67º Aniversário de Valentim Gentil

Para comemorar o 67º aniversário de Valentim Gentil serão realizados diversos eventos tradicionais. Confira a programação do final de semana na cidade:

Desfile Cívico:

- Domingo, 9h, na Avenida Cavalin

- Para o Desfile estão previstas a participação das escolas de Valentim Gentil, das entidades assistenciais e demais órgãos públicos do município, além de associações e grupos como o da terceira idade.

Cavalgada:

- Domingo, 9h, na Avenida Cavalin.

- Reunirá de 700 a 1.000 cavaleiros, divididos em cerca de 30 comitivas, vindas de diversas regiões do estado.

Queima do Alho:

- Domingo, 12h, Estância Kunihira (Vicinal Marcírio Gomes)

- Realizada pelo 2º ano consecutivo no município, será um evento voltado para os tropeiros que participarão da cavalgada. Este é um evento típico, que busca resgatar as tradições dos antigos cavaleiros.

- Será um almoço com comidas típicas como arroz carreteiro, feijão tropeiro, lingüiça, vários tipos de carnes, entre outros.

- A participação é exclusiva dos cavaleiros inscritos na Cavalgada.

Campeonato de Pesca:

- Segunda, 8h30, na Chopplândia

- É um evento tradicional que acontece há mais de 20 nos no município e conta com premiações para diversas modalidades, como o maior, o menor peixe e a maior quantidade de peixes.

Fonte:
Diego Segura
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Valentim Gentil - SP
Contatos: (17) 3485-9400 ou (17) 8134-7090

Read Users' Comments (0)

Fernandópolis está entre as pré-selecionadas para ser subsede da Copa de 2014


Fernandópolis foi pré-selecionada pelo Comitê Executivo Paulista para ser subsede da Copa do Mundo que acontecerá no Brasil em 2014. Entre os 41 municípios pré-escolhidos, apenas três cidades da região estão na lista. São elas: Fernandópolis, Mirassol e São José do Rio Preto.

A escolha foi realizada pelo Comitê Executivo Paulista - vinculado à Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo - por meio de um questionário que foi enviado para as 645 cidades do Estado. Apenas 86 tiveram interesse em responder e, deste total, 41 foram pré-escolhidas após uma triagem para a etapa seguinte.

Nesta quarta-feira, 28, o prefeito de Fernandópolis Luiz Vilar comentou durante uma coletiva de imprensa que a notícia da pré-seleção deixou a todos felizes e que torce para que o município seja selecionado.

Entre os atrativos de Fernandópolis, o que mais chamou a atenção do Comitê Paulista foi o Água Viva Thermas Club, que dispõe de boa estrutura, com hotel, restaurante e piscina.

Nesta quarta-feira, 28, o Comitê encaminhou um ofício à Prefeitura de Fernandópolis para saber se o Hotel comporta 50 pessoas. Foi solicitado também um relatório geral da estrutura do Água Viva Thermas Club.

Uma reunião está marcada para o dia 18, em São Paulo, onde as cidades pré-selecionadas irão discutir as condições, intenções e adequação às exigências do Comitê Paulista.

A escolha oficial das cidades paulistas que serão subsedes vai ocorrer a partir de 2012.

Veja lista completa das pré-selecionadas:

Águas de Lindóia
Águas de São Pedro
Araraquara
Barueri
Bragança Paulista
Campinas
Cesario Lange
Cotia
Cruzeiro
Fernandópolis
Franca
Guaratinguetá
Guarujá
Guarulhos
Itanhaém
Ituverava
Jaguariúna
Jundiaí
Lençóis Paulista
Limeira
Mairiporã
Marília
Mirassol
Mogi das Cruzes
Piracicaba
Pirajú
Porto Feliz
Presidente Prudente
Ribeirão Preto
Santo André
Santos
São Bernardo do Campo
São Caetano do Sul
São Carlos
São José do Rio Preto
São José dos Campos
São Paulo
São Roque
Suzano
Tupã
Ubatuba

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Votuporanga

Read Users' Comments (0)

ACONTECE A MAIS DE 70 ANOS

Revolução de 1932. Uma guerra civil no coração de São Paulo e desencadeando um clima hostil e de desespero. O fato de morar no interior do Estado podia dar certa segurança aos paulistas. Mas, à época, correu um boato de que um embate entre as forças militares de Minas Gerais e de São Paulo aconteceria justamente nessa região, preocupando excessivamente os moradores.

As famílias Santana e Candido de Marques moravam no que é hoje os municípios de Ouroeste e Indiaporã e ficaram aflitas com as bélicas notícias. Preocupados com a perturbação da paz que uma guerra causa, recorreram ao divino. Voltaram suas atenções a São Sebastião e fizeram uma promessa ao mártir: se ele impedisse confronto das duas tropas nas proximidades de suas terras, fariam uma novena em homenagem a ele pelo resto de suas vidas.

Altar de São Sebastião

A história mostra que tal combate não aconteceu nestas terras e, desde então, a novena vem se realizando.

Fieis a São Sebastião

Isso foi há 78 anos.

Os que fizeram a promessa cumpriram sua carreira terrestre, mas isso não significou o fim da novena. Sensibilizado com a devoção do pai, o senhor Geraldo Candido da Silva continuou realizando-a até o presente. A novena tornou-se uma tradição regional, freqüentada por todos os devotos de São Sebastião. E, neste ano, o senhor Geraldo comoveu a todos ao passar uma rosa, no final da novena, à senhora Alice Marques da Silva, viúva do irmão Mario Marques da Silva. A flor simboliza a responsabilidade de realizar o feito e a responsabilidade de transmitir a tradição para os filhos.

Mesa de oferendas

Fonte: Revista Acontece
Contato: Nátalie ou Carlos
17 3453-2059 - 3453-2059 - 8126-1874
revistaacontece@hotmail.com / revistaacontece10@gmail.com

Read Users' Comments (0)

Dança flamenca lota Teatro Municipal no sábado em Fernandópolis



Fortes emoções vivenciou o grande público que esteve presente no Teatro Municipal, no último sábado, para assistir ao encerramento da primeira etapa do Circuito Cultural Paulista 2010, que exibiu músicas flamencas com o Grupo Luceros.

Ao som de instrumentos percussivos, guitarra, contrabaixo e acordeon, os “Luceros” – que é composto por quatro bailarinos e três músicos - apresentou diversas canções com figurino especial e coreografias típicas da dança.

O espetáculo também traz o encontro do músico e compositor Toninho Ferragutti que, na segunda parte do espetáculo, uniu ao tradicional flamenco, o ritmo brasileiro através do acordeon.

Os 50 minutos de apresentação foram poucos para satisfazer a plateia de Fernandópolis e região, que saiu no Teatro pedindo bis.

Estiveram presentes no evento, adultos, jovens, crianças, escolas da região e pessoas que ajudam a promover a cultura, como o Grupo "Zeca e Poesia e Seresta", que está preparando seu primeiro CD comemorativo aos 12 anos de trabalho. Também esteve presente no Teatro Municipal, o vereador e ex-Diretor Municipal de Cultura, André Pessuto e família e o estudante do curso de Jornalismo da Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF), Eduardo Uliana, que está elaborando seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na área da Cultura e aproveitou para entrevistar os “Luceros” e colher material para o seu TCC.

Circuito Cultural Paulista

O Circuito Cultura Paulista 2010 teve início em março e trouxe uma série de programações nacionais e internacionais para Fernandópolis. A primeira atração a se apresentar no Teatro Municipal foi o músico venezuelano Douglas Felis. Depois foi a vez do Teatro Quixotes - Circo Navegador - se apresentar na Praça da Matriz. O terceiro espetáculo, voltado para o público infantil, foio Flaustista de Hamelin da Cia Furunfunfum, que aconteceu no Teatro. Por último, o Grupo Luceros com a dança flamenca.

A nova programação do Circuito Cultural Paulista – que é promovido pela Diretoria de Cultura de Fernandópolis - será divulgada nos próximos dias.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Fernandópolis

Read Users' Comments (0)

Desfile Cívico e Cavalgada acontecerão neste domingo em Valentim

Como parte das comemorações ao aniversário de 67 anos de Valentim Gentil, serão realizados neste domingo, às 9h da manhã, na Avenida Cavalin, o Desfile Cívico e a Cavalgada, dois eventos tradicionais no município.

Para o Desfile estão previstas a participação das escolas de Valentim Gentil, das entidades assistenciais e demais órgãos públicos do município, além de associações e grupos como o da terceira idade.

Já a cavalgada contará com a participação de várias comitivas já inscritas para o evento, vindas de diversas regiões do estado. As tropas também participarão da Queima do Alho, um almoço tradicional, que acontecerá ao meio dia do domingo, na estância Kunihira, localizada na vicinal Marcírio Gomes.

Fonte:
Diego Segura
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Valentim Gentil - SP
Contatos: (17) 3485-9400 ou (17) 8134-7090

Read Users' Comments (0)

Mira Estrela – Um pedaço inesquecível de paraíso


Com uma das mais belas prainhas da região, trilha ecológica e ranchos com boa infraestrutura, Mira Estrela é cenário perfeito para muita diversão, lazer e descanso. Nossa viagem por este pedaço inesquecível de paraíso começa agora.

Durante quatro dias, a equipe de Imagem embarcou numa aventura inesquecível, visitando cenários encantadores em Mira Estrela/SP, um verdadeiro pedaço de paraíso que abriga vida selvagem variada e ótimas opções de lazer às margens do Rio Grande.

