande objetivo das reformas e ampliações é promover o conceito de escola legal, um espaço mais lúdico, onde a criança se sinta acolhida, feliz e que favoreça o processo de aprendizado”, explica ela.

A secretária de saúde, Fabiana Arenas Stringari de Parma, também foi entrevistada para mostrar o funcionamento da rede de saúde pública em Votuporanga. Ela destacou, durante a entrevista, os serviços prestados pelo Consultório Municipal implantado no Jardim Marin. “É um Consultório que atende os pacientes com dia e hora marcada, dando prioridade ao agendamento por gravidade e não por ordem de chegada, o que garante o atendimento eficaz a toda a população daquela região”, explica.

Fabiana ainda falou sobre a projeção de atendimento dos consultórios. “Serão implantados, ao todo, 12 Consultórios que trarão muitos benefícios para as famílias atendidas e os funcionários que trabalham nas unidades”. Durante a entrevista ela ressaltou que a saúde em Votuporanga é modelo na região, citou como um dos exemplos, a estrutura profissional e de equipamentos oferecida pela Santa Casa local. Ainda na área da saúde a equipe de reportagem filmou o primeiro AME instalado no Estado de São Paulo, o de Votuporanga.

Ecotudo
Outro assunto abordado pelo programa Cidades em Harmonia é o meio ambiente de Votuporanga. A equipe da TV visitou o Ecotudo, acompanhada do superintendente da Saev Ambiental, Engº Marcelo Marin Zeitune e do secretário de Meio Ambiente, Geól. Gustavo Gallo Vilela. O secretário foi entrevistado e explicou sobre a implantação do projeto de reciclagem de lixo e os benefícios para Votuporanga. A reportagem destacará que o Ecotudo é pioneiro no Brasil com soluções de recebimento e reciclagem de todo tipo de resíduo domiciliar.

Fonte:
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Votuporanga

Read Users' Comments (0)

Prefeitura de Riolândia realiza o 3º Juninão


Nesta ultima sexta-feira e sábado (18 e 19/06) a prefeitura municipal realizou o 3º Juninão na Praça Nossa Senhora Aparecida.

Na sexta – feira dia 18 a abertura foi oficializada com a missa campal e após a missa apresentações das escolas, projetos , quadrilha da Melhor Idade e o tradicional pau de sebo.



No sábado dia 18, a festa teve convidados especiais, a cidade de Pontes Gestal participou do evento trazendo uma linda quadrilha da Melhor Idade, a cidade de Paulo de Faria com o Grupo de Catira Aramburu´ do Projeto Resgatando Tradições do Ponto de Cultura do Estado de São Paulo, quadrilha do Projeto Ação Jovem de Riolândia e o show com a gravação do DVD do cantor Soleny, organizado pela Ràdio Conquista FM que agitou o publico com seu repertorio.



Além de todas as apresentações, a festa contou com a exposição da Casinha Caipira projeto desenvolvido pela diretora Selma e todos os professores da EMEB –Prefeito Ruy Malachias Ferreira, “ Fiquei muito feliz quando apresentei o projeto para a diretora Selma e ela se sensibilizou e se empenhou ao máximo com seus professores em concretizar esse trabalho fazendo um resgate cultural com seus alunos e familiares” falou Dayse Pereira coordenadora de esporte, lazer e turismo. A barraca da pipoca foi outra atração proporcionada pela administração, pois foi gratuita e outras várias barracas com comidas e bebidas típicas das entidades do município.



De acordo com Dayse Pereira, - a idéia era inovar e proporcionar a população momentos de descontração, divertimento e cultura. “Preparamos cada detalhe, desde a decoração até as apresentações com muito carinho pensando no bem estar da população , resgatando a cultura que o mês de junho trás, o trabalho quando é realizado em equipe tende a ser cada vez melhor, estou muito feliz com o resultado”, diz ela.

O prefeito Neto,o vice Vanildo e todos os vereadores prestigiaram o evento.
“Quero agradecer a todos os funcionários e pessoas que se envolveram na realização deste grandioso evento. O sucesso desta festa é mérito de todos que trabalharam com carinho e dedicação que a população riolandense merece” disse o prefeito Neto.

Fonte: Léia Ramos
Prefeitura de Riolândia

Read Users' Comments (0)

Sábado mágico no Teatro Municipal de Fernandópolis


No próximo sábado (26/06/10), o palco do Teatro Municipal se transformará no mundo da magia. A partir das 20h00 será apresentado o espetáculo “Além da Mágica” com o Grupo Oculto do Aparente, de São Paulo.

O espetáculo conta a história de um mágico que relembra o início de sua trajetória no mundo do ilusionismo, no Japão. Enquanto revive como criança os encontros com seus mestres, ele realiza os primeiros números de mágica que aprendeu.

A apresentação faz parte do Circuito Cultural Paulista e é totalmente grátis. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro Municipal a partir das 14h00 no dia da apresentação.

SERVIÇO:
ESPETÁCULO: “ALÉM DA MÁGICA”.
ONDE: TEATRO MUNICIPAL.
QUANDO: 26/06/10 (SÁBADO).
HORÁRIO: 20H00.
QUANTO: TOTALMENTE GRÁTIS.
DURAÇÃO: 55 MINUTOS.
CLASSIFICAÇÃO: 6 ANOS.

Obs: Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro a partir das 14h no dia da apresentação.

Foto: Ale Ruaro
Fonte: Departamento de Cultura
Prefeitura de Fernandópolis

Read Users' Comments (0)

O berço do rodeio em touros do Brasil será palco de mais uma edição das melhores festas do peão do país


O município de Paulo de Faria/SP, berço do rodeio em touros do Brasil sediará uma das melhores e mais tradicionais Festa do Peão do país de 7 a 11 de julho o chão vai tremer em Paulo de Faria no Recinto de Exposições Luiz Paulo de Almeida. A 47.ª Festa do Peão será abrilhantada com montarias em touros, cavalos e carneiros, provas funcionais (tambor e laço), Shows e boates todas as noites.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

DIA 07/07 – ABERTURA OFICIAL DA FESTA – RODEIOS EM TOUROS E CAVALOS.

