EXPO FISAV: SAÚDE, CULTURA E ASSISTÊNCIA ATUARÃO NO RECINTO

Profissionais da saúde farão orientações à população e vendedores ambulantes; Creas vai entregar material com informações sobre abuso sexual

Durante os dez dias de festa da Expo Fisav, que inicia nesta sexta-feira (05/08) e vai até o próximo dia 15, a Prefeitura de Votuporanga desenvolverá algumas ações em diversas áreas como saúde, cultura, assistência social, entre outras. Logo no primeiro dia, antes da abertura dos portões, uma equipe da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde fará um trabalho de orientação com todos os proprietários de estabelecimentos comerciais do ramo alimentício.

De acordo com a coordenadora da Vigilância, Neli Fernandes Drovetto de Oliveira, na tarde de sexta-feira uma equipe percorrerá todos estes estabelecimentos para orientar sobre a higienização não só dos manipuladores de alimentos como também dos ambientes, proteção e refrigeração dos alimentos, entre outros assuntos. “Vamos entregar materiais informativos e esclarecer todas as dúvidas dos comerciantes e durante os dias da festa vamos fiscalizar os locais para garantir maior segurança alimentar dos visitantes da festa”, explica Neli.

A Vigilância Epidemiológica montará um ambulatório médico no recinto onde serão prestados serviços básicos à população como, por exemplo, aferição de pressão e distribuição de preservativos por parte do SAE (Serviço de Assistência Especializado), que, por sua vez, fará testes para diagnosticar o HIV no mesmo espaço. Os testes gratuitos serão realizados somente no dia 12 (próxima quinta-feira), das 13 às 16 horas, com o objetivo de oferecer diagnóstico e tratamento precoce da infecção do vírus.

Creas

Na área de assistência social, uma equipe de assistentes e educadores sociais do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) mobilizará as pessoas que passarem pelo recinto “Presidente Costa e Silva” com o objetivo de alertar e esclarecer sobre o trabalho de combate ao abuso e exploração sexual em crianças e adolescentes desenvolvido pela unidade.

A equipe fará abordagens e entregará materiais informativos aos visitantes nos dias 7, 8, 13 e 14, a partir das 19 horas, na entrada principal do recinto. Segundo o educador social, Luiz Gustavo Oliveira Fernandes, as abordagens “farão com que a comunidade possa ser parceira e solidária no processo de combate a essa violação de direitos humanos que afronta o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes”.

FSS

O Fundo Social de Solidariedade, assim como acontece todos os anos, coordena o trabalho realizado pelos voluntários de 17 entidades em vários setores da festa como, por exemplo, caixa de bilheteria, catracas, supervisão do pavilhão de gado, fiscal de barraca entre outros. A parceria rende às entidades o direito à renda obtida com a realização do evento. A divisão do lucro leva em consideração uma pontuação indicada por diversos fatores, como número de voluntários, horas trabalhadas, permanentes vendidas, entre outros, sendo que todo este trabalho é conduzido pelo FSS.

Cultura

Na área cultural o destaque é para a exposição fotográfica realizada pelo Museu Municipal "Edward Coruripe Costa", cuja abertura será nesta sexta-feira, às 20 horas. A exposição ficará aberta a visitação pública durante os dez dias da Expo Fisav, nos dias úteis das 19h às 22 horas e nos finais de semana das 15h às 23 horas.

As fotos expostas este ano são inéditas, graças ao contato realizado com a filha de João Gonçalves Leite, primeiro prefeito eleito em Votuporanga, Lazara Cândida do Carmo Leite de Carvalho, conhecida como Dona Lazinha.

O encarregado pelo Setor de Museus e Patrimônios Históricos, Evandro Junior Ferreira da Silva, explica que as imagens mostram diversos lugares e construções das décadas de 40, 50, 60 e 70. “Grande parte foram doadas pela família Leite, mas também tivemos contribuição do professor Aguinaldo Oliveira”, conta.

Fonte:
Lara Rodrigues
Prefeitura de Votuporanga

Read Users' Comments (0)

0 Response to "EXPO FISAV: SAÚDE, CULTURA E ASSISTÊNCIA ATUARÃO NO RECINTO"

Postar um comentário