Localizada na Região Noroeste do Estado, Mira Estrela cultiva em sua área urbana aquele “jeitão” de cidade pequena, onde é possível encontrar nos bancos da praça central um bom bate-papo entre velhos amigos, crianças brincando despreocupadas pelas ruas e, nos bares e lanchonetes, muita conversa de pescador.

Iniciamos nossa aventura conhecendo um pouco da história de Mira Estrela e encontramos, no centro da cidade, um espaço destinado ao artesanato regional. Denominada Culturarte, essa espécie de casa da cultura abriga uma variedade de objetos de época e um rico artesanato, em sua maioria confeccionado por moradores, também se encontra ali um dos únicos acervos de fotos históricas existentes que reproduzem a odisséia do fundador Cândido Brasil Estrela.

Prainha

Seguindo viagem, deslocamos até a Prainha, um verdadeiro cartão postal de Mira Estrela. Logo na entrada, um espetacular corredor natural, formado por denso bambuzal, indicava o que estava por vir: natureza exuberante com sabor de aventura.

Enquanto aguardávamos o guia que nos levaria através do Rio Grande, procuramos conhecer os detalhes que fazem da Prainha de Mira Estrela uma das melhores opções de lazer da Região.

Dotada de atributos naturais e de boa infraestrutura, a Prainha atrai muitos visitantes durante o ano todo. É, sem dúvida, um retrato fiel da preocupação da Prefeitura com a preservação do meio ambiente, pois é possível perceber o cuidado e dedicação dos funcionários com a conservação das instalações que incluem quiosques, casas de veraneio (chalés), lanchonete, banquinhos de praça instalados à sombra das árvores e barracas. A arborização é um espetáculo à parte e contribui para deixar a paisagem mais bonita e agradável. É possível, mesmo com a presença de turistas, encontrar na Prainha de Mira Estrela a companhia de pássaros de várias espécies e, com um pouquinho de paciência, até, quem sabe, pescar.

Rio Grande

O rio que banha Mira Estrela e é a atração principal de nossa aventura, assusta pelo tamanho e impressiona pela beleza. Já era início de tarde em nosso primeiro dia de aventura quando fomos apresentados ao guia Jesus Jair Domingos Sobrinho, um jovem morador do local, de 32 anos e que pilota barcos pelo Rio Grande desde os 07 anos de idade.

Saímos na embarcação com destino a Indiaporã e Água Vermelha, com a missão de observar e registrar os mais belos pontos turísticos. Tarefa que se mostrou árdua, tamanha era a gama de paisagens encontradas à nossa volta.

Napoleão
Local muito visitado por pescadores e turistas, a “Pedreira do Napoleão”, que tem esse nome em homenagem ao dono das terras onde se localiza este verdadeiro santuário ecológico, é uma paisagem de encher os olhos. Com água cristalina ao redor e pedras esculpidas pela ação do Rio Grande, da sedimentação e dos ventos, é uma formação muito bonita ao longo de quase um quilômetro de costa, sendo possível perceber vários “bicos” interessantes para a prática da pesca.

Ranchos e condomínios

No segundo dia de nossa aventura, percorremos os condomínios e as chamadas “glebas” de ranchos, localizados às margens do Rio Grande, ora por água, ora desembarcados, o que nos proporcionou imagens lindíssimas e boas prosas com pescadores e proprietários de ranchos e pudemos perceber, por parte deles, uma preocupação maior com a preservação das matas ciliares. Em muitos ranchos, o processo de recuperação destas matas mostra que muito se investiu nos últimos anos e o resultado é uma paisagem agradável, com muita sombra à beira d’água.

Pelo rio, pudemos notar uma fauna rica, com pássaros de muitas espécies compondo a paisagem, além, é claro, dos peixes, forte atrativo que motiva turistas, condôminos e rancheiros à pratica da pesca esportiva. Tucunarés, Corvinas, Porquinhos, Mandis e Barbados fazem parte da variedade de peixes encontrados por toda a extensão do Rio Grande.

Com os investimentos por parte dos proprietários e a ascensão do ecoturismo, torna-se difícil não esquecer tudo quando se está à beira d’água neste paraíso.

Curiosidades

Ao percorrermos ranchos e propriedades, em nosso terceiro dia de aventura, deparamos com muitas cenas curiosas e até impressionantes. Uma delas nos chamou a atenção, trata-se de um cupinzeiro gigante, localizado num sítio às margens do Rio Grande, entre a Prainha e os condomínios. Com uma circunferência de cerca de quinze metros em sua base e altura estimada em quase três metros, o “cupim gigante”, como foi apelidado por nossa equipe, é, com certeza, o maior exemplar de que se tem notícia no interior do Estado.

Outra imagem de rara beleza foi capturada por nossas lentes nas proximidades dos condomínios de ranchos. Desta vez, uma árvore gigantesca, da família dos Angicos e já sem vida, mantém-se de pé, imponente em meio à paisagem, como que a admirar a beleza do Rio Grande, uma testemunha do tempo que acompanha há muito as mudanças ocorridas ao longo de décadas.

Fonte: Texto e reportagem: Mauro de Sá
Revista Imagem Grandes Lagos
Contato: Admilson José Garcia
admilsongarcia@hotmail.com

Read Users' Comments (0)

Feira do Livro de Votuporanga começa hoje

A Feira do Livro de Votuporanga, evento que faz parte da Semana de Incentivo à Leitura organizada pela Secretaria da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga, terá cerimônia de abertura nesta segunda-feira, às 18 horas, com presença de autoridades municipais e apresentação da Corporação Musical Zequinha de Abreu, seguida por apresentações de esquetes teatrais no estilo clown dos alunos da oficina municipal de teatro do bairro Pró-Povo, sob a orientação do professor Giovani Mantovani.

O evento tem início na segunda e segue até sexta-feira, das 08h às 19h, no pátio inferior da Biblioteca Escolar Central Castro Alves.

Programação da Feira:

Dia 26
Das 8h às 10h e das 13h às 15h
“Pimenta no cocuruto”, da escritora Ana Maria Machado
Sinopse: Quando uma pimenta cai no cocuruto de uma galinha, tem início a maior confusão. Alarmada, a ave anuncia que o mundo vai se acabar e que seu cocuruto lhe dizia tal adivinhação. E um bicho foi passando a informação para outro até que todos saíram desesperados em disparada, por causa do fim do mundo. Até o homem acreditou nessa história e caiu, quebrando a perna. Restou saber de quem foi a culpa. Uns acusavam a galinha, outros a andorinha. Mas a culpa é do homem, pois “quem apavorado some, bem depressa se consome”.

Dia 27
Das 8h às 10h
“O casamento de Porcolino”, de Helme Heine
Sinopse: Os convidados de Porcolino, não muito comportados, acabam de chegar. A noiva sente no ar um cheiro estranho e sugere que a turma toda tome um banho. O texto foi considerado altamente recomendável para as crianças, na categoria tradução, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Das 13h às 15h, a mesma companhia apresenta esquetes sobre o uso e a conservação dos livros.
Das 16h às 19h, visitação e troca de livros, ao som da música popular brasileira do grupo “Os Partideiros”, de Votuporanga.

Dia 28
Das 08h às 10h e das 13h às 15h
O grupo de contadores de histórias, vestido à caráter e usando objetos ilustrativos, irá narrar várias histórias infantis, com destaque para “Marcelo, marmelo, martelo”, de Ruth Rocha.
Sinopse: História de um menino chamado Marcelo, que era muito curioso e fazia muitas perguntas. Inconformado com os nomes dos objetos, inventou um jeito novo de falar.
Das 10h às 11h30 das 15h às 16h30, autógrafos e bate-papo com o escritor Jorge Xavier, autor do livro “Votuporanga além de sua história”.
A partir das 18h, música com grupo “Cânticos Nobres”.

Dia 29
Das 8h às 10h e das 13 às 15h
“Vira-lata”, de Stephen Michael King
Sinopse: História de um cachorro de rua que foi encontrado e adotado por uma família e com seu jeito dócil passa a ser a alegria da casa, ensinando didaticamente às crianças a proteger e amar os animais.
Das 17h às 18h
Apresentação do grupo de tambores da Vila Carvalho, projeto “Educação em período integral”, com orientação da professora Jussara Beloni, cujo foco é levar conhecimentos de nossa cultura, através da música.

Dia 30
Das 08h às 10h e das 13 às 15h
“O barulho fantasma”, de Sônia Junqueira
Sinopse: Mário estava deitado no chão muito tranqüilo, fazendo sua lição, quando ouviu um barulho: TREC! TREC! TREC! Assustado, perguntava assustado: - Quem está aí? Responda-me! E nada descobria. Ele foi atrás do barulho que parecia fugir quando ele se aproximava. De repente sentiu algo em seu pescoço! Ai, ai, ai... O que Mário encontrou que fazia tamanho barulho?
Das 18h às 19h
Sarau Cultural, com o Coral de Violas “A voz do sertão” de Votuporanga, apresentando números de nossa música raiz, dança da Catira, recitação de poesias e declamação de textos.

Fonte: Departamento de Cultura de Votuporanga

Read Users' Comments (0)

População terá transporte gratuito para a Festa do Peão em Valentim

A prefeitura municipal irá fornecer transporte coletivo gratuito para que toda a população de Valentim Gentil possa prestigiar a 26ª Festa do Peão, que acontecerá de 28 de abril a 02 de maio. A estrutura do evento está sendo montada na Avenida Alberto Jonas do Livramento, na entrada da cidade, ao lado da rotatória que leva para o Ramal Antonio Pimentel, que liga o município à rodovia Euclides da Cunha.

