Valentim é um dos 20 municípios mais verdes de São Paulo


Foto: Octaelzio de Paiva, Adilson Segura e Ubirajara Guimarães - coordenador do Projeto Município Verde Azul


Valentim é um dos 20 municípios mais verdes de São Paulo

Valentim Gentil é um dos 20 municípios mais verdes de São Paulo. A cidade se destacou no cumprimento das diretivas que regem o Projeto Município Verde Azul, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, como eliminação de lixões, tratamento de esgoto e controle do desperdício de água, entre outras, alcançando a 13ª posição no ranking ambiental paulista, com 92,87 pontos. Com o selo, Valentim ainda passa a ter prioridade na obtenção de recursos públicos do Estado para financiar projetos ambientais.

Durante a cerimônia de divulgação do ranking, na tarde da última terça-feira (1º), em São Paulo, o governador José Serra anunciou a liberação de R$ 50 milhões para o orçamento do projeto em 2010. Cada uma das 156 cidades premiadas poderá investir os recursos conforme as necessidades apontadas no plano de ações. Valentim vai priorizar a aquisição de maquinários. “Precisamos de um caminhão basculante e um triturador de galhos”, disse o assessor de Meio Ambiente, Octaelzio de Paiva. “Também vamos nos valer da condição de município verde azul para solicitar recursos do governo para comprar uma pá carregadeira”.

Para o prefeito Adilson Segura, o fato de o município ter sido reconhecido como exemplo ambiental é motivo de orgulho. “São 645 municípios no Estado de São Paulo e nós somos o 13º mais bem sucedido deles”, destacou o prefeito. “Isso é fruto do trabalho de uma equipe competente e dedicada, e de um governo preocupado e comprometido com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável”.

Ainda durante a solenidade, o secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, comunicou que os municípios selecionados serão cobrados em três metas no próximo ano. São elas: educação ambiental / criança ecológica, coleta seletiva e arborização urbana.

“Em 2010, a cobrança será rígida também na questão de entulhos nas calçadas. Por isso a prefeitura está fazendo regularmente mutirões de limpeza, retirando suas caçambas das áreas rurais e abrindo o aterro sanitário aos sábados e domingos para que a população deposite entulhos de qualquer natureza, como galhos de árvores e restos de materiais de construção diretamente no local. São medidas que a princípio não parecem muito confortáveis, mas que fazem parte do planejamento ambiental”, explica Paiva.

O objetivo do Projeto Município Verde Azul é descentralizar a agenda ambiental paulista. Os municípios participantes foram avaliados em dez questões, entre elas tratamento de esgoto, eliminação de lixões, recuperação da mata ciliar e criação de secretarias ambientais e de conselhos de meio ambiente. As cidades que conseguiram pontuação superior a 80 – numa escala de 0 a 100 – foram beneficiadas.

Dos municípios que aderiram à iniciativa, 563 preencheram corretamente o plano de ações e ficaram aptos a receber o certificado. Algumas cidades da região se destacaram, como Buritama, Jales, Fernandópolis, Mira Estrela, Ouroeste, Nhandeara, Tanabi, Cosmorama, Parisi, Estrela d’Oeste e Pedranópolis. Pelo segundo ano consecutivo, Santa Fé do Sul liderou o ranking, com nota 94,40, pouco menos de dois pontos à frente de Valentim Gentil.

Read Users' Comments (0)

0 Response to "Valentim é um dos 20 municípios mais verdes de São Paulo"

Postar um comentário