8º Fórum de Dança será lançado em Votuporanga

O evento acontecerá de 1º de abril a 1º de maio e a estimativa é que mais de 15 mil pessoas assistam gratuitamente a programação na região

Com a apresentação do espetáculo “Diálogos sobre Nijinsky”, da Virtual Companhia de Dança, a Prefeitura de Votuporanga, através da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo, lança nesta sexta feira, dia 1º de abril, às 20h, no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”, o 8° Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo.

A edição 2011 terá como tema os “cruzamentos” trazendo como conceito os intercâmbios geográficos, de linguagens, a relação entre dança e tecnologia, artes plásticas e outras possibilidades cênicas. O Fórum acontecerá de 1º de abril a 1º de maio de 2011.

O projeto é uma iniciativa destinada a pensar a dança, nos sentidos da formação, criação e produção, junto a grupos e profissionais que desenvolvem um trabalho constante. “O objetivo maior é o fortalecimento, a discussão produtiva e intercâmbio de conhecimentos, assumindo responsabilidades através de um planejamento das ações formativas, técnicas e comerciais inerentes à atividade”, enfatizou o diretor Marcelo Zamora.

Realizado desde 2004, o Fórum chega em 2011 a sua oitava edição com o patrocínio da Caixa Econômica Federal (desde 2009) e parceria com as prefeituras de São Paulo, Votuporanga, Fernandópolis, São José do Rio Preto, Tanabi e Monte Aprazível. A estimativa é que mais de 15 mil pessoas assistam gratuitamente toda a programação nestas seis cidades.

O Fórum
A primeira edição do evento foi realizada em fevereiro de 2004, quando reuniu grupos e companhias da cidade e região. Em janeiro de 2005 aconteceu a segunda edição, com a participação de Priscila Yokoi, Cia Druwe (SP), Grupo Gestus (Araraquara), Bill Young & Dancers (NYC) e Cia Mário Nascimento (BH).

A terceira edição o evento, em 2006, passa a ter o apoio da Prefeitura de Votuporanga, através da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo e aprofunda-se no intercâmbio e provocação de novos olhares sobre a dança. A programação incluiu uma exposição fotográfica sobre dança e a apresentação de quatro companhias estrangeiras: Espacio Danza, do Peru; Jaque Cia. Artística, da Argentina; Compañia de Danza de la Universidad de Costa Rica; e Cia. Nómada, da Espanha.
Em 2008, em sua quinta edição, o Fórum contou com apoio do PAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, que investiu R$ 60 mil no evento.

Em 2009, o evento foi realizado pela Virtual Companhia de Dança, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e ProAC (Programa de Ação Cultural), patrocínio da Caixa Econômica Federal, parceria da Prefeitura de São José do Rio Preto e SESC – São Paulo, o evento teve ainda o apoio da Prefeitura de Votuporanga.

“Diálogos sobre Nijinsky”
A mais recente produção da Virtual Companhia de Dança de São José do Rio Preto realizada com o apoio do ProAC, “Diálogos sobre Nijinsky” é um espetáculo de dança contemporânea com coreografia assinada pelo coreógrafo Mário Nascimento. Livremente inspirado na biografia de Vaslav Nijinsky, nos “Cadernos de Nijinsky” e na obra “L’Après Midi d’un Faune”, criado a partir de diálogos, correspondências de artistas de diferentes disciplinas e países e de visitas aos locais representativos da história do bailarino, o espetáculo é uma re-visita à obra e seu criador, destacando pontos menos conhecidos e sensações particulares perante os locais onde parte desta história aconteceu. Parte da pesquisa foi realizada na Europa e a montagem foi desenvolvida entre Paris e São José do Rio Preto.

A partir da observação que em maio de 2012 farão 100 anos da estréia pelos Ballets Russes do espetáculo L'Aprés-Midi d'un Faune com coreografia de Nijinsky, nasceu o projeto com especial atenção na obra L'Aprés-Midi d'un Faune, o poema de Stephane Mallarmé, marco do simbolismo na literatura francesa; a música composta por Claude Debussy, inspirada no poema, representativa do modernismo assim como o balé criado por Vaslav Nijinsky.A concepção cênica é minimalista e delicada optando pelo preto e branco, iluminação recortada, monocromática e figurinos igualmente pautados pela sobriedade. Se o vídeo era um elemento sempre presente nas anteriores produções da companhia, desta vez assume maior importância na montagem com projeções em camadas tanto na frente quando atrás dos bailarinos com a ajuda de um apurado trabalho de captação e edição, a utilização de projetores de alta definição e um palco completamente fechado de gobelin.
Criado ao longo de 15 meses de trabalho “Diálogos sobre Nijinsky” é um espetáculo que aposta na sofisticação da cena através da soma de elementos simples. A produção demandou um orçamento superior a cem mil reais entre material cênico, equipamentos, figurinos, material de pesquisa, despesas com viagens e recursos humanos.

A Companhia
A Virtual Companhia de Dança nasceu como conceito no ano de 2002 e para os palcos com a estréia do espetáculo POP, no dia 26 de junho de 2003 em Lima Peru, dentro do Festival Internacional Danza Nueva. A principal proposta da companhia é a de uma dança que não se comprime num único método ou linguagem, é um processo dinâmico de retro-alimentação e mutação que acompanha espaço, tempo e lugar. A aparente ambiguidade marca a forte identidade da companhia que absorve e capitaliza para suas montagens materiais, elementos e pessoas dos lugares que visita, globalizando a criação e regionalizado o conteúdo, favorecendo assim a identificação recíproca com a plateia.

Em oito anos de existência a companhia realizou sete montagens e temporadas internacionais no Peru, Equador, Bolívia, Argentina e México. Com uma linguagem híbrida e sete obras no repertório a companhia investe em produções de impacto visual e na formação de platéias, indo de encontro da platéia com criações de linguagem direta, sem deixar de lado a qualidade.

O evento é gratuito e o Centro de Convenções fica na Avenida dos Bancários, 3299, Vale do Sol, em Votuporanga.

Ficha técnica
Concepção e Direção – Marcelo Zamora
Coreografia – Mário Nascimento
Trilha Sonora – La Mer; Prélude à l'après-midi d'un Faune, de Claude Debussy
Confecção de figurinos – Dilma Castilho
Captação e edição de vídeo - FX8 Comunicação
Coordenador Técnico – Helio de Oliveira Junior
Interpretes – Mariane Cerilo e Rodrigo Castelo Branco
Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e ProAC – Programa de Ação Cultural 2010

Fonte:
Elaine Enside
Prefeitura de Votuporanga

Read Users' Comments (0)

0 Response to "8º Fórum de Dança será lançado em Votuporanga"

Postar um comentário