Prefeitura lançará projeto musical para crianças carentes

O Projeto Guri é uma parceria entre o município e a Secretaria de Estado da Cultura e visa desenvolver as habilidades e potencialidades de crianças e adolescentes carentes

A Prefeitura de Fernandópolis - por intermédio da Diretoria do Bem Estar Social - e a Secretaria de Estado da Cultura lançam na próxima terça-feira, 23, às 18h30, no Centro Social de Menores, o Projeto Guri, que desenvolverá as habilidades e potencialidades de crianças e adolescentes carentes do município através da música. Fernandópolis foi escolhida para sediar um dos pólos do projeto, que atualmente conta com 335 bases espalhadas pelo Estado, além de outras 47 unidades em parceria com a Fundação Casa (antiga Febem).

O Projeto Guri vai oferecer aulas gratuitas e isentas de seleção para o ensino musical de instrumentos de cordas e sopro, tais como, vilão, viola caipira, cavaquinho, convergindo para a formação de Orquestras-Escolas. Também é prevista a formação de corais infantis, conjuntos de violões e outros agrupamentos instrumentais. Todas as crianças e adolescentes com idade entre 8 e 18 anos, interessados em participar, poderão fazer as inscrições a partir do dia 29, no Centro Social de Menores, onde também será desenvolvido o projeto as terças e quintas-feiras à tarde.

O Projeto Guri será gerido pelo Estado, que já se encarregou de viabilizar os instrumentos – que chegaram nessa terça-feira – e realizar processo seletivo para contratação de coordenador e monitores para ministrar as aulas.Já foram beneficiados 51 mil jovens. Atualmente o projeto conta com 110 grupos musicais entre Orquestras de Sopros, Cameratas de Violões, Cameratas de Cordas, Big Band e a Orquestra Paulista Juvenil, formada em 2001.

Dentre os prêmios que o Guri recebeu, destaca-se o Prêmio Multicultural Estadão, em junho de 2000. Em setembro do mesmo ano, já com amplo reconhecimento no exterior, participou do Encontro Internacional da Rede Global de Educação para a Paz, realizado na Universidade de Genebra, na Suíça, que contou com a presença de 21 países. Em fevereiro de 2001, o Projeto Guri foi escolhido pelo Ministério da Educação para representar as crianças brasileiras na sessão especial da Assembléia Geral das Nações Unidas em Nova York. No mesmo ano marcou presença durante o Simpósio Internacional Ruídos e Palavras (iniciativa voltada para adolescentes no contexto urbano) que aconteceu em Nápoles, no Castel dell’Ovo, via Pertenope.

Fonte: Tatiana Brandini

Read Users' Comments (0)

0 Response to "Prefeitura lançará projeto musical para crianças carentes"

Postar um comentário