DIA 08/07 – RODEIOS, PROVAS FUNCIONAIS E SHOW COM O CANTOR MICHEL TELÓ.

DIA 09/07 – RODEIOS, PROVAS FUNCINAIS E SHOW COM JOÃO LUCAS & VALTER FILHO.

DIA 10/07 – FINAL DO RODEIO / DESAFIO DO PEÃO VILMAR FELIPE X TOURO BRASILEIRO DA CIA 3B E SHOW COM A DUPLA JAD’S & JADSON

SORTEIO DE UMA MOTO 0 KM PARA OS COMPRADORES DAS PERMANENTES

DIA 11/07 – A PARTIR DAS 10 HORAS DESFILE PELAS RUAS DA PRAÇA DA MATRIZ / QUEIMA DO ALHO E A NOITE PORTÕES ABERTOS COM VIOLADA SERTANEJA COM AS DUPLAS: CAIO E LUCAS E MAURÍCIO E LUCIANO.

REALIZAÇÃO: CLUBE DOS 20
APOIO: PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULO DE FARIA

FONTE: Roberta de Paula
Assessora de Turismo
Prefeitura de Paulo de Faria

Read Users' Comments (0)

Salão São Paulo de Turismo traz reconhecimento a Região Grandes Lagos

Potencialidades dos municípios foram expostas em estande na Feira que aconteceu no fim de semana na capital




As cidades dos Grandes Lagos ganharam destaque no Salão São Paulo de Turismo realizado no último final de semana no Centro de Convenções em São Paulo. De acordo com a Presidente do Fórum, Karina Moraes, as cidades foram muito bem representadas. “Entre os produtos locais que levamos para demonstração os de artesanato foram os que mais atraíram a atenção dos visitantes”, informa.



Ela ainda explica que a 9.ª edição da Feira de Negócios, Produtos e Serviços Turísticos exclusivos do Estado de São Paulo serviu para criar e fortalecer laços entre profissionais da área para beneficiar a fomentação do turismo no município. “Já recebemos vários convites para participarmos de outras feiras que serão realizadas e isso é muito bom para as cidades, porque mostramos que temos capacidade e potenciais para receber as pessoas aqui na região”.



Para levar os produtos à feira, foram firmadas diversas parcerias na região como, por exemplo, artesãos locais, Café Caipira de Votuporanga, agência de viagens Bruninis, Toten Eventos, Sindicato de Hotéis, Motéis, Restaurantes, Bares e Similares de Votuporanga e Região, Hotel Fazenda Foz do Marinheiro, Água Viva Thermas Clube Hotel, Maduga Palace Hotel, Chácara Nossa Senhora Aparecida e Clube dos 20 de Paulo de Faria.



Votuporanga, Valentim Gentil, Mira Estrela, Cardoso, Fernandópolis e Paulo de Faria, foram os municípios da região que participaram do Salão. “É a primeira vez que a região se une para participar da feira. Essa integração é muito importante não só para fortalecer o turismo na região, como também, para cada um destes municípios”, explica Karina.





“Fizemos um material impresso de divulgação de todos os municípios, com apoio da PromoStilo embalagens em PVC e materiais promocionais de Cardoso, para distribuir aos visitantes que passavam pelo nosso estande. Diferentemente do que acontecia nos outros estandes, no nosso as pessoas paravam e queriam saber mais sobre o que as cidades ofereciam. Eles não pegavam só o material e saíam, eles vinham, conversavam, enfim, demonstraram bastante interesse nos potenciais que demonstramos na feira”, afirma Karina.



Fonte: Fórum GRANLAGOS

Read Users' Comments (0)

MERIDIANO E FAMILIA MORANDIN CONVIDA PARA FESTA JUNINA

Estamos no período de realização de grandiosas festas típicas chamadas juninas. Festas essas que movimentam toda a região “Grandes Lagos” com diversas opções de entretenimento na cultura caipira, e o município de Meridiano não fica de fora dessas festividades. No dia 26 de junho (sábado) a partir das 19:30 horas o sítio da família Morandin receberá visitantes da cidade e região para participarem da tradicional festa junina.

Com comidas e bebidas típicas, terço e a animada quadrilha improvisada com os participantes, a festa da família Morandin é esperada anualmente por todos. A grandiosa decoração e queima de fogos fazem parte do encanto da festa, movimentando todos de Meridiano e visitantes que prestigiarem o evento junino.

O MUNICÍPIO DE MERIDIANO E A FAMÍLIA MORANDIN CONVIDAM TODOS PARA PRESTIGIAREM A FESTA JUNINA QUE É TRADIÇÃO NA REGIÃO “GRANDES LAGOS”.

26 DE JUNHO / 19:30 HORAS
LOCAL: SÍTIO DA FAMÍLIA MORANDIN

Renato Bacani
Fórum GRANLAGOS

Read Users' Comments (0)

Expô/Fisav terá disputa de prova do tambor


A Comissão Organizadora da Expô/Fisav (festa 100% filantrópica) confirmou que terá neste ano, a disputa da prova do tambor nas categorias masculino e feminino. Conforme a organização da prova, o prêmio para o primeiro colocado na prova feminina será uma moto zero quilômetro, além de outros prêmios oferecidos pelo Fundo das Instituições Sociais e Associadas de Votuporanga – organizadora do evento.

A Comissão Organizadora está preparando os detalhes das provas do tambor no masculino e feminino e as inscrições estão abertas no escritório do Fisav – fone 3405-1294.

A prova será organizada pelo experiente e conhecido Elvis Manzati, de Santa Fé do Sul. A final da prova está programada para o dia 15 de agosto, durante a disputa da final do Rodeio Profissional na arena da Expô/Fisav 2010. A prova de tambor consiste em contornar 3 tambores distribuídos em forma triangular, no menor tempo possível. A contagem do tempo começa quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida. O primeiro tambor deve ser contornado da esquerda para a direita e os outros dois, da direita para a esquerda. A medida oficial dos tambores é de 27,50 m entre o 1º e o 2º, e de 32m entre o 2º e o 3º.

