EXPÔ-FISAV COMEÇA AMANHÃ COM EXPECTATIVA DE BATER RECORDES

Começa oficialmente nesta sexta-feira, a partir das 19h30, a 35ª Exposição Agropecuária, Comercial, Industrial e Votuporanga – organizada pelo Fisav (Fundo das Instituições Sociais e Associadas de Votuporanga) com vasta programação de shows com artistas renomados, extensa programação de rodeio, pecuária, exposição de gados, móveis, produtos, parque de diversões, barracas, expositores e tudo que uma grande feira agropecuária oferece ao público.

A festa totalmente beneficente começa com queima de fogos, abertura do rodeio qualify, várias atrações e, encerrando a noite de sexta-feira, show com a dupla sertaneja João Carrero e Capataz.

Os portões do recinto da festa “Presidente Costa e Silva” serão abertos a partir das 19h30, com o início do rodeio qualify, visita aos pavilhões da indústria e comércio, expositores, barracas, parque de diversões, entre outros.

A abertura oficial do evento acontece neste sábado, a partir das 9 horas, no portão principal do recinto “Presidente Costa e Silva”. A comissão calcula que aproximadamente 250 empregos diretos e indiretos estão sendo gerados neste período pré-festa e durante a programação dos dez dias da Expô-Fisav.

O presidente da Comissão Organizadora da Expô-Fisav, o comerciante Jair Batista de Oliveira espera que a festa deste ano supere as expectativas em números de público, de negócios gerados pelas feiras agropecuárias, comercial e industrial, venda dos espaços pelas empresas que estão expondo produtos e serviços. Oliveira adianta que os números do ano passado serão superados, pois a festa em 2009 sofreu por causa da crise mundial e da gripe suína. “Esse ano, devemos bater os recordes de público, de negócios que serão gerados nos dez dias da festa”, disse.

A partir desta sexta-feira, começa a exposição de gado leiteiro da raça holandesa, e o Fisav foi escolhido para sediar etapa estadual da Associação Paulista de Gado Leiteiro.

Outra grande novidade da edição deste ano é a qualidade do rodeio, com peões convidados que disputam etapas nacionais de montarias e premiação milionária. O parque de diversões também é outra atração da festa, a empresa trouxe vários brinquedos com preços promocionais. Além desses atrativos, a Expô/Fisav terá uma das melhores grades de shows com artistas renomados, atingindo todos os gêneros musicais durante os dez dias de festa.

Duplas consagradas como Jorge e Mateus; Bruno & Marrone; Fernando & Sorocaba; João Carrero & Capataz, o cantor Leonardo e o Grupo Roupa Nova são alguns dos artistas que estarão se apresentando no palco do recinto de exposições

Rodeio

A Comissão de Rodeio – presidida por Márcio Azevedo convidou os melhores peões do País e contratou as melhores tropas que participam dos principais rodeios. Outra novidade deste ano será a realização da Prova do Tambor nas categorias masculino e feminino com premiação de uma moto zero quilômetro.
Na disputa do Rodeio Profissional a Expô/Fisav oferecerá um carro zero quilômetro ao campeão e outros importantes prêmios. O veículo será oferecido pela Esmebra Esquadrias Metálicas, com o apoio do presidente do Fisav, o comerciante Jair Batista de Oliveira.

Prova do tambor

A Comissão Organizadora da Expô/Fisav (festa 100% filantrópica) confirmou que terá neste ano, a disputa da prova do tambor nas categorias masculino e feminino. Conforme a organização da prova, o prêmio para o primeiro colocado na prova feminina será uma moto zero quilômetro, além de outros prêmios oferecidos pelo Fundo das Instituições Sociais e Associadas de Votuporanga – organizadora do evento. A prova será organizada pelo experiente e conhecido Elvis Manzati, de Santa Fé do Sul.

A final da prova está programada para o dia 15 de agosto, durante a disputa da final do Rodeio Profissional na arena da Expô/Fisav 2010. A prova de tambor consiste em contornar 3 tambores distribuídos em forma triangular, no menor tempo possível. A contagem do tempo começa quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida. O primeiro tambor deve ser contornado da esquerda para a direita e os outros dois, da direita para a esquerda. A medida oficial dos tambores é de 27,50 m entre o 1º e o 2º, e de 32m entre o 2º e o 3º.

Caso o competidor derrube o tambor, ele é penalizado em cinco segundos que são acrescidos no tempo final. Erro de percurso, se o competidor cair do animal ou se chegar com qualquer parte do corpo para fora do animal, são considerados casos de desclassificação.

Pecuária

A Comissão de Pecuária do Fisav viabilizou para esse ano, a etapa estadual de exposição da raça holandesa. De acordo com o presidente da Comissão de Pecuária do Fisav, Donizete André de Lima, durante a Expô-Fisav, o evento sediará também a V Exposição Estadual Paulista da Raça Holandesa – Expopaulista, encontro de grande importância para o criatório paulista desta raça.

Conforme os organizadores são esperados aproximadamente mais de 100 animais que serão julgados com a participação de expositores das mais diversas regiões do estado de São Paulo e Minas Gerais.

De acordo com Donizete, a escolha de Votuporanga para sediar este evento, deve-se primeiramente pela importância que a região noroeste do estado adquiriu, como uma das principais bacias leiteiras e onde todo o ano, novos criatórios da raça holandesa vão surgindo. Além disto, a exposição conta com o apoio logístico, que a Comissão Organizadora da Expô-Fisav ofereceu para a realização desta feira pecuária.

A Exposição de Gado da raça holandesa ocorrerá no período de 5 a 8 de agosto, e o julgamento dos animais expostos da raça, será no dia 8, a partir das 8 horas, quando será servido um boi no rolete aos participantes em comemoração ao evento e aos 73 anos de fundação de Votuporanga.

