EXPÔ-FISAV TERÁ SHOPPING DE GADO LEITEIRO E RAÇA HOLANDESA

São esperados aproximadamente mais de 100 animais que serão julgados com a participação de expositores das mais diversas regiões do estado de São Paulo e Minas Gerais

A 35ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Votuporanga, organizada pelo Fisav (Fundo das Instituições Sociais e Associadas) terá uma grande novidade na edição deste ano. A Comissão de Pecuária do Fisav viabilizou para esse ano, a etapa estadual de exposição da raça holandesa. De acordo com o presidente da Comissão de Pecuária do Fisav, Donizete André de Lima, durante a Expô-Fisav deste ano, o evento sediará também a V Exposição Estadual Paulista da Raça Holandesa – Expopaulista, encontro de grande importância para o criatório paulista desta raça.

Conforme os organizadores, são esperados aproximadamente mais de 100 animais que serão julgados com a participação de expositores das mais diversas regiões do estado de São Paulo e Minas Gerais.

De acordo com Donizete, a escolha de Votuporanga para sediar este evento, deve-se primeiramente pela importância que a região noroeste do estado adquiriu, como uma das principais bacias leiteiras e onde todo o ano, novos criatórios da raça holandesa vão surgindo. Além disto, a exposição conta com o apoio logístico, que a Comissão Organizadora da Expô-Fisav ofereceu para a realização desta feira pecuária.

A Exposição de Gado da raça holandesa ocorrerá no período de 5 a 8 de agosto, e o julgamento dos animais expostos da raça, será no dia 8, a partir das 8 horas, quando será servido um boi no rolete aos participantes em comemoração ao evento e aos 73 anos de fundação de Votuporanga.

O jurado escolhido para a exposição foi o conhecido Luiz Felipe Grecco, o qual faz parte do quadro oficial de Jurados da Raça, mantido pelo Colégio Brasileiro de Jurados de Pista da ABCBRH. “Também teremos o shopping de gado leiteiro nos pavilhões e gado de corte PO a pasto nos currais do Tatersal”, disse Donizete.

O shopping de gado leiteiro acontecerá no período de 11 a 15 de agosto, sendo a venda dos animais direto do grande produtor para o pequeno produtor. “Contamos com a presença de todos os criadores de gado leiteiro da região e, principalmente aqueles que criam ou são apaixonados por esta nobre raça leiteira”, explicou Donizete.

Segundo Donizete, neste shopping a venda será feita direta entre o produtor e o consumidor, atraindo centenas de expositores, clientes e produtores do estado para a Expô/Fisav. “Será uma grande feira agropecuária, e agora com esse shopping com venda direta entre o produtor e o cliente, a festa terá vários atrativos e a exposição de gado leiteiro sendo ranqueada pela Associação Paulista de Gado Holandês, Votuporanga será referência para os produtores e terá um grande movimento durante a festa”, disse Donizete. Em todas as categorias haverá premiação.

Até o início de 1980, o Brasil foi considerado o detentor do maior rebanho mundial de HVB(Holandês Vermelho Branco) mas o efetivo foi decrescendo, ano após ano, por falta de disponibilidade de reprodutores VB(Vermelho Branco) com provas genéticas comprovadas e também pela não - aceitação das cobrições de vacas VB por touros PB(Preto Branco).

Fonte:
Da Assessoria

Read Users' Comments (0)

0 Response to "EXPÔ-FISAV TERÁ SHOPPING DE GADO LEITEIRO E RAÇA HOLANDESA"

Postar um comentário