Cavalgada inicia percurso pela Boiadeira




Grupo Comitiva Fé e Tradição de Novo Horizonte percorrerá 385 quilômetros em 14 dias; passagem por Votuporanga será no fim de semana.

O grupo Comitiva Fé e Tradição, formado por oito integrantes com idades entre 50 e 70 anos, partiu nesta segunda-feira de Novo Horizonte para percorrer, pela segunda vez, toda a Estrada Boiadeira que passa pelos municípios de Santa Fé do Sul, Três Fronteiras, Santana da Ponte Pensa, Dirce Reis, Pontalinda, São Francisco, São João das Duas Pontes, Valentim Gentil, Votuporanga, Cosmorama, Tanabi, Engenheiro Balduino, Bálsamo, Mirassol, Nova Aliança, Jaci e Novo Horizonte. Serão 385 quilômetros que deverão ser percorridos em 14 dias pelos integrantes da comitiva.

O encarregado do Setor de Museus e Patrimônios Históricos da Prefeitura, Evandro Junior Ferreira da Silva, acompanhou o início da organização da comitiva, no ano passado, durante elaboração do mapeamento desde a cidade de Santa Fé do Sul até Mirassol. “A passagem da comitiva será registrada para fazer parte do documentário Boiadeira do Taboado – Identidade Cultural, que já foi aprovado pelo Ministério da Cultura”, afirma Evandro.

A previsão é de que os desbravadores passem por Votuporanga neste final de semana, entre os dias 20 e 21 de março, onde serão recepcionados por um almoço servido na unidade da Apta (Agência Paulista de Tecnologia e Agronegócios). Os participantes também visitarão a Fazenda Torres localizada às margens da Estrada Boiadeira. Durante a passagem por Votuporanga a Prefeitura contará com apoio da Apta e Saev Ambiental na acolhida e recepção da comitiva. “Na passagem da comitiva por Votuporanga iremos comemorar o Dia do Turismo Ecológico. Com este projeto podemos resgatar nossas origens e heranças culturais, onde graças a diversidade de tropas e comitivas de gado de vários estados, nossa cultura sertaneja foi sendo constituída”, explica a chefe do Setor de Desenvolvimento de Atividades do Turismo de Votuporanga, Karina Moraes.

O Departamento de Turismo da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo da Prefeitura de Votuporanga tem outras iniciativas de preservação como, por exemplo, mapeamento, registro da história oral e pesquisas. “Acreditamos que a estrada tem um forte potencial turístico para ser desenvolvido junto as propriedades e comunidade do entorno. Queremos com esta iniciativa trazer vida a estrada por meio do resgate do verdadeiro ofício de ser boiadeiro”, afirma Karina

A cavalgada pelo trajeto da estrada foi denominada de “Revivendo a Boiadeira” e foi realizada a primeira vez em 2009. A comitiva usa tropa de burros e mulas para transportar os participantes além de possuir acessórios típicos e características muito semelhantes ao que se usava na antiguidade pelas comitivas de gado.

Fonte: Comunicação Prefeitura de Votuporanga

Read Users' Comments (0)

0 Response to "Cavalgada inicia percurso pela Boiadeira"

Postar um comentário