Feriado no Água Viva


Read Users' Comments (0)

8° Enduro a Pé em Fernandópolis

8º Enduro a Pé

próximo sábado, dia 31 de outubro, nos arredores do câmpus I da FEF
(Fundação Educacional de Fernandópolis).

A prova começa às 14h, com saída da FEF.

As equipes, que podem ter de três a seis integrantes, vão percorrer uma
trilha em meio à natureza, percorrendo um caminho cheio de surpresas. A
disputa envolve duas categorias: Elite e Light. Participam da primeira os
grupos que disputam a Copa Adventure de Enduro a Pé, que envolve etapas em
várias cidades da região. As demais equipes disputam na categoria Light.

As fichas de inscrição para o enduro podem ser encontradas na Dri
Calçados do Shopping Center Fernandópolis e no Centro Cultural America
(Rua Bahia, 1.089). Cada equipe paga uma taxa de R$ 50 e deve entregar 5 kg
de arroz, café ou açúcar. Os alimentos serão doados para o Orfanato
Nosso Lar.

Os coletes para as equipes competirem vão ser entregues no sábado, às
11h, em reunião de orientação a ser realizada na FEF. Pelo menos um
componente de cada equipe deverá participar desta reunião

Read Users' Comments (0)

Carnavotu terá centro de informações para turistas



Durante os três dias do Carnavotu, Votuporanga recebe um grande número de turistas vindos de várias partes do Brasil. Para auxiliar os visitantes, a organização da micareta em parceria com a Secretaria da Educação, Cultura e Turismo, da Prefeitura de Votuporanga montará o Centro de Informações Turísticas (CIT) ao lado da avenida Ângelo Bimbato, onde acontece a festa nas três noites, dos dias 30, 31 de outubro e 1° de novembro.

O estande ficará montado ao lado da entrada principal do circuito, na avenida João Gonçalves Leite, de frente para o Assary Clube de Campo. O atendimento será coordenando pelo departamento de Turismo e prestado por Turismólogos de Votuporanga. “São pessoas capacitadas que já trabalharam no CIT em outras ocasiões, como no Carnaval 2009, Jogos Regionais e Jogos do Idoso”, explica o diretor de Turismo, Jorge Xavier. No carnaval de fevereiro foram atendidas 2 mil pessoas.

Os horários de funcionamento serão especiais. A chefe de setor do departamento, Karina Moraes, informa que o atendimento começará na sexta-feira, das 13h até às 7h da manhã. No sábado e domingo, será das 19h às 7 da manhã. “A cidade recebe centenas de turistas e é imprescindível que estejamos bem preparados para essa demanda. O CIT vai ser um importante suporte neste sentido”, destaca.

Os turistas terão o CIT como um suporte para informações sobre a cidade, como indicação de hotéis, restaurantes, lanchonetes, pizzaria, táxi, e ainda, um grande mapa com pontos turísticos e com a localização de todas as ruas do município. Além disso, o espaço terá um ponto de internet para os micareteiros acessarem de forma gratuita.

Read Users' Comments (0)

Empossada diretoria do Conselho do Turismo de Votuporanga



O setor do Turismo em Votuporanga ganhou neste ano uma atenção especial. A Secretaria da Educação, Cultura e Turismo da Prefeitura tem trabalhado para que a cidade esteja representada em movimentos regionais pelo turismo, como por exemplo o Mapa de Regionalização do Turismo, em que o município foi eleito como governança-sede.

Nesta quarta-feira, uma nova conquista para o setor. Foi eleita a nova diretoria do Conselho Municipal de Turismo de Votuporanga (Comtur) com o objetivo de somar esforços entre o Poder Público e a Sociedade Civil para o assessoramento da municipalidade em questões referentes ao desenvolvimento turístico da cidade. Os coordenadores da reunião, o diretor de Turismo Jorge Xavier e a chefe de setor Karina Moraes destacaram que o município não contava com uma diretoria do Comtur desde 1994.

“Nossa cidade tem se destacado no turismo de eventos, mas não adianta atrairmos visitantes se não estivermos bem estruturados para recebê-los. O Comtur terá um importante papel neste sentido sugerindo ideias e buscando soluções junto ao empresariado, setor público e população em geral”, disse o diretor de Turismo, Jorge Xavier.

