Valentim terá academia ao ar livre para terceira idade

A previsão é de que o serviço comece a funcionar já em abril

O Ministério da Saúde aprovou em dezembro uma verba de 40 mil reais para Valentim Gentil, que será destinada à construção de uma academia ao ar livre para a terceira idade. Ao todo serão comprados 33 aparelhos de ginástica e musculação, além de um profissional de educação física que será contratado para supervisionar as atividades.

Segundo a assessora de Saúde do município, Neusa Vicente, a implantação do projeto tem como finalidade principal diminuir o sedentarismo e aumentar a qualidade de vida dos idosos, que atualmente somam 1144 pessoas em Valentim Gentil, o equivalente a 10% da população total. Desses, cerca de 75% possuem doenças crônicas como hipertensão e diabetes.

A assessora diz ainda que 97% das internações hospitalares feitas por idosos no município são provocadas por fraturas de fêmur, acidentes vasculares cerebrais e complicações do diabetes. “Estes são danos que pretendemos prevenir por meio da adoção de uma rotina de vida mais saudável por estas pessoas. Afinal, o sedentarismo é fator de alto risco para o surgimento de doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão”, conclui.

Ela conta que por meio das atividades físicas serão proporcionadas condições para favorecer o condicionamento físico da população idosa, melhorando assim o tônus muscular, a flexibilidade, a resistência cardiorrespiratória e a prevenção de quedas. “Nós identificamos uma deficiência no estímulo à pratica de atividade física nessa parcela da população que é ocasionada por motivos sociais e econômicos, porque os idosos vivem, na sua grande maioria, somente de benefícios da seguridade social e, portanto, não possuem acesso a academias e clubes”, diz Neusa.

Além disso, a opção por uma atividade ao ar livre foi baseada nos resultados positivos comprovados a partir de um projeto de caminhada implantado junto à população idosa, que era acompanhada e orientada diariamente por um fisioterapeuta. Nesse caso foi detectada uma diminuição considerável nos níveis de depressão além de uma melhora na capacidade funcional e na qualidade de vida destas pessoas.

Segundo o cronograma do projeto, as obras terão um período de execução de aproximadamente dois meses após o término do processo de licitação. A estrutura será montada em uma área no pátio da Fepasa e as atividades físicas estão previstas para terem início já em abril, incluindo avaliações médicas e fisioterápicas.

Fonte:
Prefeitura Municipal de Valentim Gentil - SP
Departamento de Comunicação - (17) 3485-9400
Júnior Medeiros - Diretor de Comunicação - (17) 9195-5264
Diego Segura - Assessor de Imprensa (17) 8156-4234

Read Users' Comments (0)

0 Response to "Valentim terá academia ao ar livre para terceira idade"

Postar um comentário