Festa de São Sebastião em Parisi


Na próxima semana, a prefeitura de Parisi comemora, com uma programação de 4 dias, os 30 anos da Festa de São Sebastião e os 18 anos de Emancipação Política.

A Festa de São Sebastião surgiu por uma "promessa de fé" do senhor Pedro dos Santos [já falecido], que humildemente organizou a primeira edição da mesma.

No início era uma festa organizada basicamente pelo fundador, alguns amigos e membros da capela Nossa Senhora Aparecida.
Com a emancipação, a prefeitura municipal passou a organizar os festejos uma vez que a data de 20 de janeiro [dia de São Sebastião] foi escolhida para marcar o aniversário do município.

Assim, as duas festas acontecem na mesma data: Festa de São Sebastião e Festa de Aniversário de Parisi.

A Festa de São Sebastião se resume em dois acontecimentos distintos: a Missa Sertaneja, que autentica o caráter religioso, e o Desfile e Benção dos Animais.

A Missa Sertaneja é o ponto inicial dos festejos.

Celebrada na Capela Nossa Senhora Aparecida, tem toda a liturgia voltada para os costumes e o jeito de viver do "homem do campo". É o momento anual em que os fiéis agradecem a Deus pela colheita, pela saúde dos animais e de pedir benção para o ano de trabalho e de vivência. Um detalhe importante é a escolha dos cantos que completam a liturgia: canções sertanejas que tem como temática histórias da vida rural e do santo padroeiro, o São Sebastião.

O ponto máximo do evento em número de público é o Desfile de Animais e a benção destes por um sacerdote.

Além disso, durante o desfile é realizada a distribuição de "sal bento" aos cavaleiros para que alimentem seus rebanhos com as graças de Deus.

Após o desfile, tradicionalmente as pessoas se reunem na "barraca da festa" para passar a tarde conversando, ouvindo música, comendo, bebendo e colaborando com entidades da cidade.

Nesse ano, diz-se que é o ano de celebrar a maturidade, com os 30 anos da Festa de São Sebastião, e a maioridade, com os 18 anos da Festa de Aniversário de Parisi.

As comemorações tem início no dia 20, às 6h00 com a alvorada e seguem até o dia 23, com o Desfile e Benção dos Animais.

Atrações musicais ajudam a celebrar: Corporação Musical Zequinha de Abreu, Dombar e Domzete, Maycon e Renato e Banda Gênius.

Com certeza vale a pena participar dessa tradição.

Fonte: Márcio Zarsi
Prefeitura de Parisi

Read Users' Comments (0)

0 Response to "Festa de São Sebastião em Parisi"

Postar um comentário