O presidente do Conselho foi eleito pelos membros participantes do Comtur, indicados por diversos segmentos da cidade, como comercial, empresarial, sindical e poder executivo. Venceu a votação Ormélio Caporalini Filho que durante a reunião já fez a composição da diretoria, sendo Edvaldo Leonel de Almeida Silvares, Likinha, o vice-presidente, Arsênio José Brunini Secretário Executivo e Edilaine Dantas da Silva Secretária Adjunta.

O presidente-eleito fez a leitura do regimento interno onde diz, entre outras considerações, que “compete ao Comtur avaliar, opinar e propor sobre a política municipal de turismo; as diretrizes básicas observadas na citada política; planos anuais ou trianuais que visem o desenvolvimento e a expansão do turismo no município; os instrumentos de estímulo ao desenvolvimento turístico; os assuntos atinentes ao turismo que lhe forem submetidos”.

“Vamos unir forças para incentivar e fomentar o turismo em Votuporanga e região. Temos grandes eventos, como o Carnavotu, que leva o nome da cidade para todo o Brasil e nos traz muitos visitantes. Precisamos nos estruturar melhor para recebe-los”, comentou Karina Moraes. O Comtur terá reuniões mensais. A próxima ficou agendada para o dia 26 de novembro.

Os segmentos representados no Comtur são Educação, Cultura e Turismo; Desenvolvimento Econômico; Comunicação Social; Associação Votuporanguense de Artesãos; Câmara Municipal; Sindicato dos Empregados em Hotéis, Motéis, Restaurantes, Bares e Similares de Votuporanga e Região; Sindicato do Comércio Varejista de Votuporanga; Sindicato Rural de Votuporanga; Associação Comercial de Votuporanga; Sebrae; Clubes de Lazer; Agências de Viagens e Turismo; Empresário de Evento; Instituição de Ensino Superior ou Técnico e Associação de Municípios de interesse Cultural e Turístico.

Read Users' Comments (0)

Caça ao Lobisomem


Read Users' Comments (2)

Mosaico Teatral em Votuporanga


Read Users' Comments (0)

Encontro Técnico das Regiões Turisticas do Estado de São Paulo


No Encontro Técnico das Regiões Turísticas do Estado de São Paulo, realizado na última semana (09 de outubro de 2009) no Anhembi - SP, a Coordenadoria de Turismo do Estado, representada pelo coordenador Luiz Flaviano Furtado, trabalhou na motivação das lideranças regionais para implantarem ações para que turismo paulista desponte no cenário nacional como modelo de turismo sustentável (ambiental, econômico, político e sociocultural).

O Encontro teve a presença do Secretário de Esportes e Turismo do Estado, Claury Santos Alves da Silva; da coordenadora do curso de Turismo da ECA/USP, Prof.ª Dr.ª Débora Cordeiro Braga; da consultora em Turismo, Daniela Toyoshima; e da representante do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, Tânia Regina de Farias Zapata, além de reunir representantes do Turismo de todo o Estado.

A Região Turística Grandes Lagos foi representada pelas cidades de Votuporanga, Fernandópolis, Cardoso, Paulo de Faria e Indiaporã.

Read Users' Comments (0)

Micareta em Paulo de Faria




Read Users' Comments (0)

Encontro Técnico das Regiões Turísticas do Estado de São Paulo

Membros do Fórum participarão do Encontro Técnico das Regiões Turísticas do Estado de São Paulo, dia 09 de Outubro de 2009, das 09h30 às 16h00, no Anhembi Parque – Palácio das Convenções.

Programação:
09h30 - Abertura - Secretário - Sr. Claury Santos Alves da Silva
10h00 - Palestra - Programa Paulista de Consolidação da Oferta Turística Profª Drª Debora Cordeiro Braga – ECA/USP -
11H00 - Palestra - Caracterização da Demanda Turística do Estado de SãoPaulo
Srª - Daniela Toyoshima -T4 Consultoria emTurismo
12h00 - Almoço (livre)
14h00 - Palestra – A Importância das Instâncias de Governança para oDesenvolvimento do Turismo Sustentável -Srª Tânia Regina de Farias Zapata – IADH -Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano
16h00 -Encerramento - Coordenador de Turismo - Sr. Luiz Flaviano Furtado.