Para realizar o transporte serão disponibilizados dois ônibus que irão trabalhar das 19h às 02 horas. A previsão é de que eles completem os percursos de ida e volta a cada trinta minutos, em um sistema rotativo.

Quem se interessar pelo serviço deverá procurar um dos 14 pontos de embarque, devidamente identificados com o logotipo da festa, que estão sendo montados ao longo do município. A localização de cada um deles está disponível no site da prefeitura (www.valentimgentil.com.br) e no da Festa do Peão (www.rodeiovalentimgentil.com.br).

Fonte:
Diego Segura
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Valentim Gentil - SP
Contatos: (17) 3485-9400 ou (17) 8134-7090

Read Users' Comments (0)

Encontro do Fórum GRANLAGOS em Fernandópolis

Reunião faz parte do calendário de encontros dos municípios e é voltada às orientações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Mais de 80 pessoas presentes entre setor público e privado


Há muito tempo, as belezas naturais e o clima quente atraem milhares de pessoas à região Noroeste Paulista. Justamente para discutir o turismo regional, representantes dos municípios que fazem parte da Região Turística Grandes Lagos se reuniram, no dia 16, no Água Viva Thermas Clube Hotel, em Fernandópolis.

O evento teve a presença do prefeito de Fernandópolis, Luiz Vilar (DEM), de Guarani D’ Oeste, Odair Vazarim, e de Mira Estrela, Márcio Hamilton Castrequini Borges, além de vices-prefeitos dos municípios de Paulo de Faria, Sonia Maria Leal, Cosmorama, Almir Geraldo Ziadi Rodrigues, Valentim Gentil, Luiz de Souza Dias, e Álvares Florence, José Maria Commar.

Prefeito de Fernandópolis - Luiz Vilar


Esteve presente também o membro do Fórum da Região Turística Águas, Cultura e Negócios de São José do Rio Preto, Arlindo Lima, que compõe a mesma Macrorregião do Rio Turvo a qual pertence também o Fórum Granlagos.

Um dos assuntos de destaque durante o encontro foi a participação das cidades no fortalecimento do turismo em cada uma para fazer do setor uma atividade sustentável, sendo este o principal objetivo do Fórum Permanente de Turismo Região Grandes Lagos - Granlagos, sediado em Votuporanga.

Parceria
Na oportunidade houve a apresentação da Metodologia do Turismo desenvolvida pelo Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para descobrir as potencialidades dos municípios, uma parceria firmada entre o Fórum e o Sebrae que auxiliará na execução das ações em cada município. "O Sebrae alinhará os roteiros que as cidades mais próximas podem fazer em conjunto, como o turismo rural e as prainhas. A ideia é articular estes procedimentos, criando governança para cada grupo, em parceria com o setor privado, terceiro setor, e as micro e pequenas empresas", acrescentou a presidente do Fórum e chefe do setor de turismo da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga, Karina Moraes.

Guilherme Gustavo Lui, Técnico do SEBRAE de Votuporanga

A presidente fez ainda uma rápida explanação sobre o projeto, incentivando todos a apresentarem o potencial turístico de seus municípios para visitantes de todo Brasil. "O Fórum é formado especificamente por técnicos na área justamente para prestar este serviço especializado de forma gratuita as 25 cidades que fazem parte da Região dos Grandes Lagos. Hoje, somos modelo na área turística. Não devemos parar", destaca.

Karina Moraes, Presidente do Fórum GRANLAGOS

Ela também falou sobre o convite que o Fórum recebeu para participar da 8ª FEIRA DE TURISMO REGIONAL programada para acontecer no mês de maio no Franca Shopping. “A feira tem como finalidade divulgar e promover os potenciais e atrativos turísticos regionais, visando o desenvolvimento da atividade e geração de emprego e renda. E o Fórum Granlagos ganhou espaço para divulgar os 25 municípios integrantes”, afirma.

Criação
O Fórum Granlagos foi formado a partir da proposta de regionalização implantada pelo Ministério do Turismo. O órgão realiza reuniões mensais para discutir temas voltados à área turística e a participação dos municípios que o integram em grandes eventos como, por exemplo, o Salão São Paulo de Turismo que será realizada de 17 a 19 de junho, na capital paulista.

Fonte: Assessoria do Fórum GRANLAGOS e Breno Guarnieri do Jornal Diário Regional.

Read Users' Comments (0)

Valentim Gentil - Onde o verde é mais verde e a natureza se faz gentil

Visitamos o Rio São José dos Dourados, um dos mais belos rios de nossa região, com vida abundante em suas águas e corredeiras lindíssimas. É de tirar o fôlego! Acompanhe essa e muitas outras aventuras capturadas por nossas lentes. O trabalho é nosso, a emoção é sua!

Quem passa por Valentim Gentil, ao cruzar a Rodovia Euclides da Cunha, talvez não imagine todo o potencial turístico que o município possui. Referência nacional no setor moveleiro, com um Parque Industrial pujante e moderno, com 84 indústrias especializadas na fabricação de móveis em madeira e tubulares, produção esta, também exportada para países do MERCOSUL. Valentim Gentil recentemente conquistou o selo “Município Verde & Azul”, graças ao empenho da atual administração municipal no tocante a preservação ambiental.

Iniciamos nossa aventura bem cedo, pois sabíamos que um dia de trabalho, apesar de render lindas imagens, não seria o suficiente para registrar toda a magnitude do Rio São José dos Dourados, por isso, visitamos “de cara” o coração da cidade.
Praça da Matriz

Preservando aquele clima aconchegante de cidade interiorana, Valentim Gentil, que já foi conhecida pelo nome de Jacilândia, possui árvores frondosas na Praça da Matriz, que fazem sombra a qualquer hora do dia, principalmente para quem procura apenas se esconder do calor ou precisa usufruir dos serviços públicos, visto que os poderes municipais se encontram privilegiadamente instalados ao seu redor, facilitando a vida do cidadão.

Estação Ferroviária
Não poderíamos deixar de registrar a beleza da estação ferroviária, que agrega em sua estrutura o terminal rodoviário, com lanchonete, bilheteria (guichê), plataformas de embarque e desembarque, além das casas destinadas aos antigos funcionários da ferrovia. Tudo construído seguindo o padrão inglês que, ditava a regra nos tempos áureos em que os trens de carga e de passageiros cortavam os mais longínquos rincões, levando e trazendo o progresso por esse “interiorzão”. Durante nossa visita a estação, tivemos o privilégio de ver passar um trem de cargas. Viajamos no tempo graças a ele.

Prainha
Já era quase hora do almoço de segunda-feira, quando nossa equipe partiu, acompanhada do Secretário Municipal de Esportes e Turismo “Dinho”, com destino ao Parque Eco Turístico Municipal, carinhosamente conhecido como “Prainha”, pois lá encontraríamos o guia que tornaria nosso passeio rico em informações. Seguimos viagem pela vicinal “Marcírio Gomes”, que liga Valentim Gentil ao município de Magda, percorrendo cerca de dezoito quilômetros até avistarmos o Parque. A estrada apresenta boas condições de tráfego e sinalização, tornando o passeio mais agradável aos visitantes.

Logo que chegamos, fomos recepcionados pelo caseiro do local e “nosso guia” na oportunidade, Cristiano da Silva Alves, um carioca da gema que deixou as raízes fluminenses para viver à sombra daquele santuário ecológico. Iniciamos nossa decida em busca do São José dos Dourados, observado cada detalhe do Parque, que conta com uma área de 12 alqueires, tendo em sua maioria, densa vegetação com árvores centenárias. O Parque Eco Turístico possui estrutura diversificada, com cascatas, piscina com escorregador aquático, lanchonete, quiosques cobertos (dotados de pias e churrasqueiras), sanitários, pontes e até um mini zoológico, que no momento aguarda o início das obras de revitalização. Outro ponto visitado por nossa equipe e que também receberá obras de recuperação em breve é a “área de camping”, que atualmente encontra-se desativada, porém, segundo o guia Cristiano, continua a receber visitantes durante os finais de semana.

Trilhas
Caminhamos por inúmeras trilhas ecológicas, todas interligadas entre si, perfazendo um trajeto de aproximadamente mil metros, onde o contato com a natureza se faz mais próximo e o que percebemos foi a preocupação do guia Cristiano e de sua equipe com relação à limpeza do local. Cada copo, garrafa, lata ou pedaço de papel é retirado rapidamente, para que não polua o Parque, porém, ao chegarmos às margens do rio São José dos Dourados, registramos o descaso de alguns turistas que, apesar dos avisos e campanhas em prol ao meio ambiente, insistem em deixar a “sua marca”.

Ao acompanharmos as trilhas, registramos um pequeno córrego que passa entre o Parque e a “área de camping”, após ouvirmos as histórias de nosso guia, por motivos óbvios, decidimos batizá-lo de “Córrego da Sucuri”. Nosso intrépido fotógrafo J. Sthrèppe, sempre corajoso, não mediu esforços e clicou a pequena queda d’água.

O Parque Eco Turístico recebe cerca de seis mil pessoas por mês, vindas de vários pontos da região que, para usufruírem das instalações, colaboram com as taxas de uso dos quiosques, no valor de dez reais por um período de doze horas e de estacionamento, cinco reais. Veículos emplacados em Valentim Gentil e Magda são dispensados do pagamento do estacionamento. Os recursos obtidos são empregados na manutenção do Parque e no pagamento de funcionários.