Caso o competidor derrube o tambor, ele é penalizado em cinco segundos que são acrescidos no tempo final. Erro de percurso, se o competidor cair do animal ou se chegar com qualquer parte do corpo para fora do animal, são considerados casos de desclassificação.

Na disputa do Rodeio Profissional a Expô/Fisav oferecerá um carro zero quilômetro ao campeão e outros importantes prêmios. O veículo será oferecido pela Esmebra Esquadrias Metálicas, com o apoio do presidente do Fisav, o comerciante Jair Batista de Oliveira.

Fonte:
Emerson Bortolaia

Read Users' Comments (0)

Prefeitura de Riolândia realiza o 3º Juninão com um grande público.

Nesta ultima sexta-feira e sábado (17 e 18/06) a prefeitura municipal realizou o 3º Juninão na Praça Nossa Senhora Aparecida.

Na sexta – feira dia 17 a abertura foi oficializada com a missa campal e após a missa apresentações das escolas, projetos, quadrilha da Melhor Idade e o tradicional pau de sebo.

No sábado dia 18, a festa teve convidados especiais, a cidade de Pontes Gestal participou do evento trazendo uma linda quadrilha da Melhor Idade, a cidade de Paulo de Faria com o Grupo de Catira Aramburu´ do Projeto Resgatando Tradições do Ponto de Cultura do Estado de São Paulo, quadrilha do Projeto Ação Jovem e o show com a gravação do DVD do cantor Soleny, organizado pela Ràdio Conquista FM que agitou o publico com seu repertorio.

Além de todas as apresentações, a festa contou com a exposição da Casinha Caipira projeto desenvolvido pela diretora Selma e todos os professores da EMEB-Prefeito Ruy Malachias Ferreira, “Fiquei muito feliz quando apresentei o projeto para a diretora Selma e ela se sensibilizou e se empenhou ao máximo com seu professores em concretizar esse trabalho fazendo um resgate cultural com seus alunos e familiares” falou Dayse Pereira coordenadora de esporte, lazer e turismo. A barraca da pipoca foi outra atração proporcionada pela administração, pois foi gratuita e outras várias barracas com comidas e bebidas típicas das entidades do município.

De acordo com Dayse Pereira, - a idéia era inovar e proporcionar a população momentos de descontração, divertimento e cultura. “Preparamos cada detalhe, desde a decoração até as apresentações com muito carinho pensando no bem estar da população, resgatando a cultura que o mês de junho trás, o trabalho quando é realizado em equipe tende a ser cada vez melhor, estou muito feliz com o resultado”, diz ela.

O prefeito Neto, o vice Vanildo e todos os vereadores prestigiaram o evento.
“Quero agradecer a todos os funcionários e pessoas que se envolveram na realização deste grandioso evento. O sucesso desta festa é mérito de todos que trabalharam com carinho e dedicação que a população riolandense merece” disse o prefeito Neto.

Fonte:
Léia Ramos
PRefeitura de Riolândia

Read Users' Comments (0)

Nhandeara Parabéns!!!!



Fonte:
Luciano Oliveira
Prefeitura de Nhandeara

Read Users' Comments (0)

5º juninão em Sebastianópolis

Influenciado pela verdadeira tradição popular de antigos moradores da cidade esse evento tornou um dos destaques cultural e turístico de nossa região.
Esse evento cultural visa mostra a tradição religiosa e festeira de nossos antepassados.
Será realizado no recinto municipal “Luiz Paulani”, no dia 26 de junho o 5° juninão.
Uma grande fogueira é acesa dando inicio a realização do terço em louvor aos três santos “Santo Antonio, São João e São Pedro ao termino da cerimônia religiosa uma longa queima de fogos ilumina com um colorido deslumbrante o céu da pequena e aconchegante cidade, em seguida temos as quadrilhas, e o show com a dupla César e Paulinho”.
Temos as barracas de comidas típicas de um verdadeiro juninão.

Dia 26 de junho
Horário: 19h00min
Local: recinto “Luiz Paulani”.
Show: César e Paulinho



Renato Bacani
Fórum GRANLAGOS

Read Users' Comments (0)

Caminhada “4 Estações” terá calendário oficial

Projeto deverá abranger as quatro regiões da cidade em datas definidas por calendário

O projeto Caminhada “4 Estações” realizado pela Prefeitura de Votuporanga desde o ano passado, terá modificações em sua estrutura para abranger todas as regiões da cidade. Segundo informações da chefe do setor de Desenvolvimento de Atividades do Turismo da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo, Karina Moraes, todo último domingo de cada estação a caminhada acontecerá em um ponto estratégico das regiões norte, sul, leste e oeste.

“Vamos trabalhar essa modificação para fazer com que o principal atrativo da caminhada seja realmente o local escolhido para o percurso. Precisamos oferecer oportunidades para as pessoas conhecerem a cidade onde moram, além de propiciar integração dos próprios moradores”, explica ela.

Alexandre Giora, diretor de Relações Comunitárias da Secretaria da Cidade, explica que essa reestruturação no projeto também será importante para envolver as associações de moradores de bairros, que têm sido grandes parceiras da Prefeitura de Votuporanga em diversos eventos voltados a população. “Essa divisão de zoneamento respeita as áreas de atuação das associações de moradores, o que vai ajudar no trabalho de preparação para os bairros receberem o projeto”.

Karina explica ainda que esta ação da Prefeitura de Votuporanga está direcionada ao turismo receptivo. “Em feiras e exposições turísticas organizadas em todo país têm se demonstrado a importância de organização de caminhadas para exploração dos pontos turísticos da cidade. Em Votuporanga também estamos aplicando essa forma de explorar a cidade turisticamente. Precisamos preparar os moradores para receber visitantes e para isso eles precisam conhecer a cidade onde moram”.

Caminhada de Outono
A última edição da caminhada no antigo método foi realizada no último final de semana. A manhã fria de domingo reuniu pouco mais de 50 pessoas durante a Caminhada de Outono no Bosque Municipal Vale do Sol. A caminhada foi organizada pela Prefeitura de Votuporanga em parceria com a Saev Ambiental e Sansaúde. “Essa edição foi bastante proveitosa porque as pessoas que participaram estavam interessadas em conhecer os locais e saber um pouco mais sobre os projetos que estamos estudando para implantar melhorias no bosque”, afirma Karina.

