Cidade de Indiaporã


A primeira vila foi fundada em 1938, nas proximidades da barra do Ribeirão Água Vermelha, pelo Senhor Valério Luis e recebeu o nome de Itaporã que na língua indígena significa “Pedra Bonita”.

Itaporã logo foi se povoando. Os primeiros moradores foram Valério Luis e José Veiga de Araújo, o farmacêutico, Faustino Moreira Gonçalves, José Cesário, Otaídes de Castro, o botequeiro, Nicola, o pedreiro que construiu a primeira capela de Itaporã, o Vicente Baptista, o dono da 1ª venda, o qual transportava toda a sua produção em carros-de-boi para vender em Tanabi e trazia mercadorias para sua venda em Itaporã.
A escola era feita de pau-a-pique pelo senhor Vicente Baptista e o primeiro professor foi José Florentino Muniz.
A região já contava com um número razoável de pessoas e famílias. Todos imbuídos por um mesmo ideal.
Até que em 08 de Agosto de 1939, três jovens: Hipólito de Moura, Alcides Borges e Francisco Leonel Filho combinaram de adquirir do senhor Luiz Antonio do Amorim, conhecido popularmente por Luiz Caetano, uma gleba de terras.

O ideal era de que, com estas terras, formar um patrimônio no interior paulista, que posteriormente se transformaria em uma cidade.
O Senhor Luiz Antonio do Amorim, animado pelo mesmo ideal, disse que faria uma doação do terreno da praça central, a qual leva, em homenagem póstuma, o seu nome, e que o restante seria loteado e vendido.
Na época, eram 94 datas de terras cujas propriedades eram 47 contribuintes, e a escritura foi lavrada no Cartório de Registro Civil de Monte Aprazível, sob número 14.021.
Em 1º de Janeiro de 1940, houve um mutirão para roçar o local onde seria a praça da capela.
Compareceram 22 pessoas com foices, machados, enxadões e enxadas. Fez-se a roçada, arrancaram-se os tocos, foi marcado o local de capela, em seguida, fizeram um poço de água.
Neste dia houve pagode à noite toda.
Com a fundação de Indianópolis, Itaporã foi se esvaziam do pouco a pouco, até que se acabou de vez. A igreja foi demolida e seus tijolos foram traslados e usados na construção da capela do cemitério de Indiaporã.

Read Users' Comments (0)

0 Response to "Cidade de Indiaporã"

Postar um comentário