Museu Municipal conquista certificação nacional


Votuporanga é a única cidade da região de Rio Preto que teve seu Museu certificado pelo Sistema Brasileiro de Museus

O Museu Municipal “Edward Coruripe Costa” recebeu a certificação do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), do Ministério da Cultura, fato que comprova que a instituição trabalha dentro dos padrões de preservação e acondicionamento conforme o Decreto do Ministério da Cultura nº 5.264 de 5 de novembro 2004. O pedido de certificação foi efetuado no ano de 2009, sendo a certificação publicada no Diário Oficial da União do dia 4 de outubro de 2010. Para isso foram enviados materiais que justificassem a certificação e o pedido foi formalizado pelo prefeito Junior Marão.

“Os museus que conquistam esse tipo de certificação possuem pontos extras quando participam de editais de financiamento de projetos tanto do IPHAN (Instituto do Patrimônio, Histórico, Artístico e Nacional) como do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus)”, afirma o responsável pelo Setor de Museus e Patrimônios Históricos da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo, Evandro Junior Ferreira da Silva. “É um grande ganho, pois somos a única instituição museológica da região de São José do Rio Preto a conseguir esta certificação”, afirma.

Museu

Atualmente o museu conta com um auditório com capacidade para receber 50 pessoas, equipamentos de áudio e vídeo e salas reorganizadas para melhor preservar o acervo e receber os visitantes. Ele está localizado na Av. Conde Francisco Matarazzo, esquina com Av. Francisco Bueno Baeza, no Palmeiras I, desde agosto deste ano. Evandro afirma que em breve será disponibilizada uma sala de pesquisa anexa à reserva técnica para uso de alunos e pesquisadores que queiram utilizar o acervo de jornais antigos e bibliográficos. “Esperamos melhorar sempre, para atender a população e pesquisadores afins de conhecerem o patrimônio cultural de Votuporanga” afirma Evandro.

Fonte: http://www.votuporanga.sp.gov.br/www/noticia/?nid=2403

Read Users' Comments (1)comentários

1 Response to "Museu Municipal conquista certificação nacional"

  1. Diogo Oliveira, on 24 de novembro de 2010 às 03:25 said:

    Que ótima notícia.
    É bom ver investimentos na cultura e história da região.
    Parabéns a eles e a você pelo blog muito bem administrado.

    Convido a conhecer o meu:
    http://chooseyourtrip.blogspot.com/

Postar um comentário