Cidade de Orindiúva


Orindiúva, é um nome indígena de origem Tupi-Guarani e significa “Aroeira” uma madeira dura. A cidade recebeu esse nome em virtude da existência da grande quantidade dessa madeira na região.
Há 3 de outubro de 1929, os primeiros marcos, é erguido na praça principal , a “PRAÇA MARIA DIAS”, o cruzeiro e é inaugurada a primeira Igreja, coreto e sino. Este dependurado a porta da Igreja, servindo de suporte dois postes de aroeira. Ao importante ato, segue-se uma grande festa religiosa homenageando “Santa Teresinha” padroeira da cidade. Em 1929, ano de sua fundação, “Maria Batistina Dias”, latifundiária na região loteou 800 alqueires de terras, em glebas vendidas para imigrantes europeus e asiáticos, reservando-se uma área às margens do Córrego Barreirão para a formação do patrimônio, recebendo a Praça atual, principal da cidade, o seu nome como homenagem.
Esta é a origem de Orindiúva, município situado entre dois importantes rios: Rio Grande e Rio Turvo, com área de 242 Km2, divisando com os municípios de Paulo de Faria, Icem, Palestina, Nova Granada e o Estado de Minas Gerais.
A elevação de distrito ocorreu em 12 de março de 1935 , através do Decreto n.º 7009 com o nome de Vila Toledo, em homenagem a família doadora do Patrimônio. Coube a Frugêncio Martins de Oliveira, viajante e comerciante, conhecedor do idioma indígena, juntamente com os políticos locais a sugestão do nome “ORINDIÚVA”, imediatamente acatado pêlos habitantes da povoação.
Foi elevada a município pela Lei Estadual n.º 8.050, de 28 de fevereiro de 1963, desmembrada do município de Paulo de Faria, com área de 254 Km2.
Sua economia é essencialmente agrícola. A cultura predominante é a cana de açúcar, destinada a produção de álcool hidratado e açúcar com uma produção de 600.000 mil litros/dia de Álcool e 1.500.000 sacas de açúcar anual. A destilaria denomina-se: Usina Moema Açúcar e Álcool Ltda. Outras culturas existentes, em menor escala, laranja, milho e soja. No setor pecuário predomina o gado de corte e leiteiro.

Read Users' Comments (0)

0 Response to "Cidade de Orindiúva"

Postar um comentário