Segue abaixo o novo calendário com as datas das próximas caminhadas, lembrando que os locais específicos em cada região estão em processo de definição:

Estação Inverno, 19 de setembro de 2010, Zona Leste;
Estação Primavera, 19 de dezembro de 2010, Zona Norte;
Estação Verão, 20 de março de 2011, Zona Oeste;
Estação Outono, 19 de junho de 2011, Zona Sul.

Mais informações sobre o projeto Caminhada “4 Estações” pelo (17) 3405-9750.

Fonte:
Lara Rodrigues
Assessora de Imprensa
Prefeitura de Votuporanga

Read Users' Comments (0)

CARDOSO MOSTRARÁ SUAS BELEZAS NO SALÃO SÃO PAULO DE TURISMO


O Prefeito João da Brahma levará a cidade para o 9º Salão São Paulo de Turismo, que começa hoje e vai até sábado dia 19 de junho, no Salão São Luis, próximo a Avenida Paulista. Este é o maior evento do turismo paulista que divulga com exclusividade os produtos e serviços turísticos do Estado de São Paulo, onde também será realizado o 10º Congresso do Turismo Paulista com diversos cursos sobre os temas da atualidade.

A cidade de Cardoso que já é conhecida em diversos estados do país por seu grande potencial turístico em recursos hídricos, pela Prainha e pelos Ranchos, estará expondo seus produtos para cerca de 50 agências de turismo e vários empresários do ramo de hotelaria e turismo que estarão presentes no evento.
“Já somos referência em turismo e esta é uma grande oportunidade de divulgar a imagem da nossa cidade e de expandir ainda mais a demanda turística” diz o Prefeito João da Brahma.

O Prefeito enviará a Diretora do Departamento de Turismo Anna Cecília Santana Inoue para representar o município, que estará com a Pousada Foz do Marinheiro no Stand de Cardoso, mostrando todo potencial turístico da cidade, juntamente com outras 5 cidades: Fernandópolis, Mira Estrela, Paulo de Faria, Valentim Gentil e Votuporanga, todas representando a Região Turística “Grandes Lagos”.

Fonte:
Anna Cecilia Santana Inoue
Diretora do Departamento de Turismo
Prefeitura de Cardoso

Read Users' Comments (0)

Carlinhos Antunes & Orquestra Mundana se apresentam no Teatro Municipal


A Diretoria da Cultura da Prefeitura de Fernandópolis apresenta nessa sexta-feira, 18, às 20h, no Teatro Municipal, o músico Carlinhos Antunes & Orquestra Mundana com o show “Tem Gonzaga no Molho”.

O espetáculo tem 1h30 de duração e faz um panorama da música brasileira desde as raízes africanas até à música popular contemporânea.

O show com o músico Carlinhos Antunes & Orquestra Mundana é gratuito e faz parte da programação do Circuito Cultura Paulista 2010.

Os ingressos para assistir ao espetáculo devem ser retirados na bilheteria do Teatro Municipal, no dia do show, a partir das 14h.

O músico

Carlinhos Antunes é um músico versátil que toca diversos instrumentos, como por exemplo, violão, viola, charango, cuatro, kora, saz e percussão. Sua principal característica é arte de descobrir novos sons a partir das viagens que realiza em diversas partes do mundo.

Carlinhos Antunes conhece 36 países e já atuou como solista e participou de diversas bandas em grandes festivais em Marrocos (onde viveu por um ano), no Peru, Nicarágua, Holanda, Cuba, França, Inglaterra, Grécia, Itália, Suíça, Alemanha, Espanha (onde viveu por quatro anos), Turquia, Croácia e Suriname.

SERVIÇO:
SHOW: Carlinhos Antunes e Orquestra Mundana
ESPETÁCULO: “Tem Gonzaga no Molho”
LOCAL: Teatro Municipal
DATA: Sexta-feira, 18
HORÁRIO: 20h
DURAÇÃO: 90 minutos
CLASSIFICAÇÃO: Livre

Fonte: http://www.fernandopolis.sp.gov.br/Portal/Noticias.asp?ID=2543

Read Users' Comments (0)

NOTAS DO TURISMO PAULISTA

Agora, o Salão

Na quinta-feira, dia 17 às 14 horas, teremos a inauguração do nono Salão São Paulo de Turismo, uma realização da AMITur, a Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico e da eficiente parceira, a Conteúdo Brasil Feiras e Eventos, bem comandada por Suzi Camargo.

Nesses nove anos, temos mostrado o desenvolvimento das nossas cidades nos segmentos de cultura, turismo e meio ambiente. Mostrado as cidades que se prepararam para bem receber os turistas. Os mesmos turistas que querem ver coisas novas, conhecer novos lugares e, até mesmo, rever antigos destinos com nova “roupagem”.

Os turistas, principalmente os da Capital que é o maior pólo emissor de turismo, estão preferindo distâncias que possam alcançar em poucas horas. Aquelas distâncias que você pode resolver num estalo e, em meia hora, já sair viajando.

Os Expositores

Mesmo com os eventuais problemas financeiros, as cidades com potencial, responsáveis e cônscias da sua importância, estarão se exibindo para o público conhecer o que elas estão oferecendo.

O já tradicional Salão São Paulo de Turismo acontecerá nas dependências do Centro de Eventos São Luís, à rua Luís Coelho, 333, entre a rua Bela Cintra e rua Augusta, paralela com a famosa Avenida Paulista, apenas a uma quadra da Estação Consolação do Metrô.

A exposição estará aberta das 14h00’ às 20h00’ na 5ª e na 6ª-feira. Já no sábado a abertura será às 10h00’ e encerramento às 18h00’. O ingresso é gratuito. Compareça, aprecie, e aproveite!

O Congresso

Junto ao Salão São Paulo de Turismo acontece, também, o 10o. Congresso do Turismo Paulista, destinado para os secretários e dirigentes de Turismo das cidades interioranas; para os membros dos Conselhos Municipais; e para os bacharéis e estudantes de Turismo, Hotelaria, etc., ajudando a prepará-los para enfrentar o mercado atual.

