Exposição de Orquídeas recebeu visitantes de toda região



Como previsto pelos organizadores passaram pelo local de 8 a 10 mil pessoas nos três dias de evento

O último fim de semana em Votuporanga foi marcado pela 14ª Exposição Nacional de Orquídeas, que contou com a presença de orquidófilos de diversos Estados do Brasil. A organização do evento ficou sob a responsabilidade da Associação Votuporanguense dos Orquidófilos e Prefeitura de Votuporanga, por intermédio da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo. Convidada especial, a engenheira florestal, ecóloga e botânica Lou Menezes, coordenadora do Orquidário do IBAMA, em Brasília, elogiou o nível da exposição.

Lou Menezes se dedica ao estudo das orquídeas há muitos anos através do projeto Orquídeas do Brasil. Ela é autora dos livros Cattleya labiata Lindley, Cattleya warneri Moore, Laelia purpurata Lindley, Genus Cyrtopodium e Cattleya labiata autumnalis, além de CDRom e dezenas de artigos publicados em revistas especializadas, que fez o lançamento de seu último livro sobre a espécie “Cattleya walkeriana”, orquídea do Brasil Central , extremamente procurada e enaltecida no exterior, principalmente nos países asiáticos”.

Conforme previsto pelos organizadores da feira, passaram pelo local de 8 a 10 mil pessoas no decorrer dos três dias do evento. Célio Parra, presidente da Associação Votuporanguense dos Orquidófilos (AVORQ), afirma que “durante a mostra, visitantes de toda região estiveram apreciando ou adquirindo orquídeas, num espaço que concentrou orquidófilos de 19 cidades, que comercializaram aproximadamente 5 mil plantas”.

Dentro da programação do evento aconteceu um concurso entre os orquidófilos, onde a comissão julgadora, com a coordenação do presidente da Coordenadoria das Associações dos Orquidófilos do Brasil, Valdenes Jordão, avaliou as espécies nas categorias nacionais e internacionais, híbrida, exótica, botânica e avançada. Entre os critérios, foram avaliadas ainda a beleza e raridade. Com patrocínio do Orquidário de Rio Preto, os vencedores ganharam orquídeas e os três primeiros colocados de cada categoria levaram pra casa, o troféu da Coordenadoria das Associações dos Orquidófilos do Brasil.

Mais informações sobre a colocação dos expositores e fotos das orquídeas vencedoras do concurso pelo site http://www.caob.com.br/.

Fonte: Rivaldo Silva
Foto: André Luiz D. Takahashi
Prefeitura de Votuporanga

Read Users' Comments (0)

0 Response to "Exposição de Orquídeas recebeu visitantes de toda região"

Postar um comentário