São José dos Dourados, o rio vivo
A tarde caia lentamente quando nos encontramos com o São José dos Dourados. Após silenciosos momentos de contemplação, passamos a margear o poderoso rio, buscando retratar toda beleza e força do “Douradão”. Segundo Cristiano, nosso guia, apesar de toda a visitação, é possível encontrar grande variedade de peixes, mesmo próximo do Parque Eco Turístico. Seguimos caminho por uma trilha e nela encontramos uma estrutura destinada à pescaria, com plataformas de concreto ao longo do rio.

As Corredeiras do Golfo
Segundo dia de aventura e lá fomos nós atrás das Corredeiras do Golfo. Saímos de Valentim Gentil novamente pela vicinal “Marcírio Gomes” e antes de chegarmos ao Parque Eco Turístico, tomamos o acesso com destino a Santo Antônio do Viradouro, passamos pelo vilarejo, um dos mais antigos da região, e seguimos viagem em direção a Meridiano. Nas proximidades da usina adentramos ao caminho que leva a um pequeno condomínio de ranchos. Lá se esconde um dos mais bonitos espetáculos da natureza: as Corredeiras do Golfo.

Deixamos o carro próximo à entrada dos ranchos e descemos a pé em direção à mata ciliar. A cerca de uns trezentos metros, já era possível ouvir o São José dos Dourados roncar ao passar pelo Golfo, um ponto de estrangulamento do rio que proporciona belas e traiçoeiras corredeiras.

Só quando chegamos às margens é que notamos a força e o volume das águas do “Douradão”. Naquele ponto, não conseguimos calcular a vazão do rio e procuramos adotar como companheira de viagem, a boa e velha humildade. Éramos pequenos e frágeis se comparados à beleza selvagem do Golfo. Muitas pedras, quedas d’água e lajeados por onde é possível avançar rio adentro. Cenário perfeito para quem curte esportes aquáticos radicais. Ao longo das margens do Golfo, notamos uma quantidade significativa de minas, por onde é possível ver água cristalina que brota da mata e corre mansa em direção ao rio. Permanecemos ali por quase três horas, registrando cada detalhe daquele espetáculo natural e ao final, é impossível não concluir que valeu o sacrifício. Conquistamos o Golfo do São José dos Dourados e ele também nos conquistou.




Fonte: Resvista IMAGEM DOS GRANDES LAGOS
Contato: Admilson José Garcia
admilsongarcia@hotmail.com

Read Users' Comments (0)

Em visita, Rillo realiza palestra para alunos da FEF


Pré-candidato aproveitou a oportunidade e explicou algumas propostas e estratégias de sua campanha na disputa das eleições 2010

Na última quarta-feira, dia 14, esteve na cidade de Fernandópolis, o ex-secretário do Mistério do Turismo e pré-candidato a deputado estadual pelo PT, João Paulo Rillo, que já foi candidato a prefeito de São José do Rio Preto, nas últimas eleições, ficando em segundo lugar com 47,7% dos votos. Na ocasião, em que esteve no município, Rillo participou de uma reunião com lideranças políticas na agradável "sorveteria da Sônia", onde falou de algumas propostas e estratégias de sua campanha. Em seguida se dirigiu ao teatro municipal "Merciol Viscardi" para proferir palestra sobre turismo e administração a convite dos alunos do curso de Administração em Marketing, da Fundação Educacional de Fernandópolis. Na oportunidade, estiveram presentes a Angélica Azadinho Nossa, secretexplanação, Rillo falou de investimento do Governo Federal na área do turismo e destacou a vocação da região para o "turismo de negócios".

Segundo Erédia, foram destinados R$ 50 mil para que todas as entidades comercializassem os permanentes do Planeta Expo 2010 de forma antecipada. O lucro, por sua vez, será dividido entre as instituições, de acordo com o número de vendas dos ingressos.

Fonte: Diário Regional de Fernandópolis

Read Users' Comments (0)

Ministro do Turismo anuncia recurso para cobertura da Concha Acústica



Barreto se comprometeu a liberar ainda este ano emenda do deputado federal João Dado de R$ 1,4 milhão para obra

Em visita a Votuporanga nesta quinta-feira (22/04), o ministro do Turismo Luís Barreto anunciou que vai liberar ainda este ano R$ 1,4 milhão de emenda parlamentar do deputado federal João Dado para o projeto de cobertura da Concha Acústica. “Sei da ansiedade do deputado e do prefeito Marão e digo para eles ficarem tranquilos, pois vamos liberar o recurso em 2010”, disse.

Marão recebeu o ministro na ante-sala do Centro de Convenções “Nelson Camargo”. A obra foi construída com recursos do Ministério do Turismo através de emenda de R$ 1 milhão do deputado João Dado. “O ministério não tem como foco só o turismo por si só, mas também a preocupação de proporcionar opções de lazer, como é o caso desse Centro de Convenções, que, além de receber peças teatrais, palestras, também será um local para eventos da indústria, do comércio, entre outros”, explicou.

O ministro ressaltou ainda que a obra da Concha Acústica será mais uma opção para a população. “Temos aqui o Centro de Convenções e a Concha Acústica será um complemento, um novo espaço”, disse.

Outra obra apresentada pelo prefeito Junior Marão foi a revitalização da rua Amazonas. A licitação está em andamento e a ordem de serviço deve ser dada nos próximos meses. A previsão é que sejam investidos cerca de R$ 3 milhões, sendo R$ 1,2milhão de emenda do deputado João Dado junto ao Ministério. “Essa obra será um dos principais cartões postais turísticos de toda a nossa região”, afirmou o prefeito.

De acordo com o deputado federal, ele está e estará sempre a disposição do prefeito Junior Marão em busca de recursos para Votuporanga. “Estamos lá para atender as reivindicações. São obras importantes que o prefeito Junior Marão está para fazer e quero, aqui, agradecer o ministro do Turismo que tem sempre contribuído conosco”, completou.

Também participaram do encontro os deputados federais Arlindo Chinaglia e José Mentor, além do presidente da Câmara, Osvaldo Carvalho, o assessor especial do Ministério, João Paulo Rillo, e prefeitos da região.

Fonte: Assessoria de Votuporanga
Prefeitura de Votuporanga

Read Users' Comments (0)

Dois grandes espetáculos encerram Fórum de Dança em Votuporanga



Grupo da Alemanha e outro de Aracaju-SE encerram a semana de programação do Fórum em Votuporanga a partir das 10 horas deste sábado

Depois de cinco dias de grandes apresentações culturais pelo Fórum Internacional de Dança, os votuporanguenses terão uma manhã de sábado muito esperada durante toda a semana que irá reunir dois grandes espetáculos, o EVO, da BK Compagnie de Berlin – Alemanha, e o Reverso, do grupo Cubos Companhia de Dança de Aracaju – Sergipe. As apresentações têm início às 10 horas na Praça Cívica junto à Conca Acústica.

A Diretora do Departamento de Cultura da Secretaria, Marinês Manhani Lima, conta que no EVO os artistas se apresentam como se fossem esculturas. “É um trabalho maravilhoso, vale a pena assistir e aproveitar essa oportunidade que o Fórum proporciona de podermos acompanhar espetáculos tão grandiosos abertos ao público”, destaca.

EVO
EVO é a proposição de uma troca entre performer e espectador. Uma busca de transfusão para o público testemunhante que pode sentir fisicamente o pulso do interior do artista, quebrando o intervalo entre eles. Numa tentativa de alcançar esta dimensão, a performance é baseada na pureza e neutralidade dos gestos, movimentos e visuais, sem se apoiar numa história ou significado específico exceto a ameaça física e de material celular que é o corpo. O espírito do dançarino é completamente conectado com esta realidade, transbordando uma tremenda presença e tocando o espectador dentro de sua carne e alma.

A coreografia se desdobra numa câmera lenta extrema, dentro de uma estrutura e processo gestual tão simples quanto possível, contrastando com o espaço acústico. Os corpos todos pintados de branco dos artistas, colocados como um ovo sobre a terra marrom, evolui desde a posição inicial e estática para a verticalidade, se levantando, comum a todos seres humanos. Os vários passos da performance frequentemente evocam um estado embrionário, um nascimento desde a terra ou até memo do espaço subaquático.

Tantas imagens e associações que surgirão na mente do espectador farão emergir sua sensibilidade e emoção. O público é levado pelo ritmo interno do dançarino branco, desacelerado, suspenso nos interstícios de gestos e esquecido do tempo diário por um período.

Reverso
Em Reverso a Cubos Companhia de Dança de Aracaju mostra as tradições do nordeste de forma diferente. A Companhia iniciou seus trabalhos em março de 2007 na cidade de Aracaju apresentando sua primeira obra denominada “As quatro estações de um ser”.

Atualmente é composta por cinco bailarinos com formação diversificada, formando um imenso mosaico de características, com estilos e formas peculiares a cada um, o que confere ao trabalho uma junção de variadas intervenções artísticas e singularidade aos seus espetáculos, contribuindo para a expansão dos horizontes da produção da dança.

A Cubos acredita que o corpo é racional e mutante, capaz de adaptar-se aos mais variados estímulos musicais e cênicos. A proposta de criação da Companhia é desenvolver espetáculos com muitas matizes, descobertas e manipulações de movimentos a partir de questionamentos, situações ou intervenções estabelecidas e/ou propostas pelos próprios bailarinos, configurando assim um compromisso maior com a obra, já que a autoria é uma construção coletiva.

Fórum
O Fórum é uma realização da Virtual Companhia de Dança em parceria com a Secretaria da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga que teve início na segunda-feira e seguiu com workshops diurnos e apresentações noturnas gratuitas na Praça Cívica junto à Concha Acústica. O evento também acontece paralelamente em outras duas cidades da região, São José do Rio Preto e Fernandópolis.