São apresentações condensadas e objetivas dos temas que foram os mais solicitados em pesquisa entre a maioria das cidades interioranas. A organização se preocupou em trazer os mais eficientes profissionais e esse diferencial pode ser o maior trunfo do Congresso.

Os Cursos serão apresentados no mesmo local e nos mesmos horários do Salão São Paulo de Turismo. É preciso saber como ganhar dinheiro com esse mercado, seja funcionário da Prefeitura, seja empresário ou estudante. As inscrições para os Cursos também poderão ser feitas na hora e no próprio local, em havendo vagas.

Workshop com Operadores

Ainda nas dependências do Salão São Paulo de Turismo nós teremos mais um Workshop com a presença de aproximadamente vinte Agências de Viagens Operadoras no dia 17 e outros vinte no dia 18..

Elas desejam criar pacotes e excursões para cidades interioranas e litorâneas e, assim, nessa oportunidade elas travarão contato direto com os responsáveis pelas cidades destinos.

Para um destino se fortalecer é preciso ter a força de vendas das Agências de Viagens. Isso é algo imprescindível. E este é o algo a mais que os expositores terão à sua disposição na citada ocasião.

Caminho de Peabiru

Um roteiro turístico que está sendo desenvolvido na região de Presidente Prudente é o “Caminho do Peabiru”, uma rota transcontinental pré colombiana com mais de 3.000 km de extensão. Essa rota abrange Brasil, Paraguai, Argentina, Bolívia e Peru.

No Brasil, o Caminho do Peabiru passava por Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Era uma rede de troncos e ramais utilizados pelos índios guaranis em busca da “Terra Sem Mal”. Os cristãos da época consideravam-no como o ‘Caminho de São Tomé’

Foi marcada para o corrente mês a terceira peregrinação com saída da Faculdade de Presidente Prudente e com destino às cidades de Pirapozinho, Tarabaí e Narandiba, todas no Estado de São Paulo, num percurso de 40 km. O coordenador de projetos do núcleo de Presidente Prudente é o Prof. Pedro Sérgio Mora Filho, também vice presidente do Comtur daquela próspera cidade.

Turismo e Fretamento

Estes são dois segmentos que dão sustentação às empresas de ônibus especializadas em serviços fora das linhas fixas entre cidades. Essas empresas precisam saber balancear os seus serviços entre os dois segmentos, pois um contribui para o progresso do outro.

É um desperdício uma boa frota que faz serviços fretados em dias úteis ter os seus carros sem nada para fazer nos fins de semana. Por seu turno, é muito difícil uma empresa se dedicar apenas aos serviços de turismo. Portanto, o bom dirigente sabe dosar as duas coisas em função, é claro, do mercado que lhe cerca.

No fretamento, os funcionários das firmas têm um serviço garantido, de boa qualidade, o que traduz em produtividade para a firma contratante. No turismo, as pessoas viajam bem acomodadas, confortáveis, e sem se preocupar com outra coisa senão curtir a paisagem. Prefira alugar ônibus de empresas especializadas seja para o transporte de funcionários, seja para programar passeios turísticos.

Fonte:
texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511
Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico - AMITur

Read Users' Comments (0)

TURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARTICIPATIVO

O século 21 busca a sustentabilidade participativa. Vontade política. Organização. Conscientização. Educação. Profissionalização. Legislação fomentadora e norteadora. Crédito cooperativado, com a análise exaustiva de potencialidades, vocações, reciclagem, tecnologia, experimentos científicos, negócios, visando a eficiência econômica, o equilíbrio ambiental e a justiça social.

O conceito de gestão participativa e integrada, começa nos municípios com a: economia rural sustentável; no desenvolvimento urbano sustentável; na ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável; em sustentabilidade nos projetos de infra-estrutura econômica e social; passando pela gestão profissional dos recursos naturais, históricos, arquitetônicos, paisagísticos e desaguando na redução das desigualdades sociais, culturais e educacionais. O meio-ambiente é a matéria-prima do turismo, sendo a alavanca econômica que utiliza a mão de obra local, criatividade, cultura, aspectos diferenciais e motivacionais, atraindo fluxos e entrada de divisas com ampla redistribuição de renda, através de amplos roteiros. Sem exaurir tipos de negócios, relaciono áreas de atuação: turismo receptivo: hospedagem, gastronomia, eventos, animação, locação de veículos, transportes diversos, compras, passeios, roteiros, serviços (cabelereiro, manicure, pedicure) outros; turismo de negócios: feiras, congresso, visitas técnicas, missões comerciais, simpósios, outros; turismo cultural: teatro, cinema, galeria, folclore, artesanato, numismática, heráldica, filatelia, poesia, circo, artes plásticas, carnaval, literatura, arquitetura, ciência, tecnologia, biblioteca, pinacoteca, aquário, botânico, horto, zôo, centro de documentação, instituto histórico/geográfico/geológico, ópera, dança, outros; turismo esportivo: mais de 50 modalidades conhecidas (terra, ar, água) gerando eventos, negócios, fluxos, atletas, entidades, patrocinadores, prestadores de serviços, fabricantes, atacadistas, fornecedores, mídias, outros; turismo religioso: romaria, caminhadas de fé, conventos, seminários, retiros, arte sacra, música, corais, igrejas, souvenirs, livros, outros; turismo termal: spa, talossoterapia, creno-climatologia, hidrotermalismo, terapias alternativas, outros; turismo rural: hospedagem, alimentação (geléia, compota, vinho, cachaça, mel, embutidos, queijos, etc.) locações diversas (charretes, cavalos, pedalinho etc.) eventos, educação ambiental, psicultura, fruticultura, floricultura, ranicultura, aguicultura, condomínio, criação de animais de pequeno porte/silvestres, farmacologia (ervas, raízes, folhas, cosméticos) outros; turismo ecológico: estação ecológica, reserva biológica, parque nacional, monumento natural, refúgio de vida silvestre, área de proteção ambiental, área relevante de interesse ecológico, floresta nacional, reserva extrativista, reserva de fauna, reserva de desenvolvimento sustentável, reserva particular natural, caminhadas, trilhas, espeleologia, arqueologia, hidrologia, geologia, topografia, safári fotogrático, observação de aves, baleias, hotel de selva, acampamentos, pesqueiros, eventos, pesquisa, outros.

