COSMORAMA REALIZA TRADICIONAL QUERMESSE DE SANTO ANTONIO

Nos dias 12 e 13 de junho o município de Cosmorama abre as portas para receber visitantes de toda a região para participarem da tradicional Quermesse em louvou ao padroeiro da cidade “Santo Antonio”. Comemorando 79 anos de festa, toda a cidade entra em festa com a trezena e a realização das quermesses que são conhecidas pela tradicional culinária com o frango assado regionalmente conhecido por seu sabor e suas histórias.

Cosmorama por meio de sua cultural sertaneja local e regional glorifica suas tradições e siginificados que nos levam a entender que a grandeza do nosso povo, e que, somos individuos que agem em favor da construção de um existir em grupo, em familia, em amigos e história, nos motivamos à construir uma cultura.

A paróquia Santo Antonio revive a cada ano com maior intensidade esse período festivo e convida a todos para que possam prestigiar essa manifestação religiosa e cultural que revive histórias e tradições de famílias, cidade e região.

História Quermesse de Santo Antonio

A quermesse de nosso Padroeiro no seu início era realizado na Praça da Matriz, em uma barraca improvisada com bambu e folha de coqueiros, as prendas eram trazidas pelas famílias da Comunidade, cada dia uma família ficava responsável pelos preparativos das prendas era chamado de “Festeiro”, ocorria uma grande disputa entre as famílias mais populares para ver quem trazia as melhores prendas e qual o dia que dava mais lucro.

A quermesse a cada ano que passava, ficava mais famosa pelo empenho da comunidade, pelas prendas que eram de encher os olhos, pelos leilões que eram animados e disputados.

Com o passar do tempo, e com o progresso chegando às prendas passaram a ser preparadas no Salão Paroquial, prendas estas que eram doadas por todos os devotos, da Cidade do sitio, Padre Elias ao celebrar Missas nas capelas rurais trazia as prendas em seu carro, e as colocava em um galinheiro no fundo de sua casa.

Os Frangos eram limpos, depois temperados recheados e em seguida era colocada em forno artesanal que tinha que ser acessos horas antes, depois era todo enfeitado para ser leiloado ao publico que mais uma vez vinha de longe para prestigiar a grande festa, a festa era realizada do dia 01 de junho até o dia 13 de junho dia da Grande festa. Alem das doações de frango, eram doadas sacas de café, que eram vendidas, hoje em dia ha o leilão do gado além da Grandiosa quermesse.

Nos dias de hoje as prendas ainda são doadas por todos os devotos, tanto das capelas rurais quanto da cidade, são preparadas no Salão Paroquial por uma equipe de Senhoras que com amor e carinho preparam prendas para Seis grandes dias de festa, são assados em media 500 prendas por noite de leilão, prendas que ainda hoje preserva o seu preparo como antigamente na perdendo a essência da tradição religiosa e cultural da festividade.


Fonte:
Acervo histórico Paróquia Santo Antonio
Renato Bacani Ponton – Assessor de Comunicação
Prefeitura de Cosmorama

Read Users' Comments (0)

0 Response to "COSMORAMA REALIZA TRADICIONAL QUERMESSE DE SANTO ANTONIO"

Postar um comentário