Gina diz que queda do FPM foi um fantasma


A prefeita de Parisi, Gina Mara dos Santos Pastreis, em entrevista ao programa Ronda da Cidade, da Rádio Cidade de Votuporanga, falou sobre a queda do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) no ano passado. "Foi um ano muito difícil. A crise econômica foi mundial e acho que o governo tomou esta medida para que empresas não mandassem grande quantidade de funcionários embora. Resolveu entrar em acordo com os empresários mas quem sofreu as consequências foram os municípios pequenos, porque tiveram queda no repasse financeiro", disse. Ela enfatizou que em cidades pequenas como Parisi, é difícil manter o orçamento sem o dinheiro do Fundo. "O munícípio no porte de Parisi, quase que 50% depende do governo federal, cerca de 16% do governo estadual e o restante são os tributos arrecadados. Por ser um município pequeno, quase que não se arrecada muito", completou. Gina destacou que este ano Parisi começa a viver uma nova realidade. "Nós acabamos de fechar um contrato com uma empresa, vamos inaugurar uma fábrica de cama no começo de março. Com certeza a queda do repasse foi um fantasma que assustou todos os prefeitos da região e por isso fizemos uma movimentação em Brasília que, graças a Deus, surtiu o efeito e estamos conseguindo superar", afirmou.

Festa
A prefeita Gina Mara também falou sobre as comemorações da festa do padroeiro de Parisi, que é São Sebastião. "Será uma festa religiosa. Toda a renda tanto do baile que vai ter como no Recinto de Festas no domingo no que for vendido de bebida e alimentação será entregue para a Capela de Nossa Senhora da Aparecida e Fundo Social de Solidariedade", disse. Os eventos serão nos dias 16 e 17 próximos. Já no dia 20, Parisi comemora 17 anos de emancipação. "Terá corte de bolo de 17 metros. A cidade vai completar 17 anos e a responsabilidade aumenta porque vai estar próximo da maioridade. Tenho obrigação de fazer um trabalho voltado para a população com muita seriedade e responsabilidade, afinal Parisi está deixando de ser adolescente e está entrando na juventude", destacou.

Alzimiro Brantis
A prefeita também enfatizou o trabalho de Alzimiro Brantis para a emancipação de Parisi. "Ele teve um papel fundamental para hoje Parisi ter independência. Não poderíamos deixar de enfatizar que ele lutou muito para isso. Em 1993, Parisi deixou de ser distrito de Votuporanga e passou a ser município e tem caminhado muito bem, estamos com uma cidade muito bonita e bem organizada", ressaltou.

Independência
"Quando teve sobre os domínios de Votuporanga, meu pai Jair que era um líder nato, queria trazer um posto de saúde e uma creche para o município. Ele correu atrás de toda a papelada. Foi quando sentimos que Parisi poderia caminhar sozinha, que já era o momento certo", afirmou a prefeita de Parisi, que atualmente possui 2.300 habitantes.

Metas
Para a prefeita, uma das metas é a geração de empregos. "Vamos começar a mexer nesta fábrica", disse. Uma das boas notícias é a adesão ao programa "Minha Casa, Minha Vida". "Parisi vai ter a sorte de ser contemplada para quem ganha de 0 a 3 sálarios mínimos. Uma das preocupações nossas é habitação e com certeza também vai ser um sonho concretizado porque já está meio caminho andado", contou. "Nós temos um déficit habitacional muito grande, eu acredito que 100 famílias que vivem de aluguel. Vamos fazer este levantamento agora no finalzinho de janeiro", emendou.

Apoio
Gina Mara também apontou seus parceiros. "Não posso reclamar da nossa Câmara, eles têm sido muito participativos na minha administração. Parisi foi contemplada com uma ambulância por meio da deputada estadual Analice Fernandes. Também conseguimos através da Casa Civil um caminhão basculante, que era uma necessidade muito grande. Conquistamos ainda um veículo para a educação. Estou conseguindo trocar todos os veículos do almoxarifado e um carro para fazer visitas para o programa Saúde da Família que até então era uma moto, muito desconfortável e hoje já conseguiu este feito muito grande", contou.

Vicinal
A prefeita disse ainda que está com problemas na vicinal Ângelo Commar. "A três quilômetros, um pouco antes de Parisi e devido a infiltração tem muitos buracos. O asfalto é novo e próximo a entrada do pesqueiro, devido aos caminhões de cana e da infiltração, teve comprometimento. Nós já conversamos com o diretor regional do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) de São José do Rio Preto, Natal Takashi Arakawa, e ele garantiu que no mais tardar até abril vao consertar este problema", finalizou.

Fonte: http://www.acidadevotuporanga.com.br/interna.asp?conteudo=NOTICIA&ControleNoticia=30493&CodigoSecao=24

Read Users' Comments (0)

0 Response to "Gina diz que queda do FPM foi um fantasma"

Postar um comentário