Na esteira agregadora, traz consigo as áreas de comunicação, marketing, propaganda, relações públicas, fotografia, informática, gráfica, automotivo, comércio em geral, construção civil – é a galinha dos ovos de ouro – basta cuidar.

Otavio Demasi – Consultor de Turismo/Jornalista
odtur@ig.com.br - www.odtur.blogspot.com
Telefones: 11.5548.5105 / 11.8342.2672
40 anos de atividades profissional

Read Users' Comments (0)

Votuporanga terá representatividade em Salão de Turismo

Prefeitura de Votuporanga terá estande montado na feira onde serão expostas potencialidades turísticas do município, artesanato e gastronomia local

Votuporanga será representada na 9.ª edição da Feira de Negócios, Produtos e Serviços Turísticos exclusivos do Estado de São Paulo, conhecida como Salão São Paulo de Turismo, a ser realizada entre os próximos dias 17 e 19 na capital paulista. A chefe do setor de Desenvolvimento de Atividades do Turismo da Prefeitura de Votuporanga, Karina Moraes, irá expor as potencialidades do município, além de levar produtos gastronômicos e de artesanato feitos na cidade para demonstração aos visitantes e expositores. “Esta será uma grande oportunidade de ganharmos visibilidade já que o turismo do interior do Estado está sendo muito procurado por grandes agências que pretendem elaborar roteiros com produtos e locais encontrados na nossa região”, explica.

Outros municípios da região também participarão do Salão junto com Votuporanga: Valentim Gentil, Mira Estrela, Cardoso, Fernandópolis e Paulo de Faria. “É a primeira vez que a região se une para participar da feira. Essa integração é muito importante não só para fortalecer o turismo na região, como também, para cada um destes municípios”, explica Karina que também é presidente do Fórum Granlagos.


O evento

O Salão São Paulo de Turismo tem como principal objetivo fomentar o turismo do Interior e do Litoral Paulista, e divulgar com exclusividade os novos roteiros do turismo rural, ecológico, técnico e de aventura. Cada cidade é representada por sua Prefeitura, Comtur, Consórcio, Associações e Empresas Privadas, que mostram durante o evento suas hospedagens, gastronomia, cultura, artesanatos e tradicionais festas regionais.

Nos últimos anos a feira reuniu público de aproximadamente 18 mil visitantes e para 2010 a expectativa é de público ainda maior. O evento tem como público alvo, profissionais da área de turismo, investidores que buscam no Estado novos projetos para futuros investimentos e público final consumidor.

Durante os três dias do evento também acontecerá o 10.º Congresso Paulista de Turismo onde serão abordados 21 temas dirigidos exclusivamente para o setor, por meio da presença de diversos palestrantes.

Assim como ocorreu na edição passada, durante o Salão São Paulo ainda acontecerá a 2.ª Edição do Workshop Paulista de Turismo, uma área de Bolsa de Negócios, que une profissionais de Agências e Operadoras de Viagens de todo o Brasil, diretamente com o interlocutor de turismo de cada cidade. Através deste contato, são criados novos pacotes de passeios para o mercado do Turismo Paulista. A programação geral do congresso com temas, horários e grupos de palestrantes está disponível no site www.salaospturismo.com.br.

Lara Rodrigues
Assessora de Imprensa
Prefeitura de Votuporanga

Read Users' Comments (0)

Show Sertanejo Universitario - Guarani D' Oeste

Read Users' Comments (0)

COSMORAMA REALIZA TRADICIONAL QUERMESSE DE SANTO ANTONIO

Nos dias 12 e 13 de junho o município de Cosmorama abre as portas para receber visitantes de toda a região para participarem da tradicional Quermesse em louvou ao padroeiro da cidade “Santo Antonio”. Comemorando 79 anos de festa, toda a cidade entra em festa com a trezena e a realização das quermesses que são conhecidas pela tradicional culinária com o frango assado regionalmente conhecido por seu sabor e suas histórias.

Cosmorama por meio de sua cultural sertaneja local e regional glorifica suas tradições e siginificados que nos levam a entender que a grandeza do nosso povo, e que, somos individuos que agem em favor da construção de um existir em grupo, em familia, em amigos e história, nos motivamos à construir uma cultura.

A paróquia Santo Antonio revive a cada ano com maior intensidade esse período festivo e convida a todos para que possam prestigiar essa manifestação religiosa e cultural que revive histórias e tradições de famílias, cidade e região.

História Quermesse de Santo Antonio

A quermesse de nosso Padroeiro no seu início era realizado na Praça da Matriz, em uma barraca improvisada com bambu e folha de coqueiros, as prendas eram trazidas pelas famílias da Comunidade, cada dia uma família ficava responsável pelos preparativos das prendas era chamado de “Festeiro”, ocorria uma grande disputa entre as famílias mais populares para ver quem trazia as melhores prendas e qual o dia que dava mais lucro.

A quermesse a cada ano que passava, ficava mais famosa pelo empenho da comunidade, pelas prendas que eram de encher os olhos, pelos leilões que eram animados e disputados.

Com o passar do tempo, e com o progresso chegando às prendas passaram a ser preparadas no Salão Paroquial, prendas estas que eram doadas por todos os devotos, da Cidade do sitio, Padre Elias ao celebrar Missas nas capelas rurais trazia as prendas em seu carro, e as colocava em um galinheiro no fundo de sua casa.

Os Frangos eram limpos, depois temperados recheados e em seguida era colocada em forno artesanal que tinha que ser acessos horas antes, depois era todo enfeitado para ser leiloado ao publico que mais uma vez vinha de longe para prestigiar a grande festa, a festa era realizada do dia 01 de junho até o dia 13 de junho dia da Grande festa. Alem das doações de frango, eram doadas sacas de café, que eram vendidas, hoje em dia ha o leilão do gado além da Grandiosa quermesse.

