Comitiva de Novo Horizonte é aclamada em Votuporanga


Durante passagem pelo município pela segunda vez, integrantes da Cavalgada já planejam a volta em 2011

A Comitiva Fé e Tradição formada por tropeiros da cidade de Novo Horizonte passou por Votuporanga no último fim de semana durante o percurso que fazem pela Estrada Boiadeira para reviver as cavalgadas de antigamente.

Os integrantes foram recebidos na fazenda da Apta (Agência Paulista de Tecnologia e Agronegócios) no sábado com almoço. “Para o cardápio foram preparados arroz carreteiro, salada verde, mandioca, feijão e a tradicional costela no tacho”, explica o encarregado do Setor de Museus e Patrimônios Históricos da Prefeitura, Evandro Junior Ferreira da Silva.

A Secretaria da Educação, Cultura e Turismo preparou a recepção da comitiva com parceria da Saev Ambiental e Sindicato Rural. Segundo informações de Evandro, cerca de 60 pessoas, incluindo a Comitiva da Fazenda Arara, prestigiaram a passagem da cavalgada “Revivendo a Boiadeira” por Votuporanga. A festa ainda contou com música sertaneja de raiz da dupla Darci e Dorival, do Centro de Folclore e Cultura. “O evento mostrou novamente que a região tem um grande apreço pelas antigas comitivas que percorriam a Estrada Boiadeira do Taboado. Crianças, jovens e idosos ficaram admirados com as vestimentas e acessórios típicos dos integrantes”, afirma Evandro.

O sertanejo Gilmar Fiorin, líder do grupo, afirmou que em 2011 a comitiva certamente irá percorrer a estrada novamente. “Aqui as pessoas ficam felizes em nos receber. Em cada lugar que paramos é uma festa. Nós temos como objetivo homenagear os antigos tropeiros que durante muitos anos conduziram tropas pelo estradão”, explica, agradecendo a forma como foram bem acolhidos no ano passado e neste ano.

Os departamentos de Cultura e Turismo da Prefeitura agradecem todas as pessoas que contribuíram para organização deste evento que contribui para o resgate cultural. “Com este projeto podemos resgatar nossas origens e heranças culturais, onde graças a diversidade de tropas e comitivas de gado de vários estados, nossa cultura sertaneja foi sendo constituída”, finaliza a chefe do Setor de Desenvolvimento de Atividades do Turismo de Votuporanga, Karina Moraes.

Fonte: Comunicação da Prefeitura de Votuporanga

Read Users' Comments (0)

0 Response to "Comitiva de Novo Horizonte é aclamada em Votuporanga"

Postar um comentário