Mira Estrela – Um pedaço inesquecível de paraíso


Com uma das mais belas prainhas da região, trilha ecológica e ranchos com boa infraestrutura, Mira Estrela é cenário perfeito para muita diversão, lazer e descanso. Nossa viagem por este pedaço inesquecível de paraíso começa agora.

Durante quatro dias, a equipe de Imagem embarcou numa aventura inesquecível, visitando cenários encantadores em Mira Estrela/SP, um verdadeiro pedaço de paraíso que abriga vida selvagem variada e ótimas opções de lazer às margens do Rio Grande.

Localizada na Região Noroeste do Estado, Mira Estrela cultiva em sua área urbana aquele “jeitão” de cidade pequena, onde é possível encontrar nos bancos da praça central um bom bate-papo entre velhos amigos, crianças brincando despreocupadas pelas ruas e, nos bares e lanchonetes, muita conversa de pescador.

Iniciamos nossa aventura conhecendo um pouco da história de Mira Estrela e encontramos, no centro da cidade, um espaço destinado ao artesanato regional. Denominada Culturarte, essa espécie de casa da cultura abriga uma variedade de objetos de época e um rico artesanato, em sua maioria confeccionado por moradores, também se encontra ali um dos únicos acervos de fotos históricas existentes que reproduzem a odisséia do fundador Cândido Brasil Estrela.

Prainha

Seguindo viagem, deslocamos até a Prainha, um verdadeiro cartão postal de Mira Estrela. Logo na entrada, um espetacular corredor natural, formado por denso bambuzal, indicava o que estava por vir: natureza exuberante com sabor de aventura.

Enquanto aguardávamos o guia que nos levaria através do Rio Grande, procuramos conhecer os detalhes que fazem da Prainha de Mira Estrela uma das melhores opções de lazer da Região.

Dotada de atributos naturais e de boa infraestrutura, a Prainha atrai muitos visitantes durante o ano todo. É, sem dúvida, um retrato fiel da preocupação da Prefeitura com a preservação do meio ambiente, pois é possível perceber o cuidado e dedicação dos funcionários com a conservação das instalações que incluem quiosques, casas de veraneio (chalés), lanchonete, banquinhos de praça instalados à sombra das árvores e barracas. A arborização é um espetáculo à parte e contribui para deixar a paisagem mais bonita e agradável. É possível, mesmo com a presença de turistas, encontrar na Prainha de Mira Estrela a companhia de pássaros de várias espécies e, com um pouquinho de paciência, até, quem sabe, pescar.

Rio Grande

O rio que banha Mira Estrela e é a atração principal de nossa aventura, assusta pelo tamanho e impressiona pela beleza. Já era início de tarde em nosso primeiro dia de aventura quando fomos apresentados ao guia Jesus Jair Domingos Sobrinho, um jovem morador do local, de 32 anos e que pilota barcos pelo Rio Grande desde os 07 anos de idade.

Saímos na embarcação com destino a Indiaporã e Água Vermelha, com a missão de observar e registrar os mais belos pontos turísticos. Tarefa que se mostrou árdua, tamanha era a gama de paisagens encontradas à nossa volta.

Napoleão
Local muito visitado por pescadores e turistas, a “Pedreira do Napoleão”, que tem esse nome em homenagem ao dono das terras onde se localiza este verdadeiro santuário ecológico, é uma paisagem de encher os olhos. Com água cristalina ao redor e pedras esculpidas pela ação do Rio Grande, da sedimentação e dos ventos, é uma formação muito bonita ao longo de quase um quilômetro de costa, sendo possível perceber vários “bicos” interessantes para a prática da pesca.

Ranchos e condomínios

No segundo dia de nossa aventura, percorremos os condomínios e as chamadas “glebas” de ranchos, localizados às margens do Rio Grande, ora por água, ora desembarcados, o que nos proporcionou imagens lindíssimas e boas prosas com pescadores e proprietários de ranchos e pudemos perceber, por parte deles, uma preocupação maior com a preservação das matas ciliares. Em muitos ranchos, o processo de recuperação destas matas mostra que muito se investiu nos últimos anos e o resultado é uma paisagem agradável, com muita sombra à beira d’água.

Pelo rio, pudemos notar uma fauna rica, com pássaros de muitas espécies compondo a paisagem, além, é claro, dos peixes, forte atrativo que motiva turistas, condôminos e rancheiros à pratica da pesca esportiva. Tucunarés, Corvinas, Porquinhos, Mandis e Barbados fazem parte da variedade de peixes encontrados por toda a extensão do Rio Grande.

Com os investimentos por parte dos proprietários e a ascensão do ecoturismo, torna-se difícil não esquecer tudo quando se está à beira d’água neste paraíso.

Curiosidades

Ao percorrermos ranchos e propriedades, em nosso terceiro dia de aventura, deparamos com muitas cenas curiosas e até impressionantes. Uma delas nos chamou a atenção, trata-se de um cupinzeiro gigante, localizado num sítio às margens do Rio Grande, entre a Prainha e os condomínios. Com uma circunferência de cerca de quinze metros em sua base e altura estimada em quase três metros, o “cupim gigante”, como foi apelidado por nossa equipe, é, com certeza, o maior exemplar de que se tem notícia no interior do Estado.

Outra imagem de rara beleza foi capturada por nossas lentes nas proximidades dos condomínios de ranchos. Desta vez, uma árvore gigantesca, da família dos Angicos e já sem vida, mantém-se de pé, imponente em meio à paisagem, como que a admirar a beleza do Rio Grande, uma testemunha do tempo que acompanha há muito as mudanças ocorridas ao longo de décadas.

Fonte: Texto e reportagem: Mauro de Sá
Revista Imagem Grandes Lagos
Contato: Admilson José Garcia
admilsongarcia@hotmail.com

Read Users' Comments (0)

0 Response to "Mira Estrela – Um pedaço inesquecível de paraíso"

Postar um comentário