Nos dias de hoje as prendas ainda são doadas por todos os devotos, tanto das capelas rurais quanto da cidade, são preparadas no Salão Paroquial por uma equipe de Senhoras que com amor e carinho preparam prendas para Seis grandes dias de festa, são assados em media 500 prendas por noite de leilão, prendas que ainda hoje preserva o seu preparo como antigamente na perdendo a essência da tradição religiosa e cultural da festividade.


Fonte:
Acervo histórico Paróquia Santo Antonio
Renato Bacani Ponton – Assessor de Comunicação
Prefeitura de Cosmorama

Read Users' Comments (0)

Caminhada 4 Estações

Read Users' Comments (0)

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO – UNIRP LANÇA CURSO DE TÉCNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL

A UNIRP, comprometida com o desenvolvimento cultural e contando com tradição, experiência, capacidade instalada e profissionais qualificados, procura contribuir na formação de produtores culturais, formando-os por meio do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural. O curso em nível superior tem como objetivo suprir, numa proposta diferenciada, a demanda local e regional de profissionais para a área de Produção Cultural, tendo como princípio básico a compatibilização das novas exigências legais com as necessidades do mundo da cultura e da arte e da articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

Para contribuir no processo de superação da discriminação e de construção de uma sociedade mais justa, no campo da cultura, livre e igualitária para todos, sem distinção, o Curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural propõe-se tratar do campo étnico, tomando como referência como se desenvolvem atitudes e valores, no campo social, voltados para a formação de novos comportamentos, novos vínculos, em relação à diversidade cultural do país e, em particular, do Estado de São Paulo e região de São José do Rio Preto.

O Curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural propõe uma concepção de sociedade que busca explicitar a diversidade étnica e artístico-cultural que a compõe, compreendendo suas relações, marcadas pelas desigualdades socioeconômicas, e apontar transformações necessárias, contribuindo para a afirmação da diversidade cultural como traço fundamental na construção de uma identidade nacional e/ou regional que se põe e se repõe continuamente, além da contribuição para a comunicação entre as diversas culturas, inclusive de outros povos.


MAIORES INFORMAÇÕES

www.unirp.edu.br

(17) 8155-8801 – Renato Bacani

Read Users' Comments (0)

3° Juninão de Riolândia



Fonte:
Leia Ramos
Prefeitura de Riôlandia

Read Users' Comments (0)

Expô/Fisav terá Parque de Diversões Brasília


Durante os dias da festa, o Parque de Diversões Brasília estará oferecendo os melhores aparelhos de entretenimento e diversão ao público que prestigiar a feira agropecuária

Além das várias atrações já confirmadas para a Expô/Fisav 2010 (Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Votuporanga) que acontece no período de 6 a 15 de agosto, no recinto de Exposições “Presidente Costa e Silva”, a Comissão Organizadora confirmou a presença de um dos principais parques de diversões do País.

Durante os dias da festa 100% filantrópica, o Parque de Diversões Brasília estará oferecendo os melhores aparelhos de entretenimento e diversão ao público que prestigiar a feira agropecuária.

Conforme o presidente do Fisav (Fundo das Instituições Sociais e Associadas de Votuporanga), Jair Batista de Oliveira, o Parque Brasília é um dos melhores do País e colocará aparelhos sofisticados e que atraem jovens e adolescentes. Estarão expostos brinquedos infantis e adultos, e o mais importante, a empresa colocará preços baixos para os passaportes e ingressos individuais diariamente. “São preços acessíveis ao público, pois o Fisav, sendo uma festa filantrópica, tem que oferecer o que há de melhor aos participantes”, disse Jair Jóias.

De acordo com o Fisav, para a categoria infantil, o Parque Brasília colocará aparelhos de Auto Pista, Bang Bang, Dakar, Formulinha, Fuskinha,. Happy Mountain, Jipe, Moby Dick, Motinha, Scaninha e Tele Combate. Já para os adultos, aparelhos como o Barco Viking, Crazy Dance, Kami Kaze, Montanha Russa, Samba e Túnel do Terror. “São brinquedos novos que chamam a atenção de crianças e jovens, e um pedido nosso foi a respeito dos valores dos ingressos, preços que realmente a população poderá comprar”, disse Jair.

Ao lado do Rodeio Profissional e da programação de shows, o parque de diversões é um dos principais atrativos da feira agropecuária totalmente filantrópica do interior do estado. A Expô/Fisav deste ano terá shows para todos os gostos musicais, passando pelas duplas Jorge e Mateus, Fernando & Sorocaba, João Carrero e Capataz, Bruno e Marrone, como pelo grupo Roupa Nova, Leonardo, entre outros.

O Rodeio Profissional também trará os principais peões e tropas do País, e a Comissão Organizadora estará oferecendo premiação em dinheiro e um carro zero quilômetro oferecido pela empresa Esmebra Esquadrias Metálicas aos primeiros colocados.

Por outro lado, a procura por permanentes tem sido intensa no escritório do Fisav, na rua Paraíba, esquina com a rua Minas Gerais, e a venda dos últimos camarotes também está aberta. Conforme o presidente da festa, os últimos camarotes estão à venda a preços que variam de R$ 1,9 mil a R$ 3,3 mil. “São as últimas unidades que temos à venda e a procura tem sido grande”, disse Jair. Informações pelo fone 3405-1294.

Fonte:
EMERSON BORTOLAIA
Assessor de Imprensa

Read Users' Comments (0)

Riolândia participa do 6º Encontro Cultural, Ecológico e Turístico de Itapagipe - MG

A cidade de Itapagipe realizou nos dias 30 de maio, 04,05 e 06 de junho o 6º encontro cultural, turístico e ecológico de Itapagipe que levou varias pessoas à beira do Rio Grande para participarem de um evento que alerta a população para a importância da preservação ambiental. O evento aconteceu às margens do Rio Grande e contou com a participação de toda comunidade local e regional.

Riolândia participou do evento no dia 06 de junho com 80 pessoas, sendo 25 crianças da escola Municipal Prefeito Ruy Malachias Ferreira, professores, funcionários do Centro de Saúde, autoridades do município, pescadores e população em geral.

