Cidade de Pedranópolis


Foi no ano de 1936, quando aqui chegaram os primeiros habitantes e se instalaram em suas propriedades agrícolas, situadas entre as vertentes do Córrego das Pedras e do Ribeirão do Marinheiro. Toda essa vasta região era então conhecida por Sertão do Marinheiro. Estas primeiras glebas de terra foram adquiridas em negociação com o Dr. Vitor Garbarino, que era engenheiro, residente em Novo Horizonte (antiga São José da Estiva) e demarcadas pelo agrimensor José Amaral. A propriedade total possuía cerca de 16.000 alqueires paulista (38.720 hectares), denominada de “Fazenda Marinheiro”.
No dia 06 de agosto de 1937, dia de Bom Jesus, foi fundada uma pequena vila que recebeu o nome de “Pedranópolis”, devido ao Córrego das Pedras que por aqui passa.
Dentre as primeiras famílias que aqui vieram estão João Gonçalves Leite e José Pagne (Bepino para os amigos).
Outras famílias também logo foram chegando e aqui ficando.
São elas: José Gonçalves Leite, Augusto Lacerda. Manoel Alves, Leopoldo Grozza, Luiz Anselmo de Souza e outros.
Em 13 de junho de 1938 foi celebrada a primeira missa, chantado o cruzeiro numa clareira da mata, onde fora construída uma capela, que posteriormente deu lugar a atual Igreja Matriz de Pedranópolis, em louvor ao seu Padroeiro “Bom Jesus”.
O Distrito de Paz foi criado em 03 de agosto de 1945 e o município em 31 de dezembro de 1958 pela lei nº 5.121. O município foi porem, emancipado somente em 28 de fevereiro de 1964 pela Lei Estadual nº 8.092.
No dia 21 de março de 1965, tomou posse o primeiro Prefeito, o Sr. Jerônimo Fuzita.

Read Users' Comments (0)

0 Response to "Cidade de Pedranópolis"

Postar um comentário