Dois grandes espetáculos encerram Fórum de Dança em Votuporanga



Grupo da Alemanha e outro de Aracaju-SE encerram a semana de programação do Fórum em Votuporanga a partir das 10 horas deste sábado

Depois de cinco dias de grandes apresentações culturais pelo Fórum Internacional de Dança, os votuporanguenses terão uma manhã de sábado muito esperada durante toda a semana que irá reunir dois grandes espetáculos, o EVO, da BK Compagnie de Berlin – Alemanha, e o Reverso, do grupo Cubos Companhia de Dança de Aracaju – Sergipe. As apresentações têm início às 10 horas na Praça Cívica junto à Conca Acústica.

A Diretora do Departamento de Cultura da Secretaria, Marinês Manhani Lima, conta que no EVO os artistas se apresentam como se fossem esculturas. “É um trabalho maravilhoso, vale a pena assistir e aproveitar essa oportunidade que o Fórum proporciona de podermos acompanhar espetáculos tão grandiosos abertos ao público”, destaca.

EVO
EVO é a proposição de uma troca entre performer e espectador. Uma busca de transfusão para o público testemunhante que pode sentir fisicamente o pulso do interior do artista, quebrando o intervalo entre eles. Numa tentativa de alcançar esta dimensão, a performance é baseada na pureza e neutralidade dos gestos, movimentos e visuais, sem se apoiar numa história ou significado específico exceto a ameaça física e de material celular que é o corpo. O espírito do dançarino é completamente conectado com esta realidade, transbordando uma tremenda presença e tocando o espectador dentro de sua carne e alma.

A coreografia se desdobra numa câmera lenta extrema, dentro de uma estrutura e processo gestual tão simples quanto possível, contrastando com o espaço acústico. Os corpos todos pintados de branco dos artistas, colocados como um ovo sobre a terra marrom, evolui desde a posição inicial e estática para a verticalidade, se levantando, comum a todos seres humanos. Os vários passos da performance frequentemente evocam um estado embrionário, um nascimento desde a terra ou até memo do espaço subaquático.

Tantas imagens e associações que surgirão na mente do espectador farão emergir sua sensibilidade e emoção. O público é levado pelo ritmo interno do dançarino branco, desacelerado, suspenso nos interstícios de gestos e esquecido do tempo diário por um período.

Reverso
Em Reverso a Cubos Companhia de Dança de Aracaju mostra as tradições do nordeste de forma diferente. A Companhia iniciou seus trabalhos em março de 2007 na cidade de Aracaju apresentando sua primeira obra denominada “As quatro estações de um ser”.

Atualmente é composta por cinco bailarinos com formação diversificada, formando um imenso mosaico de características, com estilos e formas peculiares a cada um, o que confere ao trabalho uma junção de variadas intervenções artísticas e singularidade aos seus espetáculos, contribuindo para a expansão dos horizontes da produção da dança.

A Cubos acredita que o corpo é racional e mutante, capaz de adaptar-se aos mais variados estímulos musicais e cênicos. A proposta de criação da Companhia é desenvolver espetáculos com muitas matizes, descobertas e manipulações de movimentos a partir de questionamentos, situações ou intervenções estabelecidas e/ou propostas pelos próprios bailarinos, configurando assim um compromisso maior com a obra, já que a autoria é uma construção coletiva.

Fórum
O Fórum é uma realização da Virtual Companhia de Dança em parceria com a Secretaria da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga que teve início na segunda-feira e seguiu com workshops diurnos e apresentações noturnas gratuitas na Praça Cívica junto à Concha Acústica. O evento também acontece paralelamente em outras duas cidades da região, São José do Rio Preto e Fernandópolis.

Programação do sábado:

Dia 24 de abril – 10 horas – Praça Cívica junto à Concha Acústica

Mostra de academias e grupos locais

EVO
BK Compagnie / Berlin – Alemanha

Reverso
Cubos Companhia de Dança / Aracaju – SE

Fonte: Assessoria de imprensa
Prefeitura de Votuporanga

Read Users' Comments (0)

0 Response to "Dois grandes espetáculos encerram Fórum de Dança em Votuporanga"

Postar um comentário