Programação do sábado:

Dia 24 de abril – 10 horas – Praça Cívica junto à Concha Acústica

Mostra de academias e grupos locais

EVO
BK Compagnie / Berlin – Alemanha

Reverso
Cubos Companhia de Dança / Aracaju – SE

Fonte: Assessoria de imprensa
Prefeitura de Votuporanga

Read Users' Comments (0)

MUSEU DE ARQUEOLOGIA DE OUROESTE



Sempre que se menciona a palavra “arqueologia” vêm à mente um lugar distante situado ao redor do mundo, escavações em busca de relíquias do mundo antigo. Não é necessário ir muito longe para encontrar um. O que pouca gente sabe é que em Ouroeste,cidade da região, possui achados históricos importantíssimos para a compreensão dos primitivos habitantes do noroeste paulista e que estão conservados em um Museu.

Por ocasião da construção da Usina de Água Vermelha, no Rio Grande, diversas terras foram inundadas. Às margens do Rio, pescadores encontraram em baixo das raízes de uma arvore que havia tombado com o vento, uma grande quantidade de ossos humanos. Notificaram o fato à FUNAI e à polícia local. Acredita-se que os restos humanos pertençam aos Caiapós ou Guaranis, grupos indígenas que viveram na região. Mas essa descoberta foi apenas a ponta do iceberg.

A 9ª SR/IPHAN, responsável pelo comando da Usina, disponibilizou os achados para pesquisas científicas. Por meio de um acordo com o Ministério Público, a empresa responsabilizou-se pela construção de um Museu Arqueológico, bem como o incentivo às pesquisas acadêmicas, como forma de reparação às eventuais destruições arqueológicas já cometidas em razão de estarem em processo de construção da Usina há mais de uma década.

Os pesquisadores traçaram um mapa arqueológico da região de Ouroeste e intensificaram os estudos. Afinal, encontrar restos humanos nessa quantidade é algo bastante raro na arqueologia. Todas as descobertas foram preservadas e constituem parte do acervo do Museu de Ouroeste.

Além dos ossos, o Museu possui restos faunísticos, fragmentos cerâmicos e material lítico lascado e polido proveniente de diferentes grupos ceramistas. Conta ainda com exposição de longa duração, sala multiuso para exibição de vídeos, reserva técnica com arquivos deslizantes e monitoramento ambiental, espaço às atividades museográficas e de pesquisas arqueológicas.

Você não precisa ir à Capital ou alugar filmes de aventura para sentir-se um arqueólogo. Basta viajar até a cidade de Ouroeste e visitar o Museu Arqueológico daquela cidade. É um passeio que você não irá se arrepender e ainda terá o privilégio de conhecer um pouco mais da cultura dos índios que ocupavam nossa região.

Fonte: Revista Acontece
Contato: Nátalie ou Carlos
17 3453-2059 / 8126-1874
revistaacontece@hotmail.com / revistaacontece10@gmail.com

Read Users' Comments (0)

Valentim Gentil terá oficina de Maculelê

A Oficina Cultural Regional Fred Navarro, que está desenvolvendo uma série de oficinas gratuitas na região de São José do Rio Preto, realizará em Valentim Gentil, de 08 de maio a 19 de junho, um curso de Maculelê, que é uma dança típica da Bahia, com influências africanas e indígenas. A atividade será promovida pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal.

Segundo o coordenador do projeto em Valentim, Elvis Gonçalves Silvestre, a atividade estimulará a parte rítmica do Maculelê, que abrange canto e dança. “Com isso esperamos desenvolver a criatividade e a concentração dos alunos, destacando habilidades voltadas à expressão corporal, reflexos e agilidade”, explica.

Os interessados deverão realizar suas inscrições nos dias 26 de abril ou 05 de maio, com o coordenador Elvis, na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Vicente Santoro, que fica na Rua Cidadão João Novaes, 7-33, Centro.

As oficinas serão realizadas na escola Vicente Santoro, às quartas e sábados, de 08 de maio a 19 de junho, das 14h às 16h.

Fonte:
Diego Segura
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Valentim Gentil - SP
Contatos: (17) 3485-9400 ou (17) 8134-7090

Read Users' Comments (0)

Começou o credenciamento prévio gratuito para o 5º Salão do Turismo


Estudantes, empresários, gestores e público em geral já podem se credenciar para a 5º edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, que acontecerá de 26 a 30 de maio de 2010, no Anhembi, em São Paulo (SP). Os visitantes que fizerem o credenciamento prévio pelo site [http://www.salao.turismo.gov.br/] terão acesso gratuito.

O credenciamento é rápido e fácil. No dia do evento é necessário levar o comprovante de credenciamento com código de barras ou o código de acesso, acompanhado do documento de identidade. O código é pessoal e intransferível. Os menores de 14 anos deverão estar acompanhados por um responsável com mais de 18 anos, e mediante compra de ingresso. Caso o acompanhante esteja previamente credenciado, basta apresentar o comprovante de credenciamento na entrada do evento.

Salão do Turismo 2010

O Salão do Turismo é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos, promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo (MTur). Os visitantes podem conhecer roteiros turísticos de todo o país, além de adquirir pacotes, produtos e serviços turísticos.

Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail: salao.turismo@turismo.gov.br.



Fonte:
Assessoria de Comunicação do MTur
imprensa@turismo.gov.br
(61) 2023 7055 (61) 2023 7055

Read Users' Comments (0)

PROJETO DE CINEMA É APROVADO PARA COSMORAMA

A cidade de Cosmorama terá mais uma opção de entretenimento e cultura à disposição dos cidadãos, trata-se do projeto Cine Cosmorama. O proponente do projeto, a Associação Antialcoólica de Cosmorama, recebeu a notícia que o projeto enviado por eles à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (SEC) havia sido aprovado no programa PROAC - ICMS. O resultado foi publicado no dia 27 de março, no Diário Oficial da União (página 48), com a lista dos selecionados no projeto da SEC.
O projeto do cinema da Associação Antialcoólica da cidade de Cosmorama proporcionará a oportunidade de o município ter uma sala adequada de exibição de filmes. É a construção de um espaço, ou seja, de uma sala que possibilitará o encontro entre a população e a pluralidade cultural. A AGCIP em parceria com a Prefeitura do Município de Cosmorama trabalhou junto ao proponente na elaboração do projeto e juntos buscam a capitação do recurso por meio do ICMS nas empresas da região e assim efetivar o início da obra.

A iniciativa de realizar este projeto ao PROAC do Estado de São Paulo partiu da Associação Antialcoólica de Cosmorama que já realiza extenso trabalho junto a dependentes químicos. A associação quer aliar a cultura nesse trabalho de recuperação de pessoas e ir além, passando a oferecer a todos os munícipes a opção de lazer e integração através do cinema.

O Departamento de Educação e Cultura, Prefeitura do município e a AGCIP estão apoiando a iniciativa da associação e, buscam juntos, a realização de trabalhos significativos para o desenvolvimento social e local da cidade de Cosmorama. O Cine Cosmorama será uma janela para crianças, jovens e adultos conhecem o valor artístico e cultural para a vida.


Renato Bacani Ponton
Assessor de Comunicação – Prefeitura do Município de Cosmorama

Read Users' Comments (0)

“Circuito Cultural Paulista” traz apresentação de Dança Flamenca

Neste sábado, 24, o palco do Teatro Municipal de Fernandópolis será tomado pelo ritmo caliente da dança flamenca. Fechando o primeiro bimestre do Circuito Cultural Paulista, o grupo Luceros apresenta o espetáculo “Yendo”.

O Grupo Luceros, formado por bailarinos flamencos profissionais, vem atuando há mais de dez anos , traduzindo sempre a busca de um estilo que alia ao flamenco diversas tendências artísticas.

O espetáculo Yendo apresenta o vibrante resultado do encontro do Grupo Luceros com o músico e compositor Toninho Ferragutti, traçando a rota percorrida entre o flamenco tradicional e a expressão da brasilidade de seus componentes, num diálogo que abre novas perspectivas criativas.

O espetáculo é gratuito e os ingressos deverão ser retirados na bilheteria do Teatro Municipal a partir das 14 h deste sábado.

SERVIÇO:
ESPETÁCULO:- “YENDO” GRUPO LUCEROS.
DIA: 24 DE ABRIL
LOCAL: TEATRO MUNICIPAL.
HORÁRIO: 20H
DURAÇÃO:- 50 MIM.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Fernandópolis

Read Users' Comments (0)

“Fórum de Dança” atrai grande público no feriado


O “Fórum de Dança” atraiu grande público na Praça da Matriz, nessa quarta-feira, 21. Adultos, jovens e crianças, reunidos com a família, aproveitaram o feriado nacional para curtir a atração cultural.

A animação ficou por conta dos bailarinos do “Grupo KD de Dança”, de Potirendaba - SP, que apresentou a dança “Absinto-me”, que retrata os intensos momentos de uma história de amor.

Diversas atrações internacionais também já se apresentaram no “Fórum de Dança”. Na segunda-feira se apresentaram os grupos “Compagnie Irene K.Jovens”, da Bélgica, e Gestus, de Araraquara. Na terça-feira, bailarinos espanhóis, do “Provisional Danza”, foram a atração cultural da noite.

Nesta quinta-feira, se apresentaram os grupos “BK Compagnie”, da Alemanha, que exibiu a dança “Evo”, e “Cubos Companhia de Dança”, de Aracaju – SE, que apresentaram a dança “Reverso”.

