Espaço cultural: Museu oferece visitação em casa de pau-a-piqu​e


No local há um fogão a lenha, utensílios, partes de um carro de boi, ferramentas e móveis que retratam como viveram as primeiras famílias da cidadeA Secretaria da Educação, Cultura e Turismo da Prefeitura de Votuporanga abre o cronograma de visitação do Museu Municipal “Edward Coruripe Costa” de 2011 com um novo espaço temático, uma casa de pau-a-pique.

A construção da casa de pau-a-pique foi realizada pelo setor de manutenção da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo (Smect) e será o diferencial no momento das visitas ao Museu.

No local há um fogão a lenha, utensílios usados na época, partes de um carro de boi, ferramentas, móveis e demais objetos que retratam como viveram as primeiras famílias de Votuporanga e de como eram construídas as primitivas casas de pau-a-pique.
Segundo a secretária da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga, Eliane Baltazar Godoi, outra novidade do Museu é a sala de pesquisa. “No local colocamos mesas e cadeiras para que o pesquisador possa utilizar o grande acervo de jornais antigos que datam desde a década de 40 até a atualidade. Para esta finalidade disponibilizamos luvas e máscaras especiais para preservar a integridade física e histórica dos documentos”, informou Eliane. A consulta ao acervo deve ser agendada para que o material possa ser devidamente preparado.

Museu

A visita ao Museu Municipal tem início com a apresentação de um vídeo sobre a cidade e o museu, depois é realizada uma visitação pelos espaços histórico, deco D`Antonio, fotográfico e finalizando no espaço caipira.

De acordo com o responsável pelo setor de Museus e Patrimônios Históricos, Evandro Júnior Ferreira da Silva, estão previstos ainda para 2011 projetos como: Cultura é Currículo, Oficinas de Teatro, Primavera dos Museus, Roteiro Cultural e demais ações que tem como objetivo proporcionar o aprendizado de forma visual e informativa com elementos lúdicos que atuam na construção do conhecimento cultural das pessoas.

As escolas de Votuporanga e região interessadas devem agendar a visitação através do telefone (17) 3422 4451.

Fonte: Elaine Enside
Prefeitura de Votuporanga

Read Users' Comments (0)

0 Response to "Espaço cultural: Museu oferece visitação em casa de pau-a-piqu​e"

Postar um comentário