Read Users' Comments (2)

13° Exposição Nacional de Orquídeas de Votuporanga



Exposição de Orquídeas já tem data marcada

A estrutura será montada no “Mário Covas” esperando um público de mais de 8 mil pessoas nos dias 9, 10 e 11 de outubro

Votuporanga sediará nos dias 9, 10 e 11 de outubro, final de semana prolongado, a 13ª Exposição Nacional de Orquídeas. A realização é da Associação Votuporanguense dos Orquidófilos e da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo da Prefeitura. Os três dias de evento terão entrada gratuita ao público.

A estrutura será montada no ginásio de esportes “Mário Covas”, na Zona Norte de Votuporanga, esperando um público de mais de 8 mil pessoas. Nos dias 9 e 10, a feira funcionará das 8 às 22 horas e no dia 11, das 9h às 17h.

O presidente da Avorq (Associação Votuporanguense dos Orquidófilos), Célio Parra, conta que serão convidadas 25 cidades com cerca de 30 expositores cada uma. A previsão é que mais de 1,2 mil espécies sejam expostas ao público para apreciação e venda. “Votuporanga tem, hoje, uma das feiras de orquídeas mais famosas em todo o país. Receberemos orquidófilos de Goiás, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e de toda São Paulo”, comenta.

A chefe de setor de Desenvolvimento de Atividades do Turismo, Karina Moraes, destaca que o evento atrairá grande número de visitantes que ficará na cidade durante os três dias. “Expositores e compradores virão a Votuporanga ocupando nossos hotéis e restaurantes. O turismo de eventos é hoje o grande forte da cidade”, afirma.

Outras informações pelos telefones (17) 34059312 ou (17) 34059750, no horário comercial.

Read Users' Comments (3)

Banco de Imagens do Estado de São Paulo









Esta segunda-feira (5) marcou o lançamento do Banco de Imagens do Estado de São Paulo, ação pioneira da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo (SELT), que disponibiliza cerca de duas mil fotos dos principais destinos turísticos do Estado de São Paulo. A cerimônia contou com a participação do secretário titular da Pasta, Claury Alves da Silva, que explicou a importância que este Banco tem para promover o Estado. “Agora todos poderão ter imagens de qualidade dos principais destinos e atrativos turísticos do Estado de São Paulo” disse Claury.Através de um link que está disponível nos sites da SELT e da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado de São Paulo, internautas do mundo inteiro poderão baixar fotos em alta resolução e com o direito de uso de imagem gratuito, dos principais destinos e atrativos turísticos paulistas. Através de um serviço interativo os navegantes também poderão usufruir nas versões inglês, francês e espanhol, o que possibilita a divulgação internacional nos eventos, feiras, embaixadas e consulados.Para o vice-governador do Estado de São Paulo Alberto Goldman, presente ao evento, o Banco de Imagens é um grande salto que o Estado de São Paulo está dando para a consolidação dos atrativos turísticos. “ Antes de viajar, o turista agora poderá conhecer o seu destino na tela do computador”. Os interessados podem obter as imagens por identificação de Circuitos, como por exemplo o das Frutas, da Mantiqueira, da Costa da Mata Atlântica, das Fazendas Históricas; pelas Estâncias Balneárias, Climáticas, Hidrominerais e Turísticas; pelos Convention & Visitors Bureaux paulistas e por tantas outras categorias, como igrejas e templos, cachoeiras e quedas, estátuas e monumentos, festas populares e eventos, artesanato, gastronomia, esportes, museus e teatros, centros culturais e exposições, edificações históricas, parques e praças.
Estavam presente neste evento representando a Região Grandes Lagos, Karina Moraes, Wladimir Nery Saprudsky e Andrezza Ferrari.
Banco de Imagens do Estato de São Paulo: http://www.fcvb-sp.org.br/bancodeimagens/

Read Users' Comments (0)