A última apresentação do “Fórum de Dança” acontece nesta sexta-feira, às 18h30, onde se apresentam dois grupos, um de São José do Rio Preto (Tailana Martho e Vinicius Francês) e outro de Belo Horizonte – MG (Companhia Mário Nascimento).

Durante toda semana, o “Fórum de Dança” também promoveu oficinas de dança gratuitas, dirigidas por dançarinos profissionais, na Corpus Academia para adultos e jovens.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Fernandópolis

Read Users' Comments (0)

Festa de Peão Boiadeiro em Cardoso



Fonte: Prefeitura de Cardoso

Read Users' Comments (0)

Baile da Rainha acontece neste sábado

No evento será escolhida a rainha da 26ª Festa do Peão de Valentim Gentil

Como parte dos preparativos para a 26ª Festa do Peão de Valentim Gentil, que terá início já na próxima quarta-feira, acontecerá neste sábado, 24, a partir das 22h, o tradicional Baile da Rainha, onde será escolhida a Rainha do Peão de Boiadeiro.

Entre as atrações da festa, que acontecerá na quadra coberta da escola estadual Prof. Cícero Usberti, na Avenida Cavalin, 11-65, estão o desfile com as 15 garotas inscritas no concurso, o anúncio da vencedora e também um show country com a “Skala Band”.

O valor do ingresso é de R$ 10, e a renda será revertida para o Fundo Social de Solidariedade. Eles podem ser adquiridos na Sorveteria Alpina, na Snoop Sorvetes ou diretamente no escritório da Festa do Peão, que fica na Avenida Cavalin, 5-48.



Legenda: O prefeito Adilson Segura, a Rainha do Peão de Boiadeiro de 2009, Fernanda da Silva, e a primeira dama Rosalina Segura

Fonte:
Diego Segura
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Valentim Gentil - SP
Contatos: 17 3485-9400 ou 17 8134-7090

Read Users' Comments (0)

Ministro do Turismo vem a Votuporanga para anunciar recursos

O prefeito de Votuporanga, Junior Marão, receberá, na quinta-feira (22/04), às 8h30, na ante-sala do Centro de Convenções “Nelson Camargo”, cujas obras estão sendo concluídas, o Ministro do Turismo, Luís Barreto. O ministro, acompanhado do deputado federal João Dado e também do Assessor Especial do Ministério João Paulo Rillo anunciará recursos para o município

Marão aproveitará a oportunidade para apresentar a Barreto o Centro de Convenções, que será inaugurado nos próximos meses e também o Cento de Informações Turísticas e Culturais que será construído pela administração no Centro de Lazer do Trabalhador. Ambos receberam recursos do Ministério do Turismo.

Currículo

O ministro do Turismo Luiz Barretto foi nomeado para o cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 21 de setembro de 2008, após exercê-lo interinamente por três meses em substituição a Marta Suplicy. Chegou ao Ministério do Turismo em março de 2007, como secretário-executivo. Antes disso, atuou como gerente nacional de Marketing e Comunicação do Sebrae Nacional.

Sua vida pública teve início na década de 80 na Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) e no Cedec (Centro de Estudos de Cultura Contemporânea), ambos de São Paulo. Exerceu funções de direção nas prefeituras de São Paulo, São Vicente, e Osasco, onde foi secretário de Indústria, Comércio e Abastecimento. No PT (Partido dos Trabalhadores) foi secretário adjunto da SNAI (Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais) do Diretório Nacional

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Votuporanga

Read Users' Comments (0)

Pedranópolis - Uma pedra preciosa do Interior Paulista


Com o Distrito de Santa Izabel do Marinheiro dotado de prainha, córregos e paisagens exuberantes, o povoado de Dulcelina onde a hospitalidade se faz presente e o Centro de Lazer do Trabalhador “Ângelo Giacomini”, Pedranópolis redescobre o turismo e mostra todo o seu potencial nas páginas da Imagem. Acompanhe nossa aventura, descubra as belezas e curta as impressionantes paisagens desta “pedra preciosa” que é Pedranópolis.

É realmente incrível como as cores ganham tonalidades lindíssimas pela manhã, principalmente se a luz do Sol incide sobre a Praça da Matriz de Pedranópolis/SP. Foi nesse cenário que iniciamos nosso primeiro dia de trabalho em busca de belas imagens. Tínhamos na agenda um roteiro que incluía diversos pontos turísticos, dentre os quais: o Córrego das Pedras (daí o nome da cidade), o Córrego do Angico e a Prainha do Águão, situada às margens do Ribeirão do Marinheiro, no distrito de Santa Izabel do Marinheiro.

Apesar de todos os dados disponíveis, precisávamos de um guia para conseguirmos acessar locais e informações pertinentes ao município sede Pedranópolis, ao distrito de Santa Izabel do Marinheiro e ao povoado de Dulcelina. Para nossa felicidade, fomos recepcionados pelo secretário municipal de Esportes, Sebastião Ferreira da Cruz, conhecido carinhosamente por Tião do Bar, um entusiasta em matéria de turismo. Pronto! Estava nomeado o mais novo membro da Equipe Imagem.

Dulcelina
Seguimos pelo acesso de terra que liga Pedranópolis à Dulcelina, uma estrada bem cuidada, com boas condições de tráfego. Era manhã e a luz não era propícia para fotografarmos os córregos e o ribeirão, por isso, decidimos conhecer e registrar o povoado. Durante o trajeto, Tião nos colocou a par do trabalho desenvolvido pela atual administração e do interesse do prefeito José Roberto Martins em resgatar o ecoturismo no município.

Casinhas simples e uma bem cuidada pracinha. Nesse cenário agradável que nos remete há tempos de tranquilidade e a vida pacata de antigamente encontramos o senhor Otávio Gonçalves Leite, cuja trajetória pontuamos na “Matéria Especial”.

Na Praça de Dulcelina, localiza-se a Igreja do Divino Espírito Santo, ao lado, uma árvore nativa conhecida como “Amendoim do Bugre” oferece sombra para os que ali passam. Existe ainda um “parquinho” para as crianças e excelente arborização. Um conjunto verdadeiramente harmonioso, que agrada a olhares e corações.

Santa Izabel do Marinheiro
Depois de retornarmos ao nosso ponto de partida, Pedranópolis, seguimos pela vicinal “Chafic Marão” por doze quilômetros, até chegarmos a Santa Izabel do Marinheiro. Para não fugir à regra, encontramos na Praça Central a bela igreja da padroeira Santa Izabel e uma árvore centenária, cuja circunferência de sua frondosa copa oferece sombra aos moradores e turistas a qualquer hora do dia.

Prainha e Marinheiro
O caminho para a “Prainha do Águão” é feito por terra e nossa equipe não encontrou dificuldades no trajeto. Tião havia feito contato com outro guia que nos conduziria pelas águas tranquilas do “Marinheiro”. Enquanto esperávamos, fotografamos o lugar que conta com um conjunto de quiosques e casas, além de muitas árvores e denso gramado. O verde se faz presente na paisagem até a beirada do ribeirão. A tarde caia quando embarcamos na companhia de Thiago Bácaro, um jovem morador que, apesar dos seus vinte anos de idade, pilota barcos com maestria e conhece bem o local.

Já nas proximidades da prainha, percebemos que o “Marinheiro” é um rio cheio de vida, onde a prática da pesca é possível e invariavelmente apresenta bons resultados. Registramos o local conhecido como “barrancão”, que segundo Thiago, muitos pescadores e turistas o frequentam em busca de piaus e outras espécies de peixes.

Seguimos viagem, desta vez margeando o rio em busca de imagens da fauna local e para nossa surpresa fomos brindados com a exuberância do voo dos “cabeças secas” e de um “tuiuiú”, que não deixou por menos e mostrou toda a plástica de um sobrevoo digno de uma ave pantaneira.

O “Marinheiro” recebe as águas generosas do Córrego das Pedras e por esse motivo procuramos localizar esse encontro, mas no trecho do rio onde teríamos acesso ao córrego fomos impedidos pela queda de uma árvore. Restava apenas, conhecer o córrego que dá nome ao município por terra. Tarefa para mais um dia de aventura.

Córrego das Pedras e Angico
A história de Pedranópolis se confunde com o Córrego das Pedras o que o torna um símbolo com suas corredeiras, curvas e quedas d’água. A certa altura, recebe o nome de Angico, devido o grande número e árvores da espécie que o cercam, mas o que predomina são as pedras, impossíveis de serem contadas ou catalogadas, estão ali mesmo é para deleite dos olhos de quem as contempla.

Iniciamos pelo Córrego do Angico, na companhia do sempre solerte Tião e contávamos agora com um experiente guia em terra, Lucas Fernando Pereira dos Santos, encarregado de nos mostrar as belezas do Angico e suas corredeiras. Muitos lajeados, onde se é possível caminhar até o centro do córrego e lindas quedas d’água nos renderam momentos indescritíveis na natureza e lindas fotos.

Seguimos por horas a margem do Angico e decidimos deixar o Córrego das Pedras para o dia seguinte. Era preciso aproveitar ao máximo a luminosidade que rasga a densa vegetação.

A princípio a paisagem nos deixou preocupados, com sinais de grande devastação ocorrida pelas cheias, muitas árvores que margeavam o córrego foram arrancadas pela raiz, tamanha a força das águas que por ali passaram durante as chuvas, um claro sinal do assoreamento de nossos córregos e ribeirões e da presença do homem modificando a natureza e o meio onde vive.

À medida que avançamos o “Córrego das Pedras” mostrava sua imponência, com pontos de estrangulamento, quedas e lajeados e foi possível registrar o grande volume de pedras existentes que banhadas pelas águas, tomam tonalidades diferentes e vão sendo esculpidas com o passar dos anos.