No sábado dia 05 de junho houve um arrastão para limpar as margens do Rio Grande ,no municipio de Riolândia.

O ápice do evento ocorreu no momento da chegada do arrastão de limpeza juntamente com a caravana de Riolândia, liderada pelo Prefeito Neto e a coordenadora do Turismo Dayse Pereira, que foram recepcionados pela Prefeita Benice Maia e pelo Presidente da Câmara Sinvaldo Roberto Barbosa.

O Prefeito de Riolândia Sávio Nogueira Franco Neto agradeceu a recepção que teve e disse que suas expectativas com relação ao evento foram superadas e pretende organizar um S.O. S RIO GRANDE no município.

O evento contou ainda com a participação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande que montou um estande no local além de promover palestras voltadas a preservação da água.

Para a prefeita de Itapagipe, Benice Neri Maia, o evento soma importantes avanços na questão da preservação do rio. “Eu avalio de forma bastante positiva esse evento. Nós estamos conseguindo colocar, principalmente, na mentes das crianças a grande importância de preservar a vida. Criamos junto com as escolas concurso para eleger a melhor frase, melhor desenho e Garota Rio Grande e Rainha das Nascentes”.

Fonte:
Leia Ramos
Prefeitura de Riôlandia

Read Users' Comments (0)

44° Festa do Peão - Riolândia

Read Users' Comments (0)

Espetáculo Musical em Votuporanga no próximo domingo


“Duo Caleidoscópio - Edith Piaf” apresenta canções emblemáticas de uma das maiores cantoras francesas de todos os tempos

A Prefeitura de Votuporanga traz, neste domingo (13/06), às 20h30, no Teatro Municipal “Tenente Mário Bernardes”, com entrada gratuita, mais um grandioso espetáculo, pelo Circuito Cultural Paulista: “Duo Caleidoscópio - Edith Piaf”, que apresenta as belas canções de Edith Piaf, interpretadas pelos músicos, Xavier Silva e Álvaro Couto e Silva.

O espetáculo apresenta o programa “L’Invitation au voyage” (Convite à viagem) que são canções emblemáticas formando um verdadeiro panorama da carreira e da vida de Piaf, transportando o público para uma época mágica, quando o rádio e os shows eram as únicas ferramentas para se construir uma sólida carreira. Edith Piaf reunia qualidades necessárias para alcançar o sucesso, boa voz e interpretação.

Edith Piaf
Com uma vida cheia de tragédias e dificuldades, Edith Giovanna Gassion, conhecida como “la Môme Piaf” (o Pequeno Pardal), construiu sua brilhante carreira como uma das maiores cantoras francesas de todos os tempos. Seu timbre inconfundível e suas interpretações magistrais da chamada “chanson” francesa tornaram Edith Piaf conhecida internacionalmente.

Edith morreu no ano de 1963, aos 47 anos e mesmo após tanto tempo, será relembrada nesse espetáculo com os músicos Xavier Silva e Álvaro Couto, trazendo a Votuporanga a oportunidade de conhecer as belíssimas canções que marcaram época.

Mais informações sobre o espetáculo “Duo Caleidoscópio - Edith Piaf”, pelo telefone 3405-9750.

Músicas
O espetáculo “Duo Caleidoscópio - Edith Piaf” trará em sua apresentação as seguintes canções, na voz de Xavier Silva e com Álvaro Couto no acordeão:

Sous le ciel de Paris – Jean DRÉJAC – Hubert GIRAUD
Bal dans ma rue – Michel EMER
Paris – André BERNHEIM
A quoi ça sert l’amour – Michel EMER
Bravo pour le clown – Henry CONTET - LOUIGUY
L’accordéoniste – Michel EMER
La foule – Michel RIVGAUCHE – Angel CABRAL
Mon Dieu – Michel VAUCAIRE – Charles DUMONT
La goualante du pauvre Jean – René ROUZAUD – Marguerite MONNOT La vie en rose – Edith PIAF - LOUGUY
Milord – Georges MOUSTAKI – Marguerite MONNOT
Mon manège à moi – Jean CONSTANTIN – Norbert GLANZBERG
Hymne à l’amour – Edith PIAF – Marguerite MONNOT
Padam, padam – Henry CONTET – Norbert GLANZBERG
Non, je ne regrette rien – Michel VAUCAIRE – Charles DUMONTLes boites à musique – Francis BLANCHE e Marc CAB – Guy LAFARGE et Pierre PHILIPPE adapt. para acord. REGINA WEISSMAN

Fonte:
Rivaldo Silva
Assessor de Imprensa
Prefeitura de Votuporanga

Read Users' Comments (0)

Dia do Desafio agitou Riolândia


Com a proposta de praticar pelo menos quinze minutos de atividade física, o Dia do Desafio colocou todo mundo para se exercitar em Riolândia. Coordenado pelo departamento de Lazer, Esporte e Turismo o Dia do Desafio no município contou com programação extensa nos períodos da manhã e tarde. Houve ainda ginástica laboral com funcionários da prefeitura municipal, e na penitenciária João Batista de Santana para a prática de 15 min de atividade física, visitas nas unidades escolares do município e na Praça do bairro Jardim Brasil para a prática de atividade física com toda a comunidade.

Neste ano Riolândia competiu com a cidade de San Rafael de Las Flores/ Guatemala, e segundo a diretora de esportes, Dayse Pereira,ela acredita que esse ano houve maior engajamento e participação. “Nosso objetivo principal é incentivar a prática esportiva e chamar a atenção para os benefícios que as atividades físicas diárias proporcionam, não só como manutenção da forma física, mas, essencialmente como bem estar do corpo, mente e da saúde”, explicou Dayse Pereira.

Realizado sempre na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem 15 minutos de atividade física. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para tentar envolver nas atividades a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes. É uma disputa amigável, que estimula a participação. No desafio, os vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração, a criatividade, a liderança, o espírito comunitário e começam a compreender a importância de fazer da atividade física um hábito para os outros dias do ano.

Fonte: Léa Ramos
Prefeitura de Riolândia

Read Users' Comments (0)