Encontro do Fórum GRANLAGOS em Fernandópolis

Reunião faz parte do calendário de encontros dos municípios e é voltada às orientações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Mais de 80 pessoas presentes entre setor público e privado


Há muito tempo, as belezas naturais e o clima quente atraem milhares de pessoas à região Noroeste Paulista. Justamente para discutir o turismo regional, representantes dos municípios que fazem parte da Região Turística Grandes Lagos se reuniram, no dia 16, no Água Viva Thermas Clube Hotel, em Fernandópolis.

O evento teve a presença do prefeito de Fernandópolis, Luiz Vilar (DEM), de Guarani D’ Oeste, Odair Vazarim, e de Mira Estrela, Márcio Hamilton Castrequini Borges, além de vices-prefeitos dos municípios de Paulo de Faria, Sonia Maria Leal, Cosmorama, Almir Geraldo Ziadi Rodrigues, Valentim Gentil, Luiz de Souza Dias, e Álvares Florence, José Maria Commar.

Prefeito de Fernandópolis - Luiz Vilar


Esteve presente também o membro do Fórum da Região Turística Águas, Cultura e Negócios de São José do Rio Preto, Arlindo Lima, que compõe a mesma Macrorregião do Rio Turvo a qual pertence também o Fórum Granlagos.

Um dos assuntos de destaque durante o encontro foi a participação das cidades no fortalecimento do turismo em cada uma para fazer do setor uma atividade sustentável, sendo este o principal objetivo do Fórum Permanente de Turismo Região Grandes Lagos - Granlagos, sediado em Votuporanga.

Parceria
Na oportunidade houve a apresentação da Metodologia do Turismo desenvolvida pelo Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para descobrir as potencialidades dos municípios, uma parceria firmada entre o Fórum e o Sebrae que auxiliará na execução das ações em cada município. "O Sebrae alinhará os roteiros que as cidades mais próximas podem fazer em conjunto, como o turismo rural e as prainhas. A ideia é articular estes procedimentos, criando governança para cada grupo, em parceria com o setor privado, terceiro setor, e as micro e pequenas empresas", acrescentou a presidente do Fórum e chefe do setor de turismo da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga, Karina Moraes.

Guilherme Gustavo Lui, Técnico do SEBRAE de Votuporanga

A presidente fez ainda uma rápida explanação sobre o projeto, incentivando todos a apresentarem o potencial turístico de seus municípios para visitantes de todo Brasil. "O Fórum é formado especificamente por técnicos na área justamente para prestar este serviço especializado de forma gratuita as 25 cidades que fazem parte da Região dos Grandes Lagos. Hoje, somos modelo na área turística. Não devemos parar", destaca.

Karina Moraes, Presidente do Fórum GRANLAGOS

Ela também falou sobre o convite que o Fórum recebeu para participar da 8ª FEIRA DE TURISMO REGIONAL programada para acontecer no mês de maio no Franca Shopping. “A feira tem como finalidade divulgar e promover os potenciais e atrativos turísticos regionais, visando o desenvolvimento da atividade e geração de emprego e renda. E o Fórum Granlagos ganhou espaço para divulgar os 25 municípios integrantes”, afirma.

Criação
O Fórum Granlagos foi formado a partir da proposta de regionalização implantada pelo Ministério do Turismo. O órgão realiza reuniões mensais para discutir temas voltados à área turística e a participação dos municípios que o integram em grandes eventos como, por exemplo, o Salão São Paulo de Turismo que será realizada de 17 a 19 de junho, na capital paulista.

Fonte: Assessoria do Fórum GRANLAGOS e Breno Guarnieri do Jornal Diário Regional.

Read Users' Comments (0)

0 Response to "Encontro do Fórum GRANLAGOS em Fernandópolis"

Postar um comentário