O jurado escolhido para a exposição foi o conhecido Luiz Felipe Grecco, o qual faz parte do quadro oficial de Jurados da Raça, mantido pelo Colégio Brasileiro de Jurados de Pista da ABCBRH. “Também teremos o shopping de gado leiteiro nos pavilhões e gado de corte PO a pasto nos currais do Tatersal”, disse Donizete.
O shopping de gado leiteiro acontecerá no período de 11 a 15 de agosto, sendo a venda dos animais direto do grande produtor para o pequeno produtor. “Contamos com a presença de todos os criadores de gado leiteiro da região e, principalmente aqueles que criam ou são apaixonados por esta nobre raça leiteira”, explicou Donizete.

Segundo Donizete, neste shopping a venda será feita direta entre o produtor e o consumidor, atraindo centenas de expositores, clientes e produtores do estado para a Expô/Fisav. “Será uma grande feira agropecuária, e agora com esse shopping com venda direta entre o produtor e o cliente, a festa terá vários atrativos e a exposição de gado leiteiro sendo ranqueada pela Associação Paulista de Gado Holandês, Votuporanga será referência para os produtores e terá um grande movimento durante a festa”, disse Donizete. Em todas as categorias haverá premiação.

Parque de diversões

Além das várias atrações já confirmadas para a Expô/Fisav, a Comissão Organizadora contratou um dos principais parques de diversões do País. Durante os dias da festa 100% filantrópica, o Parque de Diversões Brasília estará oferecendo os melhores aparelhos de entretenimento e diversão ao público que prestigiar a feira agropecuária.

Conforme o presidente do Fisav (Fundo das Instituições Sociais e Associadas de Votuporanga), Jair Batista de Oliveira, o Parque Brasília é um dos melhores do País e colocará aparelhos sofisticados e que atraem jovens e adolescentes. Estarão expostos brinquedos infantis e adultos, e o mais importante, a empresa colocará preços baixos para os passaportes e ingressos individuais diariamente. “São preços acessíveis ao público, pois o Fisav, sendo uma festa filantrópica, tem que oferecer o que há de melhor aos participantes”, disse Jair Jóias.

De acordo com o Fisav, para a categoria infantil, o Parque Brasília colocará aparelhos de Auto Pista, Bang Bang, Dakar, Formulinha, Fuskinha,. Happy Mountain, Jipe, Moby Dick, Motinha, Scaninha e Tele Combate. Já para os adultos, aparelhos como o Barco Viking, Crazy Dance, Kami Kaze, Montanha Russa, Samba e Túnel do Terror. “São brinquedos novos que chamam a atenção de crianças e jovens, e um pedido nosso foi a respeito dos valores dos ingressos, preços que realmente a população poderá comprar”, disse Jair.

Ao lado do Rodeio Profissional e da programação de shows, o parque de diversões é um dos principais atrativos da feira agropecuária totalmente filantrópica do interior do estado.

Menores

A Comissão Organizadora da Expô-Fisav está expedindo um documento contendo a autorização para a entrada de adolescentes no recinto de Exposição “Presidente Costa e Silva”, durante os dez dias da maior festa 100% filantrópica do interior.

Em reunião com o Juizado da Infância e Juventude de Votuporanga, a Comissão Organizadora da festa definiu diversos assuntos relacionados a entrada de menores de 16 anos no recinto da exposição para garantir a segurança de todos que irão prestigiar a feira agropecuária de Votuporanga. Os interessados poderão procurar o escritório do Fisav, no recinto “Costa e Silva” ou então baixar o documento no site da Expô-Fisav www.expofisav.org.br .

O documento requer várias informações sobre os responsáveis por esses adolescentes, no qual se comprometem e se responsabilizam pela entrada destes ao recinto da festa. Logo após o preenchimento deste relatório, os pais ou responsáveis deverão fazer o reconhecimento de firma em cartório para a validade do documento.

É obrigatória a entrega na portaria (catracas) do recinto de exposições de uma cópia deste documento, apresentar o RG do adolescente e acompanhada pelo responsável, colocado nesta autorização, também com o documento para identificação.

O adolescente deverá permanecer com o original do documento, para apresentação, caso necessário.

Segundo o presidente do Fisav, Jair de Oliveira, “a nossa intenção é trabalhar em harmonia com todos os órgãos públicos, principalmente no cumprimento da legislação pertinente aos eventos como a nossa festa”.

Segundo Jair de Oliveira, presidente do FISAV, “a nossa intenção é trabalhar em harmonia com todos os órgãos públicos, principalmente no cumprimento da legislação pertinente aos eventos como a nossa festa”.

Por seu turno, a Justiça da Vara da Infância e da Juventude reforça a importância de existir um controle, para que não haja acontecimentos desagradáveis e nem contratempos desnecessários durante o período da festa. Também ficou definido que não haverá a comercialização de bebidas destiladas (vodca, vinho, uísque, aguardente, conhaque, entre outros). As crianças e os adolescentes com menos de 16, deverão estar acompanhados pelos pais, responsáveis ou tutores legais, mas deverão apresentar uma autorização com firma dos envolvidos reconhecida em Cartório.

Para a Comissão Organizadora, a diretoria não medirá esforços para atender a todos os requisitos determinados pela Justiça, uma vez que o compromisso é de realizar uma grande festa para todas as famílias.

Fonte:
Emerson Bortolaia

Read Users' Comments (0)

0 Response to "EXPÔ-FISAV COMEÇA AMANHÃ COM EXPECTATIVA DE BATER RECORDES"

Postar um comentário