Cultura Hip Hop traz graffiti e arte em dois dias de evento
O projeto Cultura Hip Hop Graffiti & Arte da Prefeitura de Fernandópolis acontece nos dias 10 e 11 de abril na escola estadual Joaquim Antonio Pereira, das 8h às 17h. A entrada é franca para o evento que traz ao público aulas de street dance e lockin, além de work shop, rap gospel e graffit ao vivo. Nos dois dias do Cultura Hip Hop serão desenvolvidos trabalhos com os temas Racismo e Copa do Mundo.
A organização do evento da Diretoria da Cultura tem parceria com a Associação de Hip Hop 4E de Fernandópolis. O apoio é da Ciacor e da ColorGin, que estão oferecendo 120 tubos de tinta spray para a criação de quatro painéis que serão grafitados durante o evento.
O Cultura Hip Hop começa com palestra e grafitti no muro pela manhã de sábado. A tarde tem work shop para quem quer aprender a grafitar e ainda rap gospel com Missão Resgate e Família G.D.P. na quadra coberta da escola. No domingo tem mais graffiti no muro, aula de lockin (estilo de dança de rua) e aula de street dance para adeptos e leigos interessados, alem de roda da B.boys com a Balada Black (Confira agenda abaixo).
O graffiti ao vivo será assinado pelos grafiteiros Pécks, Degr, Jack e Henr e será aplicado nos muros da escola e em painéis, que durante os próximos meses serão expostos nas escolas municipais. A expectativa da Diretoria da Cultura é receber o público de Fernandópolis e região, sendo crianças, jovens e adultos.
“A idéia é expandir e despertar a consciência para a arte do graffiti em Fernandópolis levada através do Cultura Hip Hop. O evento entrará no calendário cultural da cidade, fortalecendo a arte que tem break, rap, graffiti e DJ. O evento mostra que grafitar não e pichar paredes e sujar a cidade, mas uma arte que desperta talentos e que pode, inclusive, transformar simples artistas em grandes profissionais”, explica a diretora da Cultura, Darci Pinotti.
A Diretoria da Cultura vem trabalhando para garantir acesso, a toda a população sem distinção de classe social ou raça, a todos os bens culturais existentes na cidade, bem como a todos os eventos e projetos realizados no município. O objetivo é garantir que todas as manifestações culturais e artísticas tenham espaço para exposição, tenham divulgação adequada e que, sejam inseridas na programação e calendários de atividades do município.
PROGRAMAÇÃO CULTURA HIP HOP CULTURA & ARTE DE FERNANDÓPOLIS
SÁBADO 10 DE ABRIL
8H – Palestra e Grafitti no Muro
Inscrições aulas
13H às 14H – Work Shop Graffiti
14H30 às 17H – Rap Gospel
DOMINGO 11 DE ABRIL
8H – Graffiti no Muro
10H às 11H – Aula de Lockin
13H às 15H – Aula de Street Dance
15H às 17H – Roda da B. Boys – Balada Black
A ARTE DO GRAFITE
Grafite ou grafito (do italiano graffiti, plural de graffito) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade. Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana – em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade.
A partir do movimento contracultural de maio de 1968, quando os muros de Paris foram suporte para inscrições de caráter poético-político, a prática do grafite generalizou-se pelo mundo, em diferentes contextos, tipos e estilos, que vão do simples rabisco ou de tags repetidas como uma espécie de demarcação de território, até grandes murais executados em espaços especialmente designados para tal, ganhando status de verdadeiras obras de arte. Os grafites podem também estar associados a diferentes movimentos e tribos urbanas, como o hip-hop.
Dentre os grafiteiros, talvez o mais célebre seja Jean-Michel Basquiat, que, no final dos anos 1970, despertou a atenção da imprensa novaiorquina, sobretudo pelas mensagens poéticas que deixava nas paredes dos prédios abandonados de Manhattan. Posteriormente Basquiat ganhou o rótulo de neo-expressionista e foi reconhecido como um dos mais significativos artistas do final do século XX. Hoje existem grafiteiros respeitáveis, como Osgemeos, autores de importantes trabalhos em várias paredes do mundo - aí incluída a grande fachada da Tate Modern de Londres.
Contato:
IRACI PINOTTI
Diretora de Cultura - Fernandópolis
(017) 9146 4417
(017) 3442 3797
Fonte: www.fernandopolis.sp.gov.br
0 Response to "Cultura Hip Hop traz graffiti e arte em dois dias de evento"
Postar um comentário