MUSEU E ARENA SAEVINHO COMEMORAM SUCESSO NA EXPO

Mais de 13 mil pessoas passaram pela catraca do estande do Museu montado no Recinto de Exposições

O Museu Municipal "Edward Coruripe Costa" e o espaço da Saev Ambiental, denominado de Arena Saevinho, receberam inúmeros visitantes durante os dez dias da Expo Fisav. No estande do Museu a catraca contabilizou entrada de mais de 13 mil pessoas que puderam conferir, por meio de fotos do arquivo de dona Lazinha (Lazara Cândida do Carmo Leite de Carvalho, filha de João Gonçalves Leite, primeiro prefeito eleito em Votuporanga), a história de fundação do município de Votuporanga.

O encarregado pelo Setor de Museus e Patrimônios Históricos, Evandro Junior Ferreira da Silva, analisa de forma muito positiva a estadia provisória no Recinto de Exposições “Presidente Costa e Silva”. “Foi excelente! As pessoas que passaram por lá elogiaram muito as fotos inéditas que conseguimos com a dona Lazinha e também com a contribuição do professor Aguinaldo Oliveira. Já conseguimos fazer novos contatos com outras pessoas que se comprometeram em nos ceder novas fotos para o próximo ano”, afirma.

Durante as manhãs da semana passada os alunos dos Centros de Educação Municipais que frequentam o projeto de Educação Integral visitaram o Museu e o Arena Saevinho. De acordo com a Secretaria da Educação, Cultura e Turismo, a média diária de visitas foi em torno de 60 a 70 alunos.

Novas instalações

O Museu Municipal está sendo transferido para o Ecotudo. Conforme já havia sido anunciado pelo Prefeito Junior Marão, durante inauguração do espaço, o Museu passa a funcionar no galpão da antiga Algodoeira Matarazzo a partir da próxima segunda-feira (23/8).

Evandro acredita que a mudança será favorável ao trabalho que a instituição desenvolve visando a valorização do patrimônio histórico e cultural de Votuporanga. Junto com a mudança retornarão as visitas do projeto Cultura é Currículo. “Temos visitas agendadas todos os dias da próxima semana, sendo que, na quinta-feira da semana que vem receberemos alunos das escolas estaduais da região até o período noturno”, explica Evandro.

Arena Saevinho

Além da exposição de fotos do Museu no Fisav, os visitantes puderam conhecer os projetos da Saev Ambiental e participar de atividades lúdicas promovidas no Arena Saevinho. O espaço foi montado pela autarquia com foco em educação ambiental e contou com o acompanhamento de estagiários e funcionários.

O mascote Saevinho esteve entre as atrações da festa, com a distribuição de brindes, bolas, tirando fotos e animando quem passou pelo recinto de exposições “Presidente Costa e Silva”. Os jogos e atividades desenvolvidas no Arena Saevinho estão no site www.saev.com.br/saevinho. Na página e no Orkut do Saevinho estão as fotos de alguns visitantes do projeto.

Leandro Ferreira, estudante de Pedagogia e colaborador da autarquia, comemora o sucesso da iniciativa. “Foi a primeira vez que fizemos o Arena Saevinho. O resultado foi muito bom com as crianças que puderam aprender sobre meio ambiente enquanto se divertiram”. Além das brincadeiras, a Saev Ambiental expôs informações sobre tratamento de água de Votuporanga e uma maquete da Estação de Tratamento de Esgotos “Antonio Aparecido Polidoro”.

Fonte:
Prefeitura de Votuporanga

Read Users' Comments (0)

0 Response to "MUSEU E ARENA SAEVINHO COMEMORAM SUCESSO NA EXPO"

Postar um comentário