Votuporanga melhora desempenho no Município Verde


Prefeito Junior Marão esteve no anúncio do ranking ambiental dos municípios paulistas nesta terça-feira, em evento no Anhembi

Votuporanga melhorou o seu desempenho no Projeto Município Verde Azul, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Neste ano, a cidade obteve a nota de 79,08, o dobro do ano passado, ficando na 163.a posição de um total de 563,. Já em 2008, Votuporanga esteve na 262.a colocação entre 332 municípios. A nota foi de 34,60.

O prefeito de Votuporanga, Junior Marão, participou, nesta terça-feira, no auditório Celso Furtado, no Anhembi, em São Paulo, do anúncio do ranking ambiental dos municípios paulistas. A cerimônia contou com a presença do governador José Serra e do secretário de Estado do Meio Ambiente, Xico Graziano, além do superintendente da Saev Ambiente, Marcelo Marin Zeitune, do Gestor de Meio Ambiente, Gustavo Gallo, e do presidente da Câmara, Osvaldo Carvalho.

De acordo com o prefeito, a melhora do desempenho mostra que Votuporanga está no caminho certo. “Tivemos uma melhora significativa e temos certeza que no ano que vem, com os projetos que estão em andamento e outros que serão implantados, estaremos entre os primeiros colocados”, afirmou.

Conforme explica o gestor de Meio Ambiente da Saev Ambiental, Gustavo Gallo, Votuporanga só não teve um desempenho melhor, pois a ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) não está em funcionamento. “Com a inauguração ano que vem nossa cidade vai ser referência e aumentará imediatamente a nossa nota”, disse. A Prefeitura está investindo cerca de R$ 17,5 milhões na ETE e será uma das maiores do Estado de São Paulo. Na solenidade, Gallo foi considerado um dos 20 melhores interlocutores do projeto no Estado de São Paulo.

Em sua fala, o presidente da Assembléia Legislativa, o deputado Barros Munhoz, elogiou a obra da ETE de Votuporanga. “Estive sábado em Votuporanga e conheci a Estação de Tratamento de Esgoto de lá, é uma grande obra. A gente vê que o Meio Ambiente é um tema em discussão e a Secretaria de Meio Ambiente tem um papel fundamental nisso, pois envolveu os municípios nesta causa”, ressaltou.
Conforme explicou o secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano, muitos municípios não obtiveram o certificado devido ao passivo ambiental. “São cidades que não foram contempladas, porém possuem políticas públicas de qualidade voltadas para o meio ambiente. Este não é mais um tema só da elite, mas sim de todos”, afirmou. Ao todo 156 cidades foram certificadas.

Sobre o Projeto
Lançado em junho de 2007, o Projeto Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios.

Read Users' Comments (0)

0 Response to "Votuporanga melhora desempenho no Município Verde"

Postar um comentário