Prefeito e secretária lançam Festival Literário de Votuporanga


Evento acontecerá entre os dias 25 de abril e 1º de maio na Praça Santa Luzia e, pela primeira vez, a cidade será palco de três grandes eventos culturais

O prefeito de Votuporanga, Junior Marão, e a secretária da Educação, Cultura e Turismo, Eliane Baltazar Godoi, lançaram na manhã desta quarta-feora (6/4), o Festival Literário de Votuporanga (FLIV), uma releitura da Feira do Livro que acontecia na cidade desde 2006. O Festival acontecerá de 25 de abril a 1º de maio, na praça Santa Luzia, e, pela primeira vez, a cidade será palco de três grandes eventos culturais: FLIV, Fórum de Dança e Festa do Trabalhador.

“Vamos realizar três eventos em um, numa mesma semana e num mesmo local, oferecendo uma programação cultural com qualidade e totalmente gratuita a população de Votuporanga e região”, destacou o prefeito Junior Marão. O encerramento da semana será com a Festa do Trabalhador no dia 1º de maio com show de Almir Sater e banda e sorteio de prêmios. “Será um show maior do que o apresentado no Centro de Convenções e o mais importante, será gratuito”, concluiu Marão anunciando também para o dia 29 de abril o show da cantora Fernanda Porto.

Nomes como o do jornalista da Rede Globo, Maurício Kubrusly, certo para se apresentar no dia 1º de maio, também já estão confirmados para o Festival. Autores como Ignácio Loyola Brandão, entre outros, farão parte da programação do FLIV.

Para a secretária Eliane Godoi uma das iniciativas mais interessantes para estimular a leitura entre os estudantes da rede municipal de ensino será o cheque livro, “no qual a Prefeitura irá oferecer, gratuitamente, a todos os alunos do ensino fundamental da rede pública, com idade entre seis e 14 anos, um cheque livro no valor de dez reais para que eles possam comprar livros dentro da livraria montada no Festival, e para as crianças de zero a cinco anos serão distribuídos uma coleção de livros infantis, fornecidos gratuitamente pela Fundação Itaú Social”, enalteceu Eliane.

FLIV
O FLIV tem como missão transformar Votuporanga numa cidade de leitores, incentivando a leitura desde a infância, com iniciativas que democratizem o acesso aos livros.

O evento contará com uma livraria com diversos títulos e autores, lançamentos, livros promocionais, infantis, entre outros, e a participação da Caravana da Leitura, com Laé de Souza, e livros vendidos ao preço único de R$ 1.

O público alvo principal do FLIV serão os estudantes de Votuporanga, abrangendo desde crianças em idade pré-escolar até universitários, com projetos específicos para cada faixa etária. Somados a eles os professores, agentes culturais e visitantes.

Fórum de Dança e Festa do Trabalhador
Durante toda a semana o Festival sediará apresentações de companhias de dança nacionais e internacionais durante a programação do 8º Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo, lançado oficialmente em Votuporanga no último dia 1º de abril, com o espetáculo “Diálogos sobre Nijinsky”, da Virtual Companhia de Dança.

O encerramento será com a Festa do Trabalhador, show de Almir Sater e banda e sorteio de brindes. “Este será o terceiro ano que realizaremos a festa que já virou tradição em Votuporanga”, enfatizou a presidente do Sincomerciários, Maria Augusta Caetano Marques (Lia). No ano passado foram sorteados brindes como motos, bicicletas, televisores, entre outros.

Manifesto por um Brasil Literário
O FLIV Votuporanga fará parte do projeto “Manifesto por um Brasil Literário”, iniciativa de um grupo de instituições envolvidas com a leitura no país, iniciado durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) 2009. Este documento pretende ampliar o debate em torno da importância da leitura, acolher propostas e engajar o maior número de pessoas em torno desta causa. Uma equipe da Flip foi convidada para falar sobre as experiências do município de Paraty com ações de incentivo à leitura que vem dando certo, principalmente nas escolas, há seis anos.

Read Users' Comments (0)

0 Response to "Prefeito e secretária lançam Festival Literário de Votuporanga"

Postar um comentário