Pedreira
Descobrir uma pedreira desativada em meio a esta linda paisagem foi um verdadeiro prêmio para nossas lentes. O antigo canteiro de escavações de basalto, hoje abriga um sereno lago cuja profundidade é difícil precisar, mas a beleza do local é sem dúvida muito maior.

Segundo nossos guias, essa pedreira é quase cinquentenária e suas atividades extrativistas cessaram há quase vinte e cinco anos, restando apenas lembranças, beleza e um gigantesco lajeado formado por enormes quantidades de basalto.

Com o entardecer, partimos em nossa viagem de volta, carregados de material fotográfico valioso, um sabor de “missão cumprida” na alma e o que é melhor: a certeza de que conquistamos amizades sinceras por onde passamos.

Como chegar
Pedranópolis tem seus limites circundados pelos seguintes municípios:
Macedônia, Parisi, Cardoso, Meridiano, Fernandópolis e Valentim Gentil

O acesso por Fernandópolis se dá pela vicinal “João Carlos Estuque”, de Pedranópolis é possível acessar o distrito de Santa Izabel do Marinheiro pela vicinal “Chafic Marão”. Todas as estradas possuem boas condições de tráfego, inclusive as rurais.

Texto retirado da Resvista IMAGEM DOS GRANDES LAGOS do mês de março
Contato: Admilson José Garcia
admilsongarcia@hotmail.com

Read Users' Comments (0)

Votuporanga sedia Fórum Internacional de Dança


Pelo segundo ano consecutivo a cidade recebe vários espetáculos internacionais, além de workshops todas as tardes no Teatro Municipal

A Secretaria da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga em parceria com Virtual Companhia de Dança oferece pela segunda vez em Votuporanga o Fórum Internacional de Dança que trará ao município grandes espetáculos durante toda esta semana, além de workshops e mostras de academias. O Fórum também acontece paralelamente em outras duas cidades da região, São José do Rio Preto e Fernandópolis.

Na programação constam apresentações de grupos de Portugal, da Alemanha, Bélgica, Espanha e de cidades do estado de São Paulo e também de outros estados brasileiros. São seis dias de apresentações e cinco dias de workshops, começando por esta segunda-feira (19/4) e encerrando no sábado (24/4).

“É uma grande oportunidade para todas as pessoas que apreciam a arte da dança assistirem a grandes espetáculos a custo zero. Esta parceria, com certeza, enriquece muito o repertório cultural de Votuporanga”, afirma a diretora do Departamento de Cultura, Marinês Manhani de Lima.

Workshops
Todos os dias, a partir das 15 horas, acontecerão oficinas para os interessados, no Teatro Municipal “Tenente Mário Bernades”, com participação gratuita. “Além de termos oportunidades de assistir a grande espetáculos oferecemos ainda chances de formar profissionais na dança por meio de workshops com profissionais super capacitados”, explica a diretora, que destaca que as pessoas interessadas devem ter idade acima de 13 anos e comparecer ao Teatro Municipal pouco antes do horário do workshop, lembrando que a inscrição é gratuita e ilimitada.

Programação das apresentações
Dia 19 de abril – 18 horas – Praça Cívica
Cadencia
Artesãos do Corpo / São Paulo – SP
M.E.D.O
Companhia Mário Nascimento / Belo Horizonte - MG
Com-tato – Sobre fragmentos de realidade
Tailana Martho e Vinicius Frances / São José do Rio Preto - SP

Dia 20 de abril – 18 horas – Praça Cívica
Sobre Rodas
Companhia Integrada Multidisciplinar – CIM / Lisboa - Portugal
Ordnungswidrigenes Verhaltens
Tanztheater Darmstadt / Darmstadt – Alemanha

Dia 21 de abril – 18 horas – Praça Cívica
Inside-Time / Outside-Space
Compagnie Irene K / Bruxelas – Bélgica
Sobre todos nós
Grupo Gestus / Araraquara – SP

Dia 22 de abril – 18 horas – Praça Cívica
Sin Dios e El cielo em mi bolsillo
Provisional Danza / Madrid – Espanha

Dia 23 de abril – 18 horas – Praça Cívica
Absinto-me
KD Companhia de Dança / Potirendaba – SP

Dia 24 de abril – 10 horas – Praça Cívica
Mostra de academias e grupos locais
EVO
BK Compagnie / Berlin – Alemanha
Reverso
Cubos Companhia de Dança / Aracaju – SE

Fonte:
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Votuporanga

Read Users' Comments (0)

Estrutura da Festa do Peão de Valentim Gentil começa a ser montada


Teve início a montagem do recinto onde será realizada a 26ª Festa do Peão de Valentim Gentil, que acontecerá de 28 de abril a 02 de maio. A estrutura está sendo erguida na Avenida Alberto Jonas do Livramento, na entrada da cidade, ao lado da rotatória que leva para o Ramal Antonio Pimentel, que liga o município à rodovia Euclides da Cunha.

A previsão é de que, neste ano, mais de 20 mil pessoas passem pelo recinto a cada noite. Para isso a estrutura contará com uma arquibancada coberta com capacidade para acomodar até oito mil pessoas. “Estamos fazendo melhorias para trazer mais conforto e segurança para as pessoas”, explica o prefeito municipal, Adilson Segura.

Já quem optar pelos camarotes poderá usufruir de um espaço reservado, decorado com carpete de madeira e iluminação especial, além de duas áreas ao estilo Lounge, com jogos de móveis e plantas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3485-1391, no site www.rodeiovalentimgentil.com.br, ou diretamente no escritório da festa, que fica na Avenida Cavalin, 5-48, no Centro de Valentim Gentil.

Fonte:
Diego Segura
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Valentim Gentil - SP
Contatos: (17) 3485-9400 ou (17) 8134-7090

Read Users' Comments (0)

Bailarinos da Bélgica fazem abertura do “Fórum de Dança”

A abertura do “Fórum de Dança” atraiu dezenas de pessoas na Praça da Matriz, nessa segunda-feira, 18. O destaque da noite foi a apresentação do grupo belgo Compagnie Irene K.Jovens, adultos e crianças acompanharam atentos os movimentos dos bailarinos, que apresentaram a dança Inside-Time/Outside-Space. O encerramento ficou por conta do Grupo Gestus de Araraquara, que apresentou a dança “Sobre todos nós”.

Nesta terça-feira, 20, o “Fórum da Dança” traz uma apresentação internacional, o grupo espanhol Provisional Danza.

As atrações serão exibidas durante toda semana, sempre às 18h30, na Praça da Matriz. Durante o dia, o “Fórum da Dança” realiza oficinas de dança na Corpus Academia, das 14h às 16h.

Confira a programação do “Fórum da Dança”:

20 DE ABRIL - 18H30
"Sin Dios" e “El cielo em mi bolsillo”
PROVISIONAL DANZA / Madrid – Espanha

21 DE ABRIL - 18H30
“Absinto-me”
KD COMPANHIA DE DANÇA / Potirendaba – SP
22 DE ABRIL - 18H30

“EVO”
BK COMPAGNIE / Berlin / Alemanha
“Cadencia”
ARTESAOS DO CORPO / São Paulo – SP

23 DE ABRIL - 18H30
“Com-tato” - Sobre fragmentos de realidade
TAILANA MARTHO e VINICIUS FRANCES

São José do Rio Preto – SP
“Reverso”
CUBOS COMPANHIA DE DANÇA / Aracaju - SE

“M.E.D.O.”
COMPANHIA MÁRIO NASCIMENTO / Belo Horizonte – MG


LEGENDA: Bailarinos da Bélgica fazem abertura do “Fórum da Dança” na Praça da Matriz

Fonte: Assessoria de imprensa de Fernandópolis

Read Users' Comments (0)

Prefeitura apresenta “Fórum de Dança” na Praça da Matriz


A Prefeitura de Fernandópolis, por intermédio da Diretoria de Cultura, traz para Fernandópolis atrações nacionais e internacionais através do “Fórum da Dança”, que se apresentará na Praça da Matriz, às 18h30, durante toda semana.

Além das apresentações diárias, o “Fórum da Dança” está realizando oficinas gratuitas de dança, que estão sendo realizadas na Corpus Academia, das 14h às 16h, para adultos e jovens acima de 14 anos de idade. As inscrições podem ser feitas na própria academia.

Sobre “Fórum da Dança”

O “Fórum Dança” é uma associação cultural sem fins lucrativos, criada em 1990, com o objetivo de promover a formação profissional e artística, a investigação, a edição e a documentação. Na área da sensibilização e da formação, o “Fórum Dança” concebeu e realizou, desde 1991, Cursos de Formação Profissional. O “Fórum Dança” é uma plataforma de encontro dos profissionais e do público. Desenvolve projetos pedagógicos, seminários, workshops e aulas regulares dirigidos a públicos profissionais e amadores, adultos e jovens.

