MUSEU DE ARQUEOLOGIA DE OUROESTE



Sempre que se menciona a palavra “arqueologia” vêm à mente um lugar distante situado ao redor do mundo, escavações em busca de relíquias do mundo antigo. Não é necessário ir muito longe para encontrar um. O que pouca gente sabe é que em Ouroeste,cidade da região, possui achados históricos importantíssimos para a compreensão dos primitivos habitantes do noroeste paulista e que estão conservados em um Museu.

Por ocasião da construção da Usina de Água Vermelha, no Rio Grande, diversas terras foram inundadas. Às margens do Rio, pescadores encontraram em baixo das raízes de uma arvore que havia tombado com o vento, uma grande quantidade de ossos humanos. Notificaram o fato à FUNAI e à polícia local. Acredita-se que os restos humanos pertençam aos Caiapós ou Guaranis, grupos indígenas que viveram na região. Mas essa descoberta foi apenas a ponta do iceberg.

A 9ª SR/IPHAN, responsável pelo comando da Usina, disponibilizou os achados para pesquisas científicas. Por meio de um acordo com o Ministério Público, a empresa responsabilizou-se pela construção de um Museu Arqueológico, bem como o incentivo às pesquisas acadêmicas, como forma de reparação às eventuais destruições arqueológicas já cometidas em razão de estarem em processo de construção da Usina há mais de uma década.

Os pesquisadores traçaram um mapa arqueológico da região de Ouroeste e intensificaram os estudos. Afinal, encontrar restos humanos nessa quantidade é algo bastante raro na arqueologia. Todas as descobertas foram preservadas e constituem parte do acervo do Museu de Ouroeste.

Além dos ossos, o Museu possui restos faunísticos, fragmentos cerâmicos e material lítico lascado e polido proveniente de diferentes grupos ceramistas. Conta ainda com exposição de longa duração, sala multiuso para exibição de vídeos, reserva técnica com arquivos deslizantes e monitoramento ambiental, espaço às atividades museográficas e de pesquisas arqueológicas.

Você não precisa ir à Capital ou alugar filmes de aventura para sentir-se um arqueólogo. Basta viajar até a cidade de Ouroeste e visitar o Museu Arqueológico daquela cidade. É um passeio que você não irá se arrepender e ainda terá o privilégio de conhecer um pouco mais da cultura dos índios que ocupavam nossa região.

Fonte: Revista Acontece
Contato: Nátalie ou Carlos
17 3453-2059 / 8126-1874
revistaacontece@hotmail.com / revistaacontece10@gmail.com

Read Users' Comments (0)

0 Response to "MUSEU DE ARQUEOLOGIA DE OUROESTE"

Postar um comentário