Turismo: Seminário irá oficializar instância de governança

Votuporanga, que criou a primeira instância no Estado de São Paulo, irá participar de seminário que vai abordar o tema

A Prefeitura de Votuporanga, por meio do seu Departamento de Turismo, terá representação no Seminário de Turismo e Desenvolvimento Regional, que será realizado amanhã (01/9) na Assembléia Legislativa em São Paulo. O evento é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo, por meio da Coordenadoria de Turismo do Estado e deverá reunir representantes das 34 regiões turísticas paulistas formadas pelo programa de regionalização do turismo.

O Seminário tem como objetivo oficializar as 34 Instâncias de Governança Regionais e oferecer palestras voltadas ao tema, além de reunir o secretário Estadual de Esporte, Lazer e Turismo, José Benedito Pereira Fernandes; o coordenador de Turismo do Estado, Luiz Flaviano Furtado; e a coordenadora do programa de regionalização do turismo representando o Ministério do Turismo, Ana Clévia Guerreiro Lima.

A chefe do Setor de Desenvolvimento de Atividades do Turismo da Prefeitura, Karina Moraes, que também é presidente do Fórum Granlagos, vai participar do seminário representando a Instância de Governança que reúne 25 municípios da Região dos Grandes Lagos. A instância teve início em Votuporanga e foi a primeira formada no Estado de São Paulo. Junto com ela irão representantes de alguns dos 25 municípios como, por exemplo, Magda, Fernandópolis, Sebastianópolis do Sul e Paulo de Faria.

Recentemente a presidente do Fórum recebeu um ofício assinado pelo Coordenador de Turismo do Estado de São Paulo, Luiz Flaviano Furtado, endereçado também ao prefeito Junior Marão, parabenizando o órgão “por ser o primeiro Fórum a se formalizar junto à Coordenadoria de Turismo”.

Na carta constava um agradecimento ao prefeito “pela iniciativa do município de Votuporanga, ao se tornar sede da Região Turística Grandes Lagos e fomentador do Granlagos” e ainda ressaltava “a importância da institucionalização de governanças regionais para o Turismo, para compormos um modelo de governabilidade e inclusão de todos os setores, conjugando ações do Estado com os Órgãos Municipais de Turismo e a iniciativa privada, sendo o Fórum um espaço que atenda a necessidade de debate e proposição, promovendo o uso e a transformação do território, com o objetivo de satisfazer as demandas culturais, econômicas, sociais e ambientais e a concepção de políticas públicas para o turismo, onde Governo e a sociedade possam definir os caminhos para o desenvolvimento do turismo regional.”

Instância de Governança

A Instância de Governança Regional é uma organização com participação do poder público e dos atores privados dos municípios componentes das regiões turísticas, com o papel de coordenar o Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil em âmbito regional. As Instâncias de Governança Regional podem assumir estrutura e caráter jurídico diferenciados, sob a forma de fóruns, conselhos, associações, comitês, consórcio ou outro tipo de colegiado.

Mais informações sobre Fórum pelo telefone 3405-9753.

Fonte: Lara Rodrigues
Prefeitura de Votuporanga

Read Users' Comments (0)

0 Response to "Turismo: Seminário irá oficializar instância de governança"

Postar um comentário