PROGRAMAÇÃO:

19 DE ABRIL - 18H30

“Inside-Time / Outside-Space”
COMPAGNIE IRENE K / Bruxelas – Bélgica
"Sobre todos nós"
GRUPO GESTUS / Araraquara – SP

20 DE ABRIL - 18H30
“Ordnungswidrigenes Verhaltens”
TANZTHEATER DARMSTADT / Darmstadt - Alemanha
"Sin Dios" e “El cielo em mi bolsillo”
PROVISIONAL DANZA / Madrid – Espanha

21 DE ABRIL - 18H30
“Absinto-me”
KD COMPANHIA DE DANÇA / Potirendaba – SP
22 DE ABRIL - 18H30

“EVO”
BK COMPAGNIE / Berlin / Alemanha
“Cadencia”
ARTESAOS DO CORPO / São Paulo – SP

23 DE ABRIL - 18H30
“Com-tato” - Sobre fragmentos de realidade
TAILANA MARTHO e VINICIUS FRANCES

São José do Rio Preto – SP
“Reverso”
CUBOS COMPANHIA DE DANÇA / Aracaju - SE

“M.E.D.O.”
COMPANHIA MÁRIO NASCIMENTO / Belo Horizonte - MG

LEGENDA: O “Fórum da Dança” também está promovendo durante toda semana, oficinas gratuitas de danças na Corpus Academia

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Fernandópolis

Read Users' Comments (0)

Turismo: Fórum se reúne com Sebrae

Representantes turísticos da Região dos Grandes Lagos conhecerão metodologia que será utilizada pelo Sebrae para elaboração de roteiros

Integrantes do Fórum Permanente de Turismo da Região dos Grandes Lagos se reunirão nesta sexta-feira com o Sebrae-SP para conhecerem a metodologia do turismo adotada pelo órgão que irá atuar em parceria com os 25 municípios que integram o Fórum no fortalecimento das atividades turísticas em cada local.

Segundo a presidente do Fórum Granlagos e chefe do setor de Desenvolvimento de Atividades do Turismo em Votuporanga, Karina Moraes, a reunião faz parte do calendário de encontros dos municípios, porém, o momento será voltado as orientações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. “Foi uma grande parceria que conseguimos e que pretende movimentar também as micro e pequenas empresas nas ações de fomento que o Fórum já vem realizando na região”, comemora.

O Sebrae será responsável por identificar os segmentos turísticos em todos os municípios pertencentes ao Fórum e, com estas informações, elaborar um roteiro de turismo que contemple os potenciais levantados. O encontro será realizado às 9 horas, no Água Viva Thermas Clube Hotel, em Fernandópolis.

Representatividade
Karina Moraes explica que o Fórum Granlagos pertence a uma das 34 instâncias de governanças existentes em todo Estado de SP e vem ganhando cada vez mais destaque pelas ações desenvolvidas junto aos municípios da região.

Recentemente a presidente do Fórum recebeu um ofício assinado pelo Coordenador de Turismo do Estado de São Paulo, Luiz Flaviano Furtado, endereçado também ao prefeito Junior Marão, parabenizando o órgão “por ser o primeiro Fórum a se formalizar junto à Coordenadoria de Turismo”.

Também consta na carta um agradecimento ao prefeito “pela iniciativa do município de Votuporanga, ao se tornar sede da Região Turística Grandes Lagos e fomentador do Granlagos”.

“Ressaltamos a importância da institucionalização de governanças regionais para o Turismo, para compormos um modelo de governabilidade e inclusão de todos os setores, conjugando ações do Estado com os Órgãos Municipais de Turismo e a iniciativa privada, sendo o Fórum um espaço que atenda a necessidade de debate e proposição, promovendo o uso e a transformação do território, com o objetivo de satisfazer as demandas culturais, econômicas, sociais e ambientais e a concepção de políticas públicas para o turismo, onde Governo e a sociedade possam definir os caminhos para o desenvolvimento do turismo regional.”

O ofício de agradecimento e reconhecimento também foi direcionado a todos os dirigentes e representantes de turismo dos municípios que compõem o Fórum.

Fonte: http://www.votuporanga.sp.gov.br/www/noticia/?nid=1631

Read Users' Comments (0)

Fernandópolis sedia Fórum de Turismo Grandes Lagos

Fernandópolis vai sediar o Fórum Permanente de Turismo da Região dos Grandes Lagos, que se reunirá com o Sebrae-SP, nessa sexta-feira, 16, às 9h, no Água Viva Thermas Clube Hotel. O evento contará com a participação do prefeito de Fernandópolis, Luiz Vilar, e de outros prefeitos da região.

Na ocasião, será apresentada a metodologia do turismo adotada pelo órgão que irá atuar em parceria com os 25 municípios que integram o Fórum, no fortalecimento das atividades turísticas em cada local. A reunião faz parte do calendário de encontros dos municípios e será voltada às orientações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Fonte: http://www.fernandopolis.sp.gov.br/Portal/Noticias.asp?ID=2384

Read Users' Comments (0)

79° Festa de Santo Antônio



Fonte:
Renato Bacani
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Cosmorama

Read Users' Comments (0)

PREFEITURA E ASSOCIAÇÃO COMERCIAL PROMOVEM REUNIÃO PARA DISCUTIR COMERCIO LOCAL

A nova diretoria da Associação Comercial e Indústrial de Cosmorama - ACIC esteve na última segunda-feira (12) na Prefeitura Municipal em reunião com o Prefeito Antonio Edivaldo Papini para discutir diversos assuntos relativos ao comercio local.

Pela ACIC esteve presente o Presidente, Alessandro Alves de Souza, acompanhado do vice-presidente, Luiz Carlos de Souza, da Secretária, Ester Castilho Bacani Ponton, do Vice-Secretário, Silvio Antonio de Pierri, e do Presidente do Conselho Deliberativo, Dagoberto Roncolato. Pela Prefeitura o Prefeito Papini e o Assessor de Comunicação, Renato Bacani Ponton.

Dentre os assuntos em pauta, foram apontadas as dificuldades existentes, solicitação de convênio e parcerias para realização de campanhas promocionais visando estimular as vendas no comércio local, melhorarem o nível de emprego e renda da população e contribuir para o incremento da receita municipal.

Ainda no encontro, discutiu-se a programação para enfeites natalinos no centro comercial da cidade. Para esse ano, os organizadores pretendem ampliar a iluminação e, durante todo o decorrer do ano, garrafas Peti estarão sendo recolhidas com o objetivo de criar artifícios natalinos para complementar a decoração na cidade. A participação no Fórum GRANLAGOS, também está na proposta da nova gestão da Associação.

O Prefeito recebeu a solicitação e disse ter interesse em participar das realizações que visam estimular o comercio do município, comprometendo empenhar-se ainda para que os muitos projetos e parcerias sejam contemplados para ajudar no desenvolvimento dos novos trabalhos na Associação Comercial e Industrial de Cosmorama.

Fonte:
Renato Bacani
Assessor de Comunicação
Prefeitura do Município de Cosmorama

Read Users' Comments (0)

Festa de Santa Rita de Cássia



Fonte: Juliana Paiva

Read Users' Comments (0)

"De Ponta a Ponta" grava em Votuporanga





Reportagem sobre tema Lendas e Mistérios apresentará roteiro da Estrada Boiadeira e histórias contadas por pessoas que moram nos arredores

A chefe do setor de Desenvolvimento de Atividades do Turismo de Votuporanga, Karina Moraes, e o encarregado do Setor de Museus e Patrimônios Históricos, Evandro Junior Ferreira da Silva, acompanharam a equipe de reportagem do programa “De Ponta a Ponta”, transmitido nas noites de domingo pela TV TEM, afiliada da Rede Globo, em uma gravação que teve como protagonista a Estrada Boiadeira, no trecho que segue de Votuporanga a Cosmorama.

A equipe passou a tarde e o início da noite da última segunda-feira em Votuporanga e teve oportunidade de conhecer a Vila Carvalho, Vila Cruzeiro, Capela do Profeta Maria que fica próxima à Usina Noroeste Paulista, Cruzeiro da Prata, Bairro Carrilho e ainda visitaram uma fazenda construída em 1932.

“Pela reportagem se tratar de Lendas e Mistérios foram coletados depoimentos de várias pessoas que moram nestas regiões e que têm histórias interessantes. Sobre a Capela do Profeta Maria, por exemplo, uma moradora contou a história do viajante [conhecido como Profeta Maria] que brotou uma nascente no local e que, a partir de então várias pessoas com enfermidades que iam até o local foram sendo curadas por meio da crença nesta nascente”, explica Evandro.

Valorização
Evandro acredita que a reportagem “vem de encontro com o que os departamentos de Cultura e Turismo de Votuporanga pretendem”, referindo-se a valorização do patrimônio histórico-cultural pelos próprios moradores da cidade. “Tem muita gente que, quando lê algo a respeito da estrada, ou ouve essas histórias em algum lugar, liga pra gente querendo saber mais”, conta.

A reportagem está prevista para ir ao ar no mês de maio, porém ainda não há data específica. Mais informações sobre a Estrada Boiadeira pelo telefone 3405.9750 ou 3422.4451.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Read Users' Comments (0)

“Quinteto Sopro Novo Yamaha” se apresenta neste sábado no Teatro


A Orquestra de Sopros de Fernandópolis (Osfer) apresenta nesse sábado, 16, às 20h30, no Teatro Municipal de Fernandópolis, o recital artístico “Certas Canções”, do “Quinteto Sopro Novo Yamaha”.

Os apreciadores da boa música terão a oportunidade assistir ao grande espetáculo musical que revela todo potencial da flauta doce em diversos estilos musicais. O repertório conta com músicas medievais, renascentistas, contemporâneas e folclóricas, que são apresentadas em cenário especial e figurino de época.

O Sopro Novo é um programa de iniciação musical desenvolvido para professores que desejam utilizar a flauta doce como ferramenta de trabalho em sala de aula. Desde 2005, o Sopro Novo forma centenas de professores que, por sua vez, ensinam música para milhares de crianças em todo o território brasileiro.

No sábado, 17, será realizado o Concerto de Formaturas dos Alunos Sopro Novo Yamaha, a partir das 20h30.

Participe, o evento cultural é gratuito e para toda família.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Read Users' Comments (0)