Cidade de Pedranópolis


Foi no ano de 1936, quando aqui chegaram os primeiros habitantes e se instalaram em suas propriedades agrícolas, situadas entre as vertentes do Córrego das Pedras e do Ribeirão do Marinheiro. Toda essa vasta região era então conhecida por Sertão do Marinheiro. Estas primeiras glebas de terra foram adquiridas em negociação com o Dr. Vitor Garbarino, que era engenheiro, residente em Novo Horizonte (antiga São José da Estiva) e demarcadas pelo agrimensor José Amaral. A propriedade total possuía cerca de 16.000 alqueires paulista (38.720 hectares), denominada de “Fazenda Marinheiro”.
No dia 06 de agosto de 1937, dia de Bom Jesus, foi fundada uma pequena vila que recebeu o nome de “Pedranópolis”, devido ao Córrego das Pedras que por aqui passa.
Dentre as primeiras famílias que aqui vieram estão João Gonçalves Leite e José Pagne (Bepino para os amigos).
Outras famílias também logo foram chegando e aqui ficando.
São elas: José Gonçalves Leite, Augusto Lacerda. Manoel Alves, Leopoldo Grozza, Luiz Anselmo de Souza e outros.
Em 13 de junho de 1938 foi celebrada a primeira missa, chantado o cruzeiro numa clareira da mata, onde fora construída uma capela, que posteriormente deu lugar a atual Igreja Matriz de Pedranópolis, em louvor ao seu Padroeiro “Bom Jesus”.
O Distrito de Paz foi criado em 03 de agosto de 1945 e o município em 31 de dezembro de 1958 pela lei nº 5.121. O município foi porem, emancipado somente em 28 de fevereiro de 1964 pela Lei Estadual nº 8.092.
No dia 21 de março de 1965, tomou posse o primeiro Prefeito, o Sr. Jerônimo Fuzita.

Read Users' Comments (0)

Cidade de Nhandeara


Nhandeara é uma cidade localizada a 408Km da cidade de São Paulo (capital) e foi fundada em 1928, por Joaquim Fernandes de Melo.
Na Segunda metade do Século XIX, adentraram a essa região os pioneiros (antes de mais nada uns sonhadores), com o espírito de desbravar as matas, cultivar o solo, e fazer dessa região o seu novo lar.A primeira família a radicar-se na região, mais precisamente no Bonsucesso, foi a família Silveira, (Antônio Alves da Silveira, Isabel Cândida da Conceição e filhos), que aqui chegou através de Tanabi e Cosmorama.
No início do Século XX, outras famílias para cá vieram com o objetivo de aqui fixar-se e fazer destas terras o berço de si e de seus filhos, que ficaram afixados nos seguintes locais; Fazenda Ponte Nova (família Longo e Líndolfo), Córrego da Onça (família Boschília, Sebastião Isidoro e José Cândido), Fazenda Mato Grosso (família Romano e Franco). Córrego do Martins, (Manoel Bento, Antônio Bento e José Eugênio), Fazenda dos Portugueses (João Batista Ramos), Fazenda Santa Helena, (Nahar Soubhia) e Centro da Região (Manoel Ricardo de Lima, Capitão Diogo de Faria, Antônio Valentim, Fermino Martins, Zé Biato, Joaquim Salviano (Joaquim Fernandes de Melo), Antônio de Paula Peres, Indalécio Ayub (Bandalé).

Read Users' Comments (2)

Água Viva Thermas Clube Hotel


O Água Viva Thermas Clube Hotel está localizado na cidade de Fernandópolis, a 550 Km da capital São Paulo. Possui piscinas de águas minerais termais, piscina infantil com cascata, piscina de biribol, bar molhado com batidas e porções deliciosas, tobogãs, quiosques para churrasco, quadras poliesportivas, quadras de tênis, quadras de gatebol, área para caminhadas, restaurante com cardápio da fazenda, lanchonete, hospedagem com conforto e tranqüilidade, internet wireless. Tudo isso adornado com as maravilhas da natureza!
Água Viva – vida com qualidade!!

Conheça mais sobre o hotel no site www.aguaviva.tur.